Você está pensando em trabalhar com e-commerce? Se a sua resposta é “sim”, então só posso lhe dar meus parabéns pela escolha. É que esta é uma área que só tem crescido no Brasil já há mais de uma década. Por isso, existem muitas oportunidades para você crescer junto.
Para lhe ajudar neste caminho, eu pretendo lhe dar 10 dicas de ouro. Elas lhes servirão como um pequeno “mapa da mina” para você iniciar a sua jornada neste setor. Enfim, estas dicas valem tanto para empreendedores quanto para empregados assalariados que querem se tornar empresários. Pois bem, continue a sua leitura e acesse este conhecimento!
Acesse e leia também o post “E-commerce MEI”. Descubra, desse modo, se vale a pena abrir um para fugir do desemprego.
10 DICAS DE OURO PARA TRABALHAR COM E-COMMERCE
Para trabalhar com e-commerce leve em consideração que você terá que:
01 – Elaborar os conceitos do seu negócio:
Antes de dar qualquer passo no comércio eletrônico produza um Plano de Negócios. Por meio dele você poderá criar os princípios de uma Cultura Organizacional, estabelecer as formas jurídicas, a sede física, entre outras coisas. Este documento possibilita planejar antes de começar, o que pode evitar desperdícios e até falências.
Por outro lado, há quem prefira organizar tudo por meio do método “Startup e-commerce”. Neste cenário, você poderá desenvolver um negócio aos poucos, gradativamente. Em outras palavras, desse modo é possível testar e validar cada conceito com pequenos públicos. Daí, então, se tudo funcionar bem, amplia-se a aplicação para públicos maiores.
02 – Criar uma marca:
Uma marca é mais do que um logotipo. Ela abrange também a cultura (o modo de se fazer as coisas), o discurso (a forma de se comunicar), as cores, o nome da empresa e por aí vai. No post “Marca e-commerce”, por exemplo, eu reuni 17 pontos chave para se construir uma. Acho que vale a pena dar uma lida e ficar por dentro.
Entretanto, já lhe adianto. Não se pode construir uma marca da noite para o dia. Na maioria das vezes são necessários anos para lapidar uma e torna-la conhecida e algumas décadas para transformá-la em uma Lovemark. Seja como for, se você criar uma boa base, então já terá meio caminho andado para o sucesso.
03 – Abrir uma empresa:
Abrir uma empresa e-commerce é fundamental. Só assim é que você poderá obter um CNPJ e passar notas fiscais para os seus clientes. Além disso, só com um CNPJ será possível negociar e comprar produtos com os melhores fornecedores, cobrar clientes inadimplentes e atuar com credibilidade no mercado.
A maioria dos empresários do comércio eletrônico começa como Microempreendedor Individual (MEI). Os MEIs investem em média R$ 1.000,00 para dar o pontapé inicial. Alguns dão certo logo de cara e progridem. Outros, porém, desistem. E outros, ainda, quebram a cabeça no início, fazem coisas erradas, mas logo depois encontram o caminho que tanto procuravam.
04 – Desenvolver uma loja virtual:
Uma vez que tenha bem clara em sua mente a ideia da sua marca e dos princípios do seu negócio; e que você tenha realizado todos os trâmites legais que incluem a abertura de uma empresa e obtenção de alvará de funcionamento, então será a hora de desenvolver uma loja virtual. O primeiro passo aqui é escolher uma plataforma e-commerce adequada.
Neste ponto, a maioria começa com plataformas gratuitas. No entanto, estes sistemas têm limites e só funcionam bem para os MEIs. Portanto, se você fatura mais que R$ 80 mil, então é bom começar com uma plataforma e-commerce top de linha como a VTEX, por exemplo. No mais, contrate um bom serviço de implantação de e-commerce para tirar seu projeto do papel.
05 – Investir ininterruptamente em Marketing:
Uma loja física só faz vendas quando é visitada por consumidores. Pois é assim também no e-commerce. Aliás, no Brasil, a cada 1.000 visitantes de uma loja virtual apenas 10 fazem uma compra. Isto é, estamos falando de uma taxa de conversão de apenas 1%. Por isso, você precisa do Marketing tanto para atrair mais consumidores quanto para aumentar a conversão.
O método mais comum de divulgação de lojas virtuais é o que chamamos de links patrocinados para e-commerce. Contudo, pode-se usar também outros métodos como o SEO e os comparadores de preços. Já para aumentar a conversão, o E-mail Marketing ainda funciona muito bem. Por meio dele pode-se preparar / educar os consumidores e assim vender mais.
06 – Dar especial atenção à logística:
Você vai precisar da logística para armazenar, receber, despachar, buscar produtos devolvidos, entre outras ações. Em e-commerces pequenos é possível fazer tudo isso sozinho. Mas na medida em que a loja virtual cresce, a demanda por estes serviços também aumenta. Dessa forma, você logo poderá precisar de uma equipe.
Felizmente, há muitas empresas com as quais você poderá fazer parcerias. Use serviços de logística como os dos Correios e transportadoras. Acesse e leia o nosso artigo “Como fazer entregas de loja virtual” para conhecer múltiplas opções. Se puder, trabalhe também com os conceitos de pick up store e ship from store.
07 – Manter-se dentro das leis:
O comércio eletrônico brasileiro tem regras claras e você deve segui-las. É imprescindível que esteja por dentro, por exemplo, da Lei do E-commerce. Ela nos dá a conhecer como as informações da sua empresa e dos seus produtos devem ser exibidas na sua loja virtual, entre outras coisas.
Outro conjunto de regras importante é a Lei de Proteção de Dados. Ela expõe como a sua empresa deve lidar com os dados dos consumidores. Esta lei diz respeito sobretudo à privacidade, à inviolabilidade da intimidade e à defesa do consumidor. Além disso, fique de olho também nas regras estaduais, municipais e regionais.
08 – Treinar sua equipe:
Como escrevi anteriormente, a maioria dos empresários do e-commerce brasileiros é MEI. Boa parte deles trabalha só, isto é, não têm funcionários. Porém, na medida em que a loja virtual cresce, uma equipe se faz necessária. E esta equipe deve ser treinada periodicamente, posto que novas tecnologias e novos processos surgem com frequência neste ramo de atividades.
Além disso, nem todo funcionário contratado chega pronto às empresas. Muitos são estagiários, jovens e inexperientes e, por isso, requerem atenção especial. Vai ajudar muito se você tiver um departamento de treinamento técnico que possa organizar treinamentos internos semanais. Use também o Endomarketing para fortalecer seu e-commerce por dentro.
09 – Fazer parcerias relevantes:
Se você acompanha as notícias dos principais players de comércio eletrônico do mundo, então já sabe que eles realizam parcerias todos os dias. Eles fecham contratos que fortalecem suas áreas de pagamentos, logística, marketplaces, omnichannel e muito mais. As parcerias podem acontecer com outras lojas, com fornecedores e até com concorrentes.
Assim, não preciso dizer que deve-se ficar de olho nestas oportunidades. Muitas vezes, a chance de realizar uma parceria pode surgir em uma feira de negócios. Sabe aquele cartão de visitas que alguém entregou na sua mão quando você passava pelo stand de uma marca desconhecida? Pois é, ele pode ser a chave de uma parceria que fará seu e-commerce decolar.
10 – Empenhar-se em melhorar continuamente:
Todos os dias surgem novas tecnologias, novos processos, novas legislações e novas formas de trabalho no e-commerce. Este é um mercado muito dinâmico onde quem não se atualiza costuma ser superado pela concorrência. Desse modo, só há um jeito de continuar no páreo. O jeito é investir em melhoria contínua.
Para tanto, desenvolva na sua empresa programas de inovação, de atualização de funcionários e de otimizações das tecnologias e processos já existentes. Sempre há o que melhorar. Melhore todos os dias. Faça com que a melhoria contínua faça parte da sua Cultura Organizacional. Insira, por exemplo, uma frase marcante sobre isso nos Valores da empresa.
COMO INICIAR UM GRANDE PROJETO SENDO PEQUENO?
Como se pode observar, o desenvolvimento de um e-commerce tem múltiplos detalhes. Em outras palavras, é uma tarefa complexa, a qual requer pensamento complexo. Isso tudo, por sua vez, pode intimidar quem como você quer trabalhar com e-commerce.
Como então, iniciar um projeto complexo como este sendo pequeno? Bem, a grande sacada aqui é dividir tudo em várias etapas. Em uma linguagem mais popular, é preciso fazer em dez ou mais vezes, como faz a rede de lojas Casas Bahia.
O que estou tentando lhe dizer é que você pode dividir um projeto enorme em mil ou mais partes. Aí, então, a cada dia você poderá realizar uma pequena parte deste projeto. Assim, em mil dias, a sua loja virtual tão sonhada terá saído do papel para a realidade.
E o primeiro passo você pode dar agora mesmo. É só clicar no botão em seguida a partir do seu smartphone para conversar via Whatsapp com um consultor da agência e-Plus sobre o seu projeto de comércio eletrônico. Obtenha ideias e o suporte que você precisa para começar a criar a sua loja virtual agora mesmo: