Start me up! A banda The Rolling Stones lança loja virtual com experiência imersiva. Trata-se de um e-commerce diferente do que estamos acostumados a ver aqui no Brasil. Seja como for, é um projeto bem bacana que logo poderá ser copiado por outras lojas.
The Rolling Stones, para quem não está por dentro, é uma banda de rock que surgiu na história em 1962. Desde então vendeu mais de 250 milhões de álbuns mundo afora. Assim, além de ser um dos grupos musicais mais antigos em atividade, essa banda é também um grande sucesso.
Antes, porém, de apresentar a loja online, preciso lhes contar sobre a loja física RSnº9 Carnaby que a banda lançou há pouco tempo em Londres. O empreendimento fica na Carnaby Street, onde Mick Jagger e seus amigos iam, vinham, comiam, trabalhavam e ensaiavam antes da fama.
Os produtos que estão à venda na loja física são camisetas, bonés e jaquetas. Além disso, também é possível comprar sacolas, garrafas, discos e outros itens, todos com o logotipo da boca, o emblema oficial do grupo de rock.
Muito bem, mas o que isso tem a ver com a loja virtual? Isso é o que você ficará sabendo em seguida. Continue lendo e confira!
THE ROLLING STONES LANÇA LOJA VIRTUAL: CONHEÇA O PROJETO
Como dito no início deste post, a The Rolling Stones lançou uma loja virtual com experiência imersiva. Como é que isso funciona? Bem, para criar esse tipo de experiência a banda recorreu às imagens 360º.
Trocando em miúdos, os desenvolvedores fizeram fotos 360º da loja física RSnº9 Carnaby e depois as incluíram no contexto da loja virtual. Desse modo, os fãs da banda agora podem navegar dentro da loja online ao modo Google Street.
Quer saber como é isso? Pois convido você a acessar a loja neste exato momento.
Entrando na The Rolling Stones Shop
Clique em The Rolling Stones Shop e observe que este e-commerce é uma cópia fotográfica 360º da loja física RSnº9. Em sua área imersiva ele não tem um menu de departamentos, mas de níveis:
- Outside: mostra o ambiente fora da loja
- Main level: o nível principal
- Lower level: o nível de baixo
- Sound booth: cabine de som
Para navegar pelos ambientes, o usuário deve usar setas como se estivesse no Google Maps ou Google Street. É dessa forma que é possível percorrer online os espaços da loja física a partir de qualquer lugar do mundo.
O usuário pode visualizar as fotos de roupas e demais produtos. Aqui e acolá é possível encontrar ícones de carrinhos de compras, que quando recebem cliques levam o consumidor para um ambiente extra.
O ambiente extra, por sua vez, se parece mais com os e-commerces que estamos acostumados a ver por aí e por aqui. Este sim possui menu de departamentos onde você pode escolher os produtos, ir para o checkout e finalizar uma compra.
Como se pode observar, a The Rolling Stones Shop tem esse plus da experiência imersiva 360º que pode ser um diferencial. Mas logo depois que essa experiência termina, ela é uma loja virtual comum com menu de departamentos, carrinho de compras e checkout.
Avalie, então, se vale a pena incluir algo do tipo no seu projeto. Além disso, sempre teste tudo para saber qual experiência gera melhores resultados. Se uma experiência imersiva melhorar a sua performance, então vale a pena usar sim.
Assim que puder clique em “Construção de site e-commerce” e saiba como criar a sua loja virtual agora!