Expectativa de crescimento no e-commerce brasileiro é alta em 2014. A personalização de produtos e o uso das redes sociais continuam como forte tendência.
De maneira geral, a tendência do e-commerce é crescer ainda mais no Brasil em 2014. Isso porque, segundo pesquisa da consultoria A.T. Kearney, o país está em oitavo no ranking dos países com maior potencial de varejo virtual. No balanço realizado em 2012 o faturamento total chegou a R$ 28 bilhões. O valor expressivo somado ao aumento do acesso à internet – em locais antes precários – mostra a tendência do crescimento do e-commerce.
Dentro do marketing digital será cada vez mais recorrente os lojistas contratarem agências digitais para criarem campanhas de marketing grandiosas, usando a seu favor as redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Pinterest para divulgação. Outro fato que já existe, mas que deve aumentar é a criação de produtos personalizados de acordo com as exigências de cada cliente.
Isso já acontece em algumas lojas especializadas como de camisetas, porém a tendência é de empresas com foco em outros produtos aderirem ao mesmo conceito. Neste caso o pedido e pagamento são feitos primeiro, para depois o produto ser customizado pelo lojista e encaminhado ao comprador.
Em 2014, o conteúdo do site não estará mais voltado exclusivamente a descrições detalhadas dos produtos, a tendência é de que sejam divulgadas informações mais atrativas e de entretenimento relacionadas ao segmento do produto de interesse e o uso de vídeos explicativos dos produtos deve ser explorado na loja virtual.
Com isso, a loja virtual ganha mais credibilidade e torna-se referência para consulta entre os usuários e não apenas um portal de compra e venda. E, por último, é imprescindível melhorar o atendimento principalmente no pós-venda, pois este ainda é o diferencial para um e-commerce ganhar destaque e recomendações, possibilitando assim a captação de novos clientes.