Topic clusters: conheça uma estratégia que pode potencializar o SEO do seu blog de e-commerce!

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Descubra quais as vantagens e como aplicar esse recurso!

A estratégia topic clusters enriquece seu conteúdo e aumenta o poder do seu blog de e-commerce. Imagem: @vectorjuice
A estratégia topic clusters enriquece seu conteúdo e aumenta o poder do seu blog de e-commerce. Imagem: @vectorjuice

Topic clusters ou, em Português, grupos de tópicos, é um termo que nomeia uma estratégia de SEO que gira em torno de conjuntos de conteúdos linkados com uma página central chamada página de pilar. Ideal para usar no seu blog de e-commerce, esta estratégia promete entregar conteúdo de maior qualidade, gerando assim mais visibilidade nas SERPs de buscadores como o Google.

COMO APLICAR A ESTRATÉGIA TOPIC CLUSTERS NO SEU BLOG E-COMMERCE?

O primeiro passo para aplicar a estratégia topic clusters no seu blog é agrupar palavras-chave que possuem um denominador comum. Você pode fazer esse agrupamento usando ferramentas como a Keyword Planner, por exemplo, que permite verificar o quanto cada palavra é pesquisada ao longo de um período como um mês no Google.

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Usando como denominador comum o termo “drone”, que tem até 1 milhão de buscas mensais, conforme a Keyword Planner, eu vou selecionar palavras-chave relacionadas e criar um agrupamento, isto é, um cluster. Confira:

Drone profissional (100 mil buscas), drone com câmera (100 mil buscas), drone barato (10 mil buscas), drone pequeno (10 mil buscas), drone semi profissional (1 mil buscas) e drone intermediário (1 mil buscas).

Você pode continuar essa lista até esgotar as palavras-chave, se desejar. Seja como for, o ideal é que a sua lista contenha palavras-chave de baixo, médio e alto volume de buscas. Assim, a sua estratégia de topic clusters lhe permitirá oferecer conteúdo para um gama extensa de dúvidas dos consumidores.

Criando a página de pilar

Uma vez selecionadas as palavras-chave, crie uma página de pilar, que nada mais é do que um artigo onde você aborda o termo principal, que no nosso exemplo é “drone”. Informe tudo o que puder sobre este assunto neste artigo. Lembre também de criar tópicos dentro desta página de pilar para abordar os termos com denominador comum como “drone profissional”, “drone com câmera”, “drone barato”, etc. Cada um destes termos pode ser um subtítulo dentro do seu post. Este é um dos passos mais importantes da estratégia topic clusters.

Produzindo os artigos de apoio

Logo depois de criar a página de pilar, comece a desenvolver artigos que abordam os termos com denominador comum separadamente. Eles vão servir para enviar links para a página de pilar e, assim, transmitir link juice e apoiá-la. Então, crie um artigo sobre “drone intermediário”, outro sobre “drone semi profissional” e assim por diante. Ao concluir essa parte, a sua estratégia topic clusters estará quase pronta.

Estabelecendo um sistema de links internos

Sua estratégia topic clusters deve prosseguir com o estabelecimento de links internos entre a página de pilar e as páginas de tópicos. Isto é, links devem partir das páginas “drone barato”, “drone profissional”, etc., para a página principal “drone”, e vice-versa. A criação de links internos é a cereja do bolo.

Vídeo: conheça as vantagens do conteúdo no e-commerce!

VANTAGENS DA ESTRATÉGIA TOPIC CLUSTERS PARA O SEO DO SEU BLOG

A estratégia topic clusters gera conteúdo rico, que é prioridade para o algoritmo de buscadores como o Google. Mas além de proporcionar um conteúdo mais completo, ela também gera um conteúdo mais organizado e com SEO mais otimizado. O sistema de links internos distribui o link juice e aumenta o poder do blog como um todo. Por isso, se você tem ou pretende ter um blog de e-commerce, não deixe de usar a estratégia topic clusters.

Assim que puder clique em “Ferramentas de palavras-chave para SEO” e conheça as 5 melhores para você usar no seu blog de e-commerce!