TV 3.0 desponta como novo canal de Marketing e vendas

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Tecnologia pode favorecer empresas que já contam com comércio eletrônico

A TV 3.0 poderá se tornar um novo canal de vendas para as empresas de comércio eletrônico. Foto meramente ilustrativa: @dcstudio (editada com a IA do Photoshop Adobe Beta versão 25.9 para desktop)
A TV 3.0 poderá se tornar um novo canal de vendas para as empresas de comércio eletrônico. Foto meramente ilustrativa: @dcstudio (editada com a IA do Photoshop Adobe Beta versão 25.9 para desktop)

O Ministério das Comunicações (MCom), instituição do Governo Federal responsável pela política nacional de radiofusão e telecomunicações, planeja implementar a partir de 2025 um novo padrão de transmissão de televisão aberta no Brasil, a TV 3.0. Integrada com a internet, mas sem que para isso seja necessário a assinatura de um plano por parte dos telespectadores, a nova tecnologia promete mais interatividade e melhor qualidade de imagem, e pode até se tornar um novo canal de Marketing e vendas. Saiba mais sobre isso logo em seguida!

COMO FUNCIONA A TV 3.0?

Gratuita para o público em sua versão geral, mas com possibilidade de comércio de pacotes de streaming de vídeo pelas empresas, a TV 3.0 é o novo patamar das transmissões de tv aberta do Brasil. Integrada com a internet, ela visa melhorar a experiência dos espectadores e, além disso, proporcionar maior controle sobre os conteúdos para as emissoras.

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Conforme informações do MCom, o novo padrão de transmissão de tv aberta permitirá que as emissoras criem aplicativos para transmitir seus conteúdos. Assim, o sistema de escolha de canais por número se tornará obsoleto. Além disso, a tecnologia promete entregar recursos como:

Imagens com maior qualidade:

De acordo com o divulgado pelo MCom, a TV 3.0 poderá realizar transmissões de imagens em 4k ou em até 8k. Isto é, ela terá 4 a até 16 vezes mais pixels que as imagens Full HD atuais;

Áudio imersivo:

Com o sistema de áudio imersivo da TV 3.0, os telespectadores poderão selecionar o som que desejam ouvir em uma cena ou evento. Por exemplo, em um jogo de futebol será possível destacar o som da torcida. Enquanto isso, em um show, os telespectadores poderão isolar a voz do cantor;

Personalização de publicidade:

Com a TV 3.0, as emissoras terão o poder de criar e veicular propagandas interativas. Desse modo, será possível engajar os telespectadores e conduzí-los para as compras com mais facilidade; 

Oferta de conteúdo pago:

Assim como ocorre atualmente com a TV aberta, o acesso à TV 3.0 será grátis para os telespectadores. No entanto, as emissoras poderão fornecer, junto com o conteúdo grátis, serviços premium igual aos dos streamings, os quais obviamente só serão liberados mediante assinatura;

Canal de vendas:

Como a TV 3.0 terá suporte para aplicativos, é possível que as emissoras e até os fabricantes e empresas de varejo possam criar apps para demonstração de produtos no melhor estilo live commerce; e fazer o comércio desses produtos diretamente pelas TVs. Ou seja, a TV 3.0 pode se tornar um novo canal de vendas, que poderá ser integrado ao comércio físico e ao e-commerce.

Vídeo: saiba mais sobre o live commerce (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Enfim, o MCom espera iniciar a implementação da TV 3.0 em 2025. Em um primeiro momento serão vendidos conversores externos para captação do novo padrão de transmissão e, posteriormente, esses aparelhos serão nativos de fábrica nas TVs. As grandes cidades do país terão acesso à nova tecnologia primeiro.