No comércio em geral, medir brand awareness é uma atividade que possibilita descobrir se uma marca como a sua está mais ou se está menos presente na mente e no coração dos consumidores.
Para quem não sabe, brand awareness é uma palavra inglesa que significa “consciência de marca”. Ou seja, trata-se de uma métrica que expõe o quanto uma marca é conhecida pelo público.
Essa métrica classifica as marcas em quatro níveis, conforme revela o professor de Marketing da Universidade da Califórnia, David A. Aaker. Observe em seguida:
- Unaware: é o nível inconsciente, isto é, que indica que a maioria dos consumidores desconhece a marca;
- Recognition: neste nível há um reconhecimento básico. As pessoas conseguem distinguir a marca, mas só quando a veem;
- Recall: além de reconhecer a marca, os consumidores lembram dela no dia a dia mesmo sem vê-la;
- Top of mind: neste nível, a marca é a mais ou uma das mais lembradas pelos consumidores. Ou seja, é o ápice em brand awareness.
Quanto maior a consciência de marca, maior relevância o seu e-commerce terá no mercado. Com efeito, maior será a procura, maiores serão os acessos e consequentemente melhores serão as suas vendas.
Mas como fazer para descobrir em qual nível uma marca como a sua está? Como medir brand awareness? É o que você ficará sabendo agora. Continue lendo!
TRÊS FORMAS DE MEDIR BRAND AWARENESS
Existem várias formas de medir brand awareness. Por exemplo, você pode fazer isso por meio dos seguintes fatores:
Tráfego direto
Tráfego direto é aquele em que o consumidor digita a URL de um site como a sua loja virtual, por exemplo, diretamente no navegador. Isto é, é quando o acesso a um site ocorre de forma direta, sem passar por um motor de buscas como o Google.
A visita direta reflete a consciência que o consumidor tem acerca da sua marca. Cada visita direta demonstra o quanto a sua marca é conhecida fora da web. Portanto, verifique periodicamente via Google Analytics se o seu tráfego direto está aumentando ou diminuindo.
Menções
Assim como o tráfego direto, as menções nas redes sociais revelam o quanto uma marca é conhecida pelo público. Para medir as menções à sua marca feitas pelos internautas, você poderá usar ferramentas de “escuta social” como a Mention, por exemplo.
Além disso, fatores como o número de assinantes, seguidores, comentários, curtidas e interações nas redes sociais também indicam o conhecimento da sua marca pelo público. Desse modo, o crescimento desses fatores é um indicativo de consciência de marca.
Pesquisas
As pesquisas de marca podem lhe ajudar a medir brand awareness com eficiência. Você pode conduzir pesquisas por telefone, online ou pessoalmente. Para tanto, use serviços de pesquisa qualitativa e quantitativa com os da Qualtrics, por exemplo.
Elabore perguntas sobre a sua marca e os seus produtos. A ideia é descobrir qual o percentual de consumidores que conhece a sua marca. Para descobrir se a consciência de marca aumentou ou diminuiu você deve conduzir pesquisas periódicas e comparar os resultados delas ao longo do tempo.
BRAND AWARENESS: COMO AUMENTAR
Para aumentar a consciência de marca, realize campanhas de branding e branded content. Melhore os seus produtos e a experiência de compras na sua loja virtual. Implante um programa de referência de marca. E, enfim, divulgue sua marca por meio de links patrocinados e conteúdo SEO.
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