Como transformar clientes e funcionários em embaixadores da marca?

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Capacite as pessoas para a defesa e divulgação do seu e-commerce!

Embaixadores da marca são porta-vozes que aumentam a credibilidade do seu negócio
Embaixadores da marca são porta-vozes que aumentam a credibilidade do seu negócio

Há muitas maneiras de aumentar o poder do seu e-commerce e uma delas é capacitar seus clientes e funcionários para que estes se tornem embaixadores da marca, isto é, defensores e divulgadores espontâneos do seu negócio.

Mas como fazer isso? Pois bem, neste artigo eu vou lhe apresentar algumas dicas de Marketing que você poderá usar para iniciar um projeto do tipo. Antes, porém, vamos estudar um pouco mais sobre o que significa o termo “embaixador da marca”? Continue lendo para saber!

Clique e acesse também o nosso post “Marca e-commerce” e faça uma leitura complementar. Conheça, desse modo, 17 pontos chave para construir a sua.

O QUE SÃO EMBAIXADORES DA MARCA?

Defensores costumam transmitir uma mensagem positiva sobre a sua marca
Defensores costumam transmitir uma mensagem positiva sobre a sua marca

Embaixadores da marca são, basicamente, pessoas que amam uma marca a ponto de divulga-la e defendê-la com sinceridade e naturalidade. Eles podem ser formais (oficializados) ou informais (sem contratos).

Esses embaixadores são fãs acima da média. A título de exemplo, a Canon conta com os chamados “Cannon Lovers”. Já a Nike tem um programa chamado “Embaixadores comunitários da Nike”. Outras empresas também possuem fãs assim, mas não os nomeiam.

Seja como for, embaixadores assim podem ser úteis em várias oportunidades. Eles podem, por exemplo, lhe ajudar a:

  • Divulgar sua marca nos meios online e offline;
  • Divulgar o conteúdo dos seus e-mails, blogs, impressos, etc.;
  • Orientar consumidores a escolherem os seus produtos e serviços;
  • Tirar dúvidas dos consumidores e ajudá-los a tomar uma decisão de compra;
  • Transmitir uma mensagem positiva da sua marca e-commerce para as pessoas.

Na maioria das vezes, um fã assim é embaixador da marca sem saber. Ele conta com o que os publicitários chamam de “fidelidade além da razão”. Em outras palavras, ele pode defender sua marca tão bem quanto um torcedor no futebol, um fiel religioso ou um associado de partido político.

Enfim, como ter seguidores tão fieis como estes? Como fazer com que funcionários e clientes devotem tamanho apreço à sua marca de comércio eletrônico? É o que veremos no próximo tópico. Confira!

Acesse e leia também o post “Como usar a Teoria Lovemark´s no e-commerce”. Aprenda, dessa maneira, a usar os conceitos de “mistério”, “intimidade” e “sensualidade” para criar uma poderosa Lovemark com muita, muita “fidelidade além da razão”!

DICAS DE MARKETING PARA DESENVOVER DEFENSORES ESPONTÂNEOS DA MARCA

Imagine contar com vários embaixadores que fazem propaganda boca a boca gratuitamente
Imagine contar com vários embaixadores que fazem propaganda boca a boca gratuitamente

É possível usar o Marketing para converter clientes e funcionários em embaixadores. Neste aspecto use, por exemplo, o:

1Marketing de Defensores: é um recurso que visa transformar o discurso dos clientes na principal manifestação de uma marca.

2Marketing de Referência: é um recurso que visa a promoção de produtos e serviços via influência boca a boca.

Vídeo: saiba mais sobre o Marketing Boca a Boca!

O pontapé inicial de um projeto assim é a criação de um plano. Isto é, você vai ter que criar um Plano de Marketing de Defensores e/ou de Marketing de Referência. Se preferir, use os conceitos de ambos os recursos para desenvolver um Programa de Embaixadores oficial para o seu comércio eletrônico.

Acesse e leia também o artigo “O que é branding”. Aprenda, então, como melhorar a forma como os consumidores percebem a sua marca.

DICAS GERAIS PARA TRANSFORMAR CLIENTES E COLABORADORES EM EMBAIXADORES

Endomarketing possibilita "catequizar" e ganhar seus funcionários para a marca
Endomarketing possibilita “catequizar” e ganhar seus funcionários para a marca

Para aumentar o número de embaixadores da sua marca, aposte também em:

  • Treinamento técnico: instrua seus funcionários diariamente para que possam melhorar continuamente;
  • Design: tenha uma loja virtual com um Design exclusivo e diferenciado, com excelente usabilidade, pois isso certamente influencia os consumidores positivamente;
  • Endomarketing: invista no Marketing Interno, o qual ajudar a educar e qualificar os funcionários;
  • Atendimento show: use chat e outras tecnologias para apoiar as vendas, trocas, devoluções e reclamações. Contrate bons funcionários de atendimento e treine-os periodicamente;
  • Cultura Organizacional: instrua regulamente os seus colaboradores acerca da missão, visão, valores e boas práticas de segurança, vendas, atendimento, etc., que são a cara da sua marca.

Muito bem! Esforce-se para melhorar continuamente o seu negócio e as pessoas logo vão perceber que sua marca é diferente. Aí, então, muitas delas vão querer tomar parte e compartilhar isso com os amigos, familiares a até com desconhecidos.

Acesse e leia também o artigo “Brandformance”. Entenda, dessa forma, como usar o Marketing de Resultados na construção de uma marca.