O termo “usabilidade e-commerce” define o quão fácil ou difícil é para um internauta acessar e usar uma loja virtual, experiência esta que pode ser classificada como de “usabilidade ruim”, “usabilidade boa” ou “usabilidade mediana”, por exemplo.
Quanto melhor a usabilidade de uma loja virtual, melhor também é a sua Taxa de Conversão e, consequentemente, maior é o seu sucesso no varejo online.
O que melhora a usabilidade e-commerce são justamente as boas práticas realizadas por gerentes e-commerce como você durante as atividades cotidianas de administração da loja virtual. Vejamos algumas dessas ações a seguir.
10 boas práticas de usabilidade e-commerce
Melhore a acessibilidade da sua loja virtual ao:
– Oferecer conteúdo multimídia:
Algumas pessoas captam melhor o conteúdo por meio de vídeos, outras via textos, outras por imagens estáticas e outras ainda por meio de áudios. Ao oferecer conteúdo multimídia você abrange todos esses públicos.
– Otimizar a visualização e a audição:
Em cada página, use cores e tons capazes de gerar um bom contraste e letras em tamanhos adequados para a maioria dos leitores. Integre uma ferramenta de voz ao site para que as pessoas com deficiência possam ouvir o conteúdo.
– Tornar as páginas responsivas:
Escolha uma plataforma e-commerce que lhe permita criar uma loja virtual cujas páginas possam se adaptar perfeitamente às telas grandes dos computadores de mesa e notebooks e também às telas pequenas dos smartphones e tablets.
– Publicar textos com boa legibilidade:
Escreva frases pequenas, com 20 a 30 palavras cada. Evite as palavras rebuscadas e use apenas as que forem de mais fácil entendimento. Use subtítulos para dividir o texto em pequenos blocos, de modo que estes possam ser lidos na ordem que o internauta desejar.
– Diagramar o conteúdo adequadamente:
Ao editar os textos em sua loja virtual, faça com que haja um espaço razoável entre as frases, pois desse modo os leitores poderão descansar os olhos e ler mais tranquilamente. Empregue o “Padrão F” de edição, com tópicos, subtítulos e marcações adequadas.
– Facilitar a visualização das informações de contato:
Deixa à vista o endereço, os telefones, e-mails e outras informações de contato. Além de aumentar a credibilidade do seu site e-commerce, isso permitirá que os visitantes possam entrar em contato para tirar dúvidas mais facilmente.
– Descrever as imagens corretamente:
Ponha legendas nas fotografias para que as pessoas possam identificá-las. Certifique-se de que a ferramenta de voz do site possa ler tais legendas. Insira a descrição “Text Alt” com a palavra-chave pertinente para que a foto possa ser encontrada nos buscadores.
– Usar call-to-actions moderadamente:
Empregue chamadas para ações (call-to-actions) quando quiser que o consumidor faça algo como acessar uma página, comprar um produto ou baixar um e-book, por exemplo, mas moderadamente. Se você abusar, seu consumidor poderá achar que você só quer dar ordens.
– Fazer sugestões de produtos relacionados:
Os consumidores compram um determinado produto, mas não sabem que existem produtos complementares que poderão tornar a experiência deles ainda melhor. Ofereça esses produtos complementares por meio das técnicas de cross-selling e upselling.
– Contar com um sistema de checkout rápido:
Checkouts burocráticos, com muitos campos para preencher em páginas diferentes podem minar a vontade do consumidor e fazê-lo desistir da compra. Portanto, tenha em sua loja um sistema ágil como o SmartCheckout da Vtex, por exemplo.
Além de facilitar a vida dos consumidores, um site com usabilidade e-commerce boa reduz o abandono de carrinho e aumenta a sua Taxa de Conversão. Assim, ao transformar mais visitantes em compradores, você obtém melhor aproveitamento, o que é meio caminho andado para o sucesso.