Três formas de medir brand awareness

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Descubra qual é o nível de consciência de marca do seu e-commerce!

Medir brand awareness permite descobrir o quanto a sua marca é conhecida pelo público. Imagem: @pikisuperstar
Medir brand awareness permite descobrir o quanto a sua marca é conhecida pelo público. Imagem: @pikisuperstar

No comércio em geral, medir brand awareness é uma atividade que possibilita descobrir se uma marca como a sua está mais ou se está menos presente na mente e no coração dos consumidores.

Para quem não sabe, brand awareness é uma palavra inglesa que significa “consciência de marca”. Ou seja, trata-se de uma métrica que expõe o quanto uma marca é conhecida pelo público.

Essa métrica classifica as marcas em quatro níveis, conforme revela o professor de Marketing da Universidade da Califórnia, David A. Aaker. Observe em seguida:

  • Unaware: é o nível inconsciente, isto é, que indica que a maioria dos consumidores desconhece a marca;
  • Recognition: neste nível há um reconhecimento básico. As pessoas conseguem distinguir a marca, mas só quando a veem;
  • Recall: além de reconhecer a marca, os consumidores lembram dela no dia a dia mesmo sem vê-la;
  • Top of mind: neste nível, a marca é a mais ou uma das mais lembradas pelos consumidores. Ou seja, é o ápice em brand awareness.

Quanto maior a consciência de marca, maior relevância o seu e-commerce terá no mercado. Com efeito, maior será a procura, maiores serão os acessos e consequentemente melhores serão as suas vendas.

Mas como fazer para descobrir em qual nível uma marca como a sua está? Como medir brand awareness? É o que você ficará sabendo agora. Continue lendo!

Vídeo: medindo brand awareness

TRÊS FORMAS DE MEDIR BRAND AWARENESS

Existem várias formas de medir brand awareness. Por exemplo, você pode fazer isso por meio dos seguintes fatores:

Tráfego direto

Tráfego direto é aquele em que o consumidor digita a URL de um site como a sua loja virtual, por exemplo, diretamente no navegador. Isto é, é quando o acesso a um site ocorre de forma direta, sem passar por um motor de buscas como o Google.

A visita direta reflete a consciência que o consumidor tem acerca da sua marca. Cada visita direta demonstra o quanto a sua marca é conhecida fora da web. Portanto, verifique periodicamente via Google Analytics se o seu tráfego direto está aumentando ou diminuindo.

Menções

Assim como o tráfego direto, as menções nas redes sociais revelam o quanto uma marca é conhecida pelo público. Para medir as menções à sua marca feitas pelos internautas, você poderá usar ferramentas de “escuta social” como a Mention, por exemplo.

Além disso, fatores como o número de assinantes, seguidores, comentários, curtidas e interações nas redes sociais também indicam o conhecimento da sua marca pelo público. Desse modo, o crescimento desses fatores é um indicativo de consciência de marca.

Vídeo: conheça a Mention, uma ferramenta que lhe permite conhecer as discussões sobre a sua marca online (o vídeo está em Inglês, mas você pode ativar a legenda com tradução para o Português nos controles do player no Youtube)

Pesquisas

As pesquisas de marca podem lhe ajudar a medir brand awareness com eficiência. Você pode conduzir pesquisas por telefone, online ou pessoalmente. Para tanto, use serviços de pesquisa qualitativa e quantitativa com os da Qualtrics, por exemplo.

Elabore perguntas sobre a sua marca e os seus produtos. A ideia é descobrir qual o percentual de consumidores que conhece a sua marca. Para descobrir se a consciência de marca aumentou ou diminuiu você deve conduzir pesquisas periódicas e comparar os resultados delas ao longo do tempo.

BRAND AWARENESS: COMO AUMENTAR

Para aumentar a consciência de marca, realize campanhas de branding e branded content. Melhore os seus produtos e a experiência de compras na sua loja virtual. Implante um programa de referência de marca. E, enfim, divulgue sua marca por meio de links patrocinados e conteúdo SEO.

Assim que puder clique em “Marca e-commerce” e fique por dentro de 17 pontos chave para construir a sua!