Dados do estudo “E-commerce Radar 2017” realizado pela consultoria Atlas apontam que a Taxa de Conversão do e-commerce no Brasil é maior no estado de Santa Catarina. O estado de São Paulo aparece na 4ª posição na mesma lista, atrás também do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do sul.
Para quem não sabe, a Taxa de Conversão é um indicador que expõe o percentual de vezes que a soma dos visitantes de uma loja virtual fechou vendas em um determinado espaço de tempo.
Como exemplo, suponhamos que nos últimos 30 dias o seu site e-commerce tenha recebido 188.000 visitantes e que tenha fechado 4.496 vendas. Para encontrar o percentual da Taxa de Conversão basta dividir o número de vendas pelo de visitantes e multiplicar por 100, o que neste caso resulta em 2,4%.
Acompanhe a seguir alguns números da pesquisa “E-commerce Radar 2017” sobre este tema.
Taxa de conversão do e-commerce nos estados brasileiros
Confira as estatísticas de conversão de vendas em lojas virtuais do país, por estado, em 2017:
– Santa Catarina: 1,7%
– Rio de Janeiro: 1,6%
– Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul: 1,5%
– Distrito Federal e São Paulo: 1,4%
– Mato Grosso e Paraná: 1,3%
– Minas Gerais e Espírito Santo: 1,2%
– Rondônia: 1,1%
– Tocantins, Roraima, Goiás e Bahia: 1,0%
– Acre, Amapá, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe e Piauí: 0,9%
– Pará, Amazonas, Ceará e Alagoas: 0,8%
– Pernambuco e Paraíba: 0,7%
Como se pode observar, de acordo com esses números o comércio eletrônico de Santa Catarina é o que tem tido melhor aproveitamento de vendas em relação ao número de visitantes.
Como melhorar o aproveitamento de vendas
Para melhorar a taxa de vendas, um administrador de e-commerce como você precisa otimizar constantemente a sua loja virtual. Deve-se implementar novas tecnologias como a do SmartCheckout, entre outras, que reduzem o abandono de carrinho e ajudam os consumidores a comprarem com mais facilidade.