Tráfego pago no e-commerce é o nome dado às visitas realizadas nas páginas de uma loja virtual como a sua por internautas logo depois deles encontrarem e clicarem em anúncios patrocinados em motores de buscas, redes sociais e/ou em sites parceiros destes, entre outras mídias online.
O tráfego pago é, desse modo, diferente do orgânico. No primeiro caso, você dono(a) de e-commerce precisará investir em campanhas de anúncios. Mas no segundo, o investimento é em produção de conteúdo por meio do uso das chamadas técnicas SEO.
Por ser pago, o tráfego pago tem as suas vantagens. Uma delas é a agilidade. Enquanto um conteúdo orgânico pode levar meses para gerar acessos e visitas na sua loja online, um conteúdo pago permite fazer isso instantaneamente, no mesmo segundo, minuto, hora ou no máximo no mesmo dia. Por isso, o tráfego pago pode ser uma mão na roda para gerar mais visitas e vendas no seu e-commerce agora.
Pois fique sabendo adiante como gerar mais visitas na sua loja online por meio de campanhas de tráfego pago. Reconheça a importância desse tipo de campanha para o seu e-commerce. Saiba, enfim, como começar a divulgar seu comércio eletrônico via links patrocinados!
Acesse e leia também o nosso artigo “Tráfego orgânico”. Dessa maneira, descubra porque é importante você trabalhar também com produção de conteúdo no e-commerce.
COMO GERAR TRÁFEGO PAGO NO SEU COMÉRCIO ELETRÔNICO
Para gerar tráfego pago na sua loja virtual, multi loja, marketplace e/ou blog de e-commerce, você precisa primeiramente se cadastrar em uma plataforma Ads. Existem vários tipos de plataformas Ads. Há, por exemplo, aquelas que permitem anunciar em sites buscadores. Outras possibilitam veicular anúncios em redes sociais. Tem também aquelas com as quais é possível anunciar em marketplaces. Outras, ainda, permitem gerar tráfego pago com publicidade nativa. Saiba mais em seguida!
Tráfego pago em sites buscadores
Os sites de buscas são aqueles com os quais os internautas fazem pesquisas na web. Além de permitirem anunciar nas SERPs, eles também possibilitam fazê-lo em sites parceiros. Seja como for, cada site de buscas tem as suas próprias regras para criação e veiculação de links e/ou posts patrocinados. Para anunciar neles, use plataformas como:
- Google Ads
- Bing Ads
- Yahoo Ads
- UOL Ads
Anúncios pagos em redes sociais
Outra forma de enviar tráfego pago para as páginas de vendas da sua loja virtual é por meio das redes sociais. Elas contam com recursos com os quais você pode criar vários tipos de anúncios em formatos como os de posts, stories, carrosséis e coleções, por exemplo. Atualmente, as plataformas de anúncios em redes sociais mais utilizadas são:
- Facebook Ads
- Twitter Ads
- TikTok Ads
- LinkedIn Ads
- Instagram Ads
- Youtube Ads
- Pinterest Ads
Com estas plataformas pode-se criar anúncios com propósitos variados. Por exemplo, é possível criar uma estratégia para fazer com que os internautas se tornem seguidores da sua fanpage, assinem o seu E-mail Marketing ou liguem para comprar via telefone.
Todavia, no e-commerce é mais usual fazer com que esses internautas cliquem nos links ou posts patrocinados e sejam enviados para as páginas de vendas da sua loja virtual.
Tráfego pago em marketplaces
Os marketplaces deram um enorme salto de qualidade nos últimos dez anos. Novas ferramentas melhoraram a usabilidade, os pagamentos, as entregas e outros fatores, proporcionando assim uma melhor experiência de compra aos consumidores. Desse modo, cada vez mais consumidores aderem aos marketplaces.
Por isso, os comerciantes como você não podem se dar ao luxo de ficar de fora desses shoppings online. Em muitos casos, tornar-se um seller é condição fundamental para a sobrevivência do negócio. E para se destacar como seller dentro dos marketplaces é necessário gerar tráfego pago para a sua marca.
Obviamente, enquanto comerciante você não precisa entrar em todo e qualquer marketplace. Ao invés disso, entre apenas naqueles que fazem mais sentido para o seu ramo de negócios e sobretudo nos maiores. Para anunciar neles, use plataformas como:
- Amazon Ads
- Magalu Ads
- Mercado Livre Ads
- Via Ads
- Shopee Ads
Por meio dessas plataformas você poderá criar anúncios de descoberta, de busca de loja e de busca de produtos, por exemplo. Dessa maneira, será possível encaminhar uma boa quantidade de tráfego para as suas páginas de vendas, gerando mais oportunidades para o seu e-commerce.
Publicidade nativa
Publicidade nativa é o nome dado aos anúncios em formato de notícia veiculados em meio ao conteúdo original de blogs e sites jornalísticos. Esse tipo de tráfego pago pode ter o formato de vídeo ou post, por exemplo. Em geral, ele é acompanhado da palavra “patrocinado” ou “promovido”, que indica aos leitores que se trata de uma peça publicitária. Um anúncio de publicidade nativa é, desse modo, semelhante ao conteúdo orgânico do site onde ele é veiculado, o que pode torná-lo mais confiável aos olhos do consumidor.
Para gerar publicidade nativa para o seu e-commerce, use plataformas como:
- Taboola
- MGID
Quando o assunto é tráfego pago, a publicidade nativa vem ganhando cada vez maior destaque. Por meio dela, você pode divulgar o seu e-commerce em sites de notícias renomados, aumentando assim a credibilidade da sua marca, além de gerar mais vendas online.
IMPORTÂNCIA DO TRÁFEGO PAGO PARA A SUA LOJA VIRTUAL
Uma das maiores vantagens do tráfego pago é que os anúncios podem ser criados e publicados imediatamente. Isto é, desenvolve-se um anúncio em 10 minutos e nos segundos ou minutos seguintes ele já está online gerando cliques e acessos para o seu e-commerce.
Com efeito, o tráfego pago é bem diferente do orgânico, o qual pode demorar meses para gerar bons resultados. Seja como for, é essencial usar ambos. Minha dica aqui é que, a princípio, você divida o seu orçamento de Marketing Digital entre essas duas modalidades.
Para além da agilidade, o tráfego pago também aumenta as chances de vendas. Para você ter uma ideia, 50% das pessoas que chegam ao site de um varejista a partir de anúncios pagos têm maior probabilidade de comprar do que aquelas que vieram de um link orgânico, de acordo com dados da Unbounce citados pela Lunio.
Outro aspecto importante que é preciso ser mencionado é que para cada US$ 1 gasto no Google Ads, as empresas obtêm uma receita média de US$ 2, conforme estatísticas citadas pela Lunio. Ou seja, é realmente possível lucrar muito usando estratégias de tráfego pago.
- Assim que puder, leia também o nosso post “Tráfego pago para iniciantes“!
COMO COMEÇAR A DIVULGAR SEU E-COMMERCE COM LINKS PATROCINADOS
Para começar a divulgar seu e-commerce com links patrocinados eu recomendo a realização de um treinamento na plataforma de sua preferência. Caso não tenha tempo para isso, então o jeito é contratar uma agência de Marketing Digital.
A Agência e-Plus, por exemplo, conta com Certificação Google Partner, tendo conquistado o status de Partner Premier Google em 2022 e 2023, o que a coloca entre as 3% das agências parceiras do Google com o melhor desempenho em divulgação de produtos. Em outras palavras, esta agência está entre as melhores que você pode contratar para criar e gerenciar as suas campanhas de tráfego pago com o Google Ads. Lembrando que a Agência e-Plus também é certificada em Meta Ads, o que a torna uma opção para varejistas que querem anunciar no Facebook e Instagram.
Enfim, os colaboradores da Agência e-Plus são treinados para o desenvolvimento e gerenciamento de campanhas de links patrocinados para e-commerce em múltiplas plataformas. Para contratar, clique no botão a seguir e inicie uma conversa conosco via app mensageiro agora mesmo: