Quais as tendências do Marketing Digital para 2019? As novidades vão “aposentar” os recursos que já estão sendo utilizados? Em quais ferramentas de Marketing Digital um(a) empreendedor(a) e-commerce como você deve apostar no próximo ano?
Tendências do Marketing Digital para 2019
As tendências do Marketing Digital abordadas neste artigo já estão em desenvolvimento há muito tempo. Entretanto, agora elas estão mais maduras. Sendo assim, em 20019 nós provavelmente teremos:
• Mais buscas por voz:
De acordo com pesquisa da ComScore mencionada por Thaís Yumi no blog da Conversion, até o ano de 2020 aproximadamente 50% das pesquisas realizadas em tecnologias móveis serão feitas via voz.
Com isso, ocorrerão mudanças no e-commerce SEO. Por exemplo, as frases faladas são diferentes das frases digitadas. As primeiras são mais abrangentes. As segundas são mais econômicas. Isso, por si só, muda muitas coisas.
• Mais transmissões ao vivo:
Os vídeos continuarão “bombando” e os influenciadores digitais terão mais momentos de fama e mais oportunidades para divulgar sua loja virtual. Além disso, teremos também mais demandas por transmissões ao vivo.
Internautas assistem transmissões ao vivo 3 vezes mais do que aos vídeos gravados, segundo estatística da Social Media Today publicada no site Marketing de Conteúdo. A tendência é, então, que as lives aumentem.
• Mais realidades alternativas:
As realidades “Aumentada” e “Virtual” amadurecem na mesma medida em que crescem o número de desenvolvedores e também de usuários desses sistemas. Há dificuldades no setor, entretanto, estas tecnologias são persistentes.
Para você ter uma ideia, enquanto escrevo este artigo para o blog da Agência e-Plus, o site da Embalagem Marca publicou o post “Coca-Cola mostra ursos dentro de embalagens com app de realidade aumentada”. Vale a pena conferir!
• Mais Big Data:
Novos sistemas e também velhos sistemas agora aperfeiçoados coletarão uma quantidade cada vez maior de dados de consumidores e clientes. Isso, por sua vez, possibilitará um estudo aprofundado do público-alvo.
Entre os profissionais de Marketing Digital, surgirão cada vez mais gente especializada em interpretação de estatísticas. Em resumo, as exatas marcarão mais presença no setor com seus cientistas de dados.
• Mais Inteligência Artificial:
Notar-se-á uma presença maior de sistemas de Inteligência Artificial (AI). Eles serão utilizados na operação de chatbots para e-commerces como o seu, e em automação de processos como os de E-mail Marketing, por exemplo.
Com isso, os empresários do comércio eletrônico poderão manter ou até aumentar a qualidade do atendimento e ao mesmo tempo reduzir seus custos operacionais.
As tendências de Marketing Digital vão superar recursos antigos?
Recursos como E-mail Marketing, blog e-commerce, links patrocinados para e-commerce e e-books, entre outros, serão superados pelas tendências de Marketing Digital?
A resposta é “não”. Tudo indica que as estratégias de Marketing Digital mais usadas atualmente continuarão em voga, a maioria delas aperfeiçoadas e até integradas com novos sistemas.
Seja como for, é preciso investir em divulgação. Uma loja virtual que não anuncia tem poucas possibilidades de fazer conversões. Então, em 2019, aposte no Marketing Digital para obter mais visitantes e assim vender mais!