UGC é a sigla para User Generated Content ou, em Português, Conteúdo Gerado pelo Usuário. No e-commerce, o UGC diz respeito ao conteúdo em formatos como os de textos, fotos, vídeos, áudios e audiovisuais, por exemplo, que os consumidores postam nas redes sociais, fóruns, blogs de e-commerce e páginas de produtos de lojas virtuais, por exemplo.
Esse tipo de conteúdo é muito útil no comércio eletrônico, pois permite que um consumidor influencie os outros de forma eficiente, gerando mais decisões de compras. E o melhor de tudo é que os consumidores criam e publicam esse conteúdo de graça. Pois é, o UGC reforça o seu Marketing e você não precisa pagar por ele.
IMPORTÂNCIA DO UGC NO E-COMMERCE
O UGC é importante para o e-commerce por vários motivos. Só para você ter uma ideia, de acordo com dados do blog CrowdRiff:
- 64% (cerca de) de melhoria nas conversões é o que você pode obter ao colocar UGC nas páginas de produtos do seu e-commerce;
- 25% dos resultados de pesquisa das 20 maiores marcas do mundo são links para UGC;
- 48% dos clientes dizem que o UGC é uma ótima maneira de descobrir novos produtos;
- 28% é o aumento do engajamento de marca quando os consumidores são expostos tanto a conteúdo profissional quanto a vídeos de produtos gerados pelo usuário;
- 71% dos clientes concordam que as avaliações geradas pelos usuários os fazem se sentir mais seguros em sua decisão de comprar um determinado produto em detrimento de outro.
Como se pode observar, o UGC permite aumentar as conversões, gerar mais acessos orgânicos, e ampliar o engajamento. Ele gera mais descobertas de produtos e mais decisões de compras. Isso acontece porque, ainda conforme o CrowdRiff, 92% dos consumidores confiam mais no boca a boca de amigos, familiares e até de pessoas desconhecidas do que em qualquer tipo de publicidade. Por isso o UGC é tão poderoso.
Hoje, mais de 86% das empresas usam conteúdo gerado pelo usuário como parte de sua estratégia de Marketing, de acordo com matéria da Forbes. Ou seja, o UGC é uma tendência. E se você ainda não usa esse recurso, então é bom começar a usar.
COM IMPLANTAR NO SEU E-COMMERCE?
Existem várias formas de implantar o UGC no seu e-commerce. Uma delas é criar fanpages para a sua loja virtual nas redes sociais e publicar nelas conteúdo patrocinado e orgânico. Depois, incentive os consumidores a comentar e compartilhar os seus posts.
Além disso, mantenha um blog de e-commerce com área para comentários dos leitores. De acordo com a Demand Metric citada pelo E-commerce Brasil, 80% dos usuários da internet interagem com mídias sociais e blogs, ou seja, isso é uma mina de UGC.
Mas o melhor local para o UGC é a loja virtual. Assim, você deve possibilitar que os seus clientes comentem diretamente nas páginas de produtos o que eles acharam do produto e da experiência de entrega, entre outros fatores.
Para tanto, implante na sua loja virtual um app como o Bazaarvoice, por exemplo, que permite que os clientes criem e publiquem reviews, façam perguntas e obtenham respostas. O Bazaarvoice também coleta conteúdo das redes sociais e insere nas suas páginas de vendas.
Você também pode recorrer ao aplicativo e-Ask, da Agência e-Plus. O e-Ask possibilita que os visitantes da sua loja online elaborem perguntas, que você poderá responder diretamente na página de produtos, gerando assim conteúdo exclusivo altamente atrativo.
Enfim, implante o UGC em todo o contexto do seu e-commerce. Isso, sem dúvida, melhora a credibilidade da sua marca e faz com que os consumidores se sintam mais confiantes para comprar. É um recurso que não pode faltar no seu comércio digital!
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