Use o Lifecycle Marketing no seu e-commerce e engaje os consumidores

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Obtenha mais dos seus consumidores ao longo do ciclo de vida deles

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Lifecycle Marketing (Marketing do Ciclo de Vida, em português) é uma estratégia de divulgação de conteúdo publicitário que visa influenciar o consumidor ao longo de toda a sua jornada de compra.

Como já vimos em outro artigo publicado aqui no blogue da agência de Marketing Digital E-Plus, a Buyer Journey (Jornada do Comprador, em português) possui basicamente 5 etapas:

1- Conscientização: o comprador busca informações genéricas sobre um produto

2- Ponderação: o comprador avalia produtos semelhantes para fazer uma escolha

3- Decisão: o comprador decide adquirir um dos produtos que vinha avaliando

4- Filiação: o comprador cadastra-se na sua loja e adquire o produto escolhido

5- Fidelização: o comprador gosta da experiência de compra e se torna freguês

Como se vê, ao longo da jornada de compra, o consumidor têm diferentes desejos. Na primeira fase ele apenas busca informação; na segunda ele reflete sobre as informações que conseguiu; na terceira ele decide comprar um determinado produto; na quarta ele entra em ação e faz a compra; na quinta ele faz novas compras (muitas das quais são complementares ao primeiro produto adquirido) e se torna um cliente fiel.

Para captar a mente e o coração de cada consumidor ao longo de cada uma dessas etapas, o Lifecycle Marketing emprega uma estratégia de três pontos, que consiste em:

1- Atrair o consumidor:

São realizadas campanhas de E-mail Marketing, Marketing nas redes sociais, links patrocinados para e-commerce, conteúdo SEO voltado para blog e-commerce, Inbound Marketing, etc.

2- Fazer a venda adequada:

As campanhas de Marketing devem atrair o cliente certo para o produto certo. Isto é, se na fase de “Filiação” o cliente comprou um pacote de turismo para a Oceania, talvez agora ele queira obter um Curso de Inglês na Austrália.

3- Fidelizar o consumidor:

Isso envolve cumprir o prometido dentro do prazo, fornecer algo a mais que surpreenda o cliente, oferecer produtos complementares via cross-selling e upselling, reconhecer em que fase da jornada de compra o consumidor está e agir de acordo com isso.

Por fim, para trabalhar com Lifecycle Marketing é preciso utilizar diferentes softwares, seja para e-mail, para redes sociais ou para blog e-commerce, entre outros serviços, os quais permitam automatizar e agilizar os processos de divulgação ao longo do ciclo de vida do consumidor.