Teste AB é um procedimento de comparação de resultados que visa a melhoria contínua de um produto, processo ou elemento específico. No e-commerce, usa-se este tipo de teste para comparar duas ou mais páginas, newsletters, anúncios e/ou outros itens. O objetivo final é sempre melhorar a adesão de assinantes e sobretudo a taxa de conversão de vendas.
Você pode fazer um Teste AB para, por exemplo, comparar dois modelos de páginas que vendem o mesmo produto. Digamos assim que o “modelo A” possua uma foto do produto e um vídeo. Já o “modelo B” tem só uma foto. Publicam-se ambas as páginas para o mesmo público e pelo mesmo intervalo de tempo. Ao final, verifica-se qual das duas gerou melhores resultados.
Logo depois do teste é possível tirar conclusões. Suponhamos que o “modelo A” da página tenha feito mais vendas. Então pode ser que o vídeo incluso na página tenha feito uma diferença para melhor. Perceba que esse é o início de um insight. A partir daqui dá para se perguntar: “Será que páginas com vídeos vendem mais?”. Bem, faça novos testes com outras páginas e confirme.
Uma vez feita a descoberta de que páginas com vídeos vendem mais, logo você poderá incluir um vídeo em cada uma das suas páginas de produtos. Eis aqui o poder do Teste AB.
Por meio do Teste AB você pode testar múltiplos elementos de um site ou anúncio e assim aprender mais sobre o comportamento dos consumidores. Dessa forma fica mais fácil refinar suas páginas de produtos, remover obstáculos de usabilidade e fazê-los comprarem cada vez mais.
Assim que puder clique em “Miess na VTEX” e conheça uma loja virtual que realiza testes AB periodicamente.
VANTAGENS DE FAZER TESTE AB
Ao fazer testes AB você pode, por exemplo:
- Descobrir qual versão de uma página de produto mais agrada os consumidores;
- Saber qual formato de botão “Comprar” gera mais vendas;
- Saber qual cor de página gera melhores resultados;
- Comparar e saber quais descrições, imagens, formatos e outros itens convertem mais;
- Descobrir quais anúncios conduzem mais consumidores para suas páginas de vendas;
- Entender o que causa abandono de carrinho na sua loja virtual e depois corrigir o problema;
- Saber o que mudar no layout e no Design para gerar mais leads e/ou vendas.
Como se pode observar, o Teste AB é uma ferramenta que permite entender como os consumidores acessam seus anúncios e a sua loja virtual. Daí, então, dá para melhorar a experiência de uso e assim facilitar cadastros e vendas.
Vale lembrar que lado a lado com o Teste AB você pode usar os mapas de calor, as sessões de gravações, as micro taxas de conversão e outros recursos do Marketing de Performance. Você pode encontrar e colocar em prática esses recursos a partir de sistemas como Hotjar, Microsoft Clarity e Google Optimize, e de plataformas de e-commerce como a VTEX.
Assim que puder clique em “Testes de usabilidade” e conheça 5 ferramentas que lhe ajudarão a melhorar o seu layout e-commerce.