Três tipos de Plano de Negócios para e-commerce

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Plano de Negócios para e-commerce: chegou a hora de você criar a sua empresa de comércio eletrônico.

Plano de Negócios para e-commerce: chegou a hora de você criar a sua empresa de comércio eletrônico.

Plano de Negócios para e-commerce é um documento voltado para a organização e planejamento de uma empresa de comércio eletrônico. Ele deve ser produzido por pessoas como você, que pretendem abrir uma loja virtual, um marketplace ou outro empreendimento no setor.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), empresas criadas a partir de um Plano de Negócios são mais longevas. Isto é, elas sobrevivem por muito mais tempo no mercado do que aquelas desenvolvidas por intuição e/ou sem planejamento.

Importante informar, esse tipo de documento pode ser produzido em curto, médio ou longo prazo. De fato, a complexidade desse documento vai depender do tamanho da empresa que está tentando abrir e da sua disponibilidade de tempo para desenvolvê-la.

Objetivos e vantagens de um Plano de Negócios para e-commerce

No comércio eletrônico, um Plano de negócios visa:

• Lapidar a ideia de negócio antes que ela saia do papel;

• Prever e evitar riscos antes que eles ocorram;

• Diminuir o perigo de falência no futuro próximo;

• Levantar dados sobre a estrutura necessária para o empreendimento;

• Conquistar o apoio de financiadores com mais facilidade;

• Proporcionar uma visão do que será o negócio como um todo;

• Conhecer antecipadamente o público-alvo ou Buyer Persona;

• Analisar o mercado e simular cenários de negócios para e-commerce;

• Iniciar a Cultura Organizacional com a criação da Missão, Visão e Valores;

• Estabelecer dados gerais como a forma jurídica, local, setores, etc.;

• Criar um Plano de Marketing e um Plano de Marketing Digital;

• Desenvolver um Plano Operacional com layout e capacidade de produção;

• Produzir um Plano Financeiro e muito mais!

Três tipos de Plano de Negócios para e-commerce

Um Plano de Negócios deve ser do tamanho da empresa que você está tentando montar. Ou seja, para as empresas pequenas como as enquadradas no sistema de Microempreendedor Individual basta um plano de curto prazo. Já os empreendimentos maiores requerem planos mais robustos. Sendo assim, aqui vão três opções (clique nos links na cor verde para saber mais):

1. Curto prazo:

Uma página é suficiente para criar um Plano de Negócios para e-commerce básico.

Uma página é suficiente para criar um Plano de Negócios para e-commerce básico.

No livro “A startup de $100”, o autor Chris Guillebeau cita um Plano de Negócios de uma página, que tem 6 etapas que podem ser preenchidas rapidamente (em 1 dia).

Logicamente, depois que o negócio deslancha, é necessário otimizar tudo, o que poderá ser feito com outras ferramentas, tais como o BMC Canvas, por exemplo, que também pode ser usado como complemento dos demais planos citados a seguir.

2. Médio prazo:

O Movimento Empreenda apresenta em sua página um Plano de Negócios em Pirâmide, que conta com 9 blocos (finanças, RH, operações, Marketing, empresa, concorrência, oportunidade, produto e consumidor) aos quais o empreendedor deve fazer o que se chama de “pergunta visionária”.

Plano de Negócios para e-commerce com o método da pirâmide pode ser concluído entre 1 e 3 meses.

Plano de Negócios para e-commerce com o método da pirâmide pode ser concluído entre 1 e 3 meses.

Para preencher com qualidade os referidos “blocos de informação”, você precisará de 1 a 3 meses. Além de servir para implantar sua empresa e-commerce, esse documento também poderá ser útil como guia de gestão e direcionamento de vendas, entre outras coisas.

3. Longo prazo:

O Sebrae disponibiliza a cartilha “Como elaborar um Plano de Negócios”, que contém as bases para um planejamento detalhado e de longo prazo (6 meses a 1 ano ou mais).

E no livro “O segredo de Luísa”, o autor Fernando Dolabela comenta de forma romanceada a trajetória de uma empreendedora no desenvolvimento de um Plano de Negócios e na criação e otimização de uma empresa, material de apoio que pode ser lido e observado para se ter uma ideia de como é fazer um planejamento de longo prazo na prática.

Cartilha do Sebrae é útil para quem pretende criar um Plano de Negócios para e-commerce mais robusto.

Cartilha do Sebrae é útil para quem pretende criar um Plano de Negócios para e-commerce mais robusto.

Enfim, como visto até aqui, criar um Plano de Negócios pode aumentar as chances de sucesso do seu comércio eletrônico no mercado. Entretanto, esse não é o único método. Quem como você está tentando abrir uma empresa e-commerce pode usar também o método da startup e-commerce, que abordarei a seguir.

Como planejar uma startup e-commerce?

Uma startup e-commerce é uma empresa de comércio eletrônico que tem como características o crescimento rápido e contínuo em um cenário de incertezas.

Existe uma diferença básica entre o planejamento com Plano de Negócios e o método da startup. É que no primeiro caso, planeja-se primeiro e inicia-se a aplicação prática só depois. Já no segundo, o planejamento e a aplicação prática ocorrem simultaneamente.

• Acesse e leia também o artigo “Startup e-commerce” para saber o que é, como funciona e como iniciar a sua!

Sendo assim, em uma startup e-commerce, o ideal é realizar ações cuja eficácia possa ser medida e testada de forma econômica em um curto espaço de tempo. Se os resultados dos testes forem ruins, tenta-se uma otimização. Mas se eles forem bons, então continua-se o projeto. Ou seja, passa-se para o próximo teste.

Como se pode observar, esse tipo de modelo de planejamento leva em conta que o empreendedor deve errar o mais rápido possível. Por isso, trabalha-se com pequenos lotes. Dessa forma, quando algo dá errado (e vai dar), as perdas são mínimas e os aprendizados são máximos. O erro, nesse caso, é benéfico. Ele mostra na prática quais caminhos o empreendedor não deve e quais deve seguir. Com isso, pode-se encaminhar a empresa para o sucesso.

A saber, o livro “Startup enxuta” de Eric Ries expõe todas as etapas para a criação de uma startup. Portanto, se a sua ideia é usar esse método, então é bom começar lendo este livro e/ou outros do tipo.

Vale a pena planejar um e-commerce?

Certamente, seja com um Plano de Negócios ou por meio do método startup de empreender, você tem mais tranquilidade para lançar seu comércio eletrônico.

Seja como for, na hora de criar loja virtual é sempre bom contar uma uma plataforma e-commerce moderna como a Vtex, por exemplo. Além disso, conte também com a consultoria e ajuda de uma agência de Marketing Digital como a e-Plus, que possui equipe certificada e habilitada para criar e administrar lojas virtuais com as principais plataformas e-commerce do mercado.