Uma pesquisa realizada recentemente pela FedEx Express com 600 pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras revelou que estas conseguiram vender mais de R$ 3,5 milhões para o exterior via comércio eletrônico entre 2015 e 2016.
De acordo com o estudo, esse valor representou 33% do faturamento de tais empresas no período referido, o que demonstra o potencial do e-commerce no contexto das exportações.
A pesquisa mostra ainda que o total de PMEs que venderam para o exterior via internet corresponde a 89% das empresas exportadoras nacionais. Os principais setores nos quais essas empresas atuam são:
– Produtos manufaturados (13%)
– Tecnologia da Informação e Telecomunicações (12%)
– Bens de Consumo (11%)
Já quanto aos destinos das mercadorias e serviços, dos empresários consultados:
– 54% exportam para a Argentina
– 37% para o Chile
– 36% para o Uruguai
– 34% para os Estados Unidos
– 31% para Portugal
– 26% para a Alemanha
Um dado ao meu ver surpreendente é que 29% dessas exportações foram negociadas a partir de dispositivos móveis como smartphones e tablets. Isso mostra como essas tecnologias estão impactando o mundo e o comércio ao redor dele.
Todos esses dados expõem, finalmente, o quanto é importante investir em uma plataforma e-commerce escalável o bastante para suportar as demandas de mercados internos e externos ao mesmo tempo; e omnichannel para viabilizar e integrar o comércio em todos os tamanhos de telas e conceitos.