Tecnologias imersivas é o nome dado às tecnologias que permitem aos humanos simular ambientes virtuais ou intercalar ambientes e elementos virtuais e físicos, criando desse modo uma sensação de conexão e integração. Por isso, pelo poder de gerar tangibilidade aos produtos, esse tipo de tecnologia tem um alto potencial para uso no e-commerce.
A saber, incluem-se no rol de tecnologias imersivas hardwares como os celulares, os computadores e os óculos 3D, por exemplo, que combinados com determinados softwares e aplicações podem gerar experiências imersivas como:
- VR – Realidade Virtual: um ambiente virtual que pode ser semelhante ao mundo físico;
- Ar – Realidade Aumentada: sobrepõe elementos virtuais em meio ao mundo físico;
- MR – Realidade Mista: permite interagir com elementos virtuais sobrepostos ao mundo físico.
Sendo assim, essas tecnologias imersivas possibilitam que os consumidores possam observar imagens de produtos em 3D e interagir com eles. Os consumidores podem, desse modo, ver melhor as características dos produtos e até experimentá-los virtualmente antes de comprar.
Em outras palavras, as tecnologias imersivas melhoram a experiência de compras. Assim, elas permitem aumentar as conversões da sua loja virtual, gerando mais lucro para o seu negócio. Continue lendo e saiba mais!
AS VANTAGENS DAS TECNOLOGIAS IMERSIVAS NO E-COMMERCE
Uma das principais vantagens das tecnologias imersivas no e-commerce é que elas permitem que os consumidores possam ver os produtos em 3D. Desse modo, é possível conhecer melhor os detalhes de cada item. Isto é, o recurso torna o produto mais tangível, o que aproxima o consumidor da mesma experiência que ele pode ter em uma loja física.
Essa qualidade, por sua vez, melhora a percepção do produto em até 23% e aumenta a intenção de compra em até 29%, de acordo com dados de uma pesquisa da Cappasity. Com efeito, a experiência do cliente se torna 33% mais eficiente.
Além disso, as tecnologias imersivas podem reduzir as devoluções de produtos. De fato, 35% dos entrevistados pela Cappasity dizem que a discrepância entre as fotos e o produto real é o principal motivo deles devolverem itens comprados no e-commerce.
Outro ponto positivo das tecnologias imersivas é que elas podem aumentar o engajamento. Para você ter uma ideia, o estudo da Cappasity revelou que imagens de produtos em 3D aumentam o tempo que um consumidor gasta em uma página de produto em 15 a 40 segundos em média. E quanto maior o tempo gasto pelo consumidor em uma página, maior a chance dele fazer uma compra.
Ademais, o tempo de engajamento influencia o SEO. É que para os motores de buscas como o Google, o Bing e o Yahoo, os tempos de engajamento mais longos indicam que a qualidade do conteúdo é boa.
COMO IMPLANTAR NA SUA LOJA VIRTUAL?
A melhor forma de implantar tecnologias imersivas na sua loja é contar com uma plataforma headless como a VTEX, por exemplo. Com esse tipo de plataforma você pode integrar apps de RA, VR e MR de forma mais prática por meio de APIs.
A título de exemplo, com a VTEX é possível implementar o app RU2. Esse app pode fornecer aos consumidores da sua loja virtual experiências 3D e interação com hologramas, entre outras, que melhoram a experiência de compras.
Para implantar tanto a plataforma VTEX quanto apps de tecnologia imersiva você pode recorrer às agências de e-commerce como a Agência e-Plus. a Agência e-Plus, vale informar, é certificada em VTEX desde 2015, tendo produzido projetos para grandes marcas como a Speedo e Pirelli desde então.
Caso queira saber mais sobre o uso e implantar tecnologias imersivas no e-commerce, clique no botão a seguir e inicie uma conversa conosco via app mensageiro: