Lifecycle Marketing (Marketing do Ciclo de Vida, em português) é uma estratégia de divulgação de conteúdo publicitário que visa influenciar o consumidor ao longo de toda a sua jornada de compra.
Como já vimos em outro artigo publicado aqui no blogue da agência de Marketing Digital E-Plus, a Buyer Journey (Jornada do Comprador, em português) possui basicamente 5 etapas:
1- Conscientização: o comprador busca informações genéricas sobre um produto
2- Ponderação: o comprador avalia produtos semelhantes para fazer uma escolha
3- Decisão: o comprador decide adquirir um dos produtos que vinha avaliando
4- Filiação: o comprador cadastra-se na sua loja e adquire o produto escolhido
5- Fidelização: o comprador gosta da experiência de compra e se torna freguês
Como se vê, ao longo da jornada de compra, o consumidor têm diferentes desejos. Na primeira fase ele apenas busca informação; na segunda ele reflete sobre as informações que conseguiu; na terceira ele decide comprar um determinado produto; na quarta ele entra em ação e faz a compra; na quinta ele faz novas compras (muitas das quais são complementares ao primeiro produto adquirido) e se torna um cliente fiel.
Para captar a mente e o coração de cada consumidor ao longo de cada uma dessas etapas, o Lifecycle Marketing emprega uma estratégia de três pontos, que consiste em:
1- Atrair o consumidor:
São realizadas campanhas de E-mail Marketing, Marketing nas redes sociais, links patrocinados para e-commerce, conteúdo SEO voltado para blog e-commerce, Inbound Marketing, etc.
2- Fazer a venda adequada:
As campanhas de Marketing devem atrair o cliente certo para o produto certo. Isto é, se na fase de “Filiação” o cliente comprou um pacote de turismo para a Oceania, talvez agora ele queira obter um Curso de Inglês na Austrália.
3- Fidelizar o consumidor:
Isso envolve cumprir o prometido dentro do prazo, fornecer algo a mais que surpreenda o cliente, oferecer produtos complementares via cross-selling e upselling, reconhecer em que fase da jornada de compra o consumidor está e agir de acordo com isso.
Por fim, para trabalhar com Lifecycle Marketing é preciso utilizar diferentes softwares, seja para e-mail, para redes sociais ou para blog e-commerce, entre outros serviços, os quais permitam automatizar e agilizar os processos de divulgação ao longo do ciclo de vida do consumidor.