E a TikTok, hein? Será que esta rede social pode ajudar a divulgar o seu e-commerce? Será que vale a pena investir em TikTok Marketing Digital? A julgar pelo ânimo de seus usuários, a resposta é um sonoro “sim”. Então, vejamos se isso se comprova no mundo real.
Mas antes, só para contextualizar, a TikTok é uma rede social que surgiu na história em 2016 por iniciativa da empresa chinesa ByteDance. Em setembro de 2021, ela atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos, de acordo com dados do Poder360, tornando-se assim uma das poucas a conseguir tal feito.
Na TikTok, os usuários podem criar e publicar vídeos e anúncios com 15 a 60 segundos de duração. “Envenenados” com um algoritmo viciante, esses vídeos tem conquistado cada vez mais pessoas ao redor do mundo, especialmente em países como os EUA e Brasil.
Em 2020, conforme matéria da Isto É Dinheiro, os usuários da TikTok passaram 21 horas mensais nesta rede social. Enquanto isso, o Facebook obteve engajamento de 17 horas mensais, ou seja, 4 horas a menos. Isso por si só já é um bom argumento para você usar o TikTok Marketing. Mas não é só isso. Tem mais, confira adiante!
POR QUE FAZER TIKTOK MARKETING PARA E-COMMERCE?
Se você ainda não faz TikTok Marketing Digital para e-commerce, então eu acho que deveria começar a repensar essa questão. Eu passaria a divulgar meu e-commerce hoje mesmo na TikTok, pois esta rede social:
Tem um público crescente:
Em 2021, a TikTok ultrapassou a marca de 3 bilhões de downloads, segundo matéria do Tecnoblog. Desse modo, o app da rede social tornou-se o sétimo mais baixado da década de 2010. Se o público cresce assim, isso significa que seus usuários estão muito animados. E pode acreditar, divulgar e vender em um ambiente de alta animação é muito mais fácil.
Abrange todas as faixas de renda:
De acordo com estudo da Pew Research, 22% das pessoas que ganham menos de US $30 mil e 29% das que ganham de US $30 mil a US $49 mil por ano usam TikTok. Além disso, 20% dos que ganham de US $50 mil a US $74 mil e 20% dos que ganham mais de US $75 mil por ano também usam.
Gera altos gastos de consumidores:
Os gastos dos consumidores nesta rede social ultrapassaram US $2,5 bilhões em todo o mundo em 2021, de acordo com dados do Sensor Tower, feito só alcançado pelo Tinder, Netflix, Youtube e Tencent Video. Também por isso, fazer TikTok Marketing Digital para e-commerce é uma boa ideia.
Conta com alta taxa de engajamento para influenciadores:
Conforme estudo divulgado pelo Upfluence citado pelo Influencer Marketing Hub, a taxa de engajamento dos pequenos influenciadores na TikTok gira em torno de 18% contra 3,86% no Instagram e 1,63% no Youtube. Desse modo, se você já trabalha com influenciadores na divulgação do seu e-commerce, a TikTok poderá ser a sua próxima mina de ouro.
Possui ótima avaliação:
O app da TikTok é um dos mais bem avaliados da atualidade. Só nos EUA, por exemplo, ele obteve 88% de avaliações positivas, de acordo com o Sensor Tower. Isso comprova que as pessoas estão realmente gostando dessa rede social. Então, que tal pegar carona nessa popularidade fazendo TikTok Marketing para e-commerce? Vale experimentar.
COMO FAZER TIKTOK MARKETING
O primeiro passo para divulgar na TikTok é criar um perfil para a sua empresa dentro dessa rede social. Apresente o seu negócio e inclua um link diretamente para a sua loja virtual. Publique vídeos e cative seu público.
Para fazer Marketing na TikTok você deve se cadastrar na plataforma TikTok para Empresas. Lá é possível ter acesso ao sistema de anúncios pagos da rede social, o TikTok Manager. Faça campanhas de vídeos e encaminhe consumidores para o seu e-commerce.
Ao anunciar nesta rede social você pode atingir um público jovem, acostumado a fazer compras pela internet. Além disso, a plataforma de gestão de anúncios oferece facilidade para segmentar o público, de acordo com a sua estratégia. Faça um teste!
- Assim que puder clique em “Anúncios TikTok” e aprenda a divulgar sua loja online na rede social de vídeos curtos!