Prepare os motores, que o comércio eletrônico brasileiro vai decolar! Apesar de ter crescido 290% em 7 anos, o e-commerce nacional tem somente 2,2% de participação no mercado de varejo frente aos 95,9% das lojas físicas. Pois é, ainda há muito para conquistar!
E para que você se mantenha na vanguarda do setor, selecionei 5 tendências do e-commerce para 2017. Fique de olho, confira:
1. Realidade Virtual:
Com o crescimento das vendas dos óculos RV, o comércio eletrônico via Realidade Virtual (RV) poderá finalmente evoluir em 2017. O eBay já mantém uma loja virtual RV com mais de 8 mil produtos.
2. Inteligência Artificial:
Em 2017, as lojas virtuais se tornarão mais capazes de tomar decisões sozinhas e, assim, pouparão o tempo dos administradores. Softwares de Inteligência Artificial vão gerir inventários, monitorar preços, detectar fraudes, etc.
3. Análise preditiva:
Os sistemas ficarão cada vez mais avançados no que diz respeito a captação e interpretação de dados do Big Data, o que possibilitará prever comportamentos dos consumidores e realizar antecipações com mais praticidade.
4. Mobile First:
Compras virtuais via mobile cresceram 6.300% desde 2011 (e-Bit). A tendência é que sites Mobile First sejam mais frequentes a partir de 2017. Nesse contexto, o Google planeja exibir resultados diferentes para desktop e mobile.
5. “Uberização”:
Serviços de entrega como o UberRush e UberEats do Uber e o Eu Entrego, entre outras empresas, poderão oferecer mais opções de transporte de mercadorias para atender o crescimento do mercado e-commerce no Brasil.
O momento certo de fazer uma implantação de e-commerce é esse! O comércio eletrônico nacional está se expandindo rápido, mas ainda tem pouca participação no varejo. Ao lançar uma loja virtual agora, você terá mais chances de dominar o seu nicho de negócios nos próximos anos, quando as disputas entre concorrentes ficarão mais acirradas.