Swift: um case de sucesso com tecnologias VTEX

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Saiba como a empresa de produtos alimentícios congelados aumentou a receita em 198%

Swift usa VTEX para unificar comércio de carnes online e offline. Foto meramente ilustrativa: @chandlervid85
Swift usa VTEX para unificar comércio de carnes online e offline. Foto meramente ilustrativa: @chandlervid85

Olá, olá, amigos e amigas do blog da Agência e-Plus, tudo bem? Apresento para vocês mais um artigo da série mensal sobre os grandes cases de sucesso da VTEX. Mas antes de começar gostaria de lembrar que iniciei esta série em janeiro de 2023. Desde então, já expus aqui os cases do Carrefour, Aramis, Ri Happy, Decathlon, Under Armour, Samsung, Unilever, Electrolux, Sony e Motorola. Agora, contudo, chegou a vez da Swift, uma empresa alimentícia norte-americana adquirida pela empresa brasileira JBS por US$1,4 bilhão em 2007. Acompanhe esse case em seguida!

CONHEÇA A SWIFT

Swift é uma marca estadunidense que surgiu na história em 1855, portanto, há mais de 100 anos, por iniciativa do empresário Gustavus Franklin Swift. Em sua trajetória ela já atuou nas áreas de embalagem e comércio de carnes, queijos, margarinas e manteigas. Além disso, marcou presença nos ramos de seguros e petróleo.

Nos anos 1960, todavia, a Swift foi desmembrada. Naquele período, surgiu a Swift Independent Packing Company, que passou a cuidar apenas dos negócios de carne. Mais adiante, em 2007, a empresa foi adquirida pela JBS, que a administra até os dias atuais.

A JBS, por sua vez, é uma empresa multinacional com sede em São Paulo e presença em mais de 20 países como Estados Unidos, Canadá, Brasil e Austrália, por exemplo. Ela detém marcas como a Marba, Seara, Friboi, Doriana e Swift, entre outras.

Com DNA omnichannel, a Swift atua em vários canais. Ela possui mais de 400 lojas físicas, sobretudo em grandes cidades do Brasil; um site de e-commerce; e um aplicativo de e-commerce. Além disso, tem lojas móveis em vans e lojas dentro de grandes supermercados.

Nos últimos anos, os diretores da empresa chegaram à conclusão de que precisavam equipar seu e-commerce com recursos para grocery, com serviços de separação e entrega de produtos congelados. Foi daí que surgiu a ideia de usar a plataforma VTEX para orquestrar esse projeto.

O PROJETO DA SWIFT COM TECNOLOGIAS VTEX

O projeto da Swift com tecnologias VTEX consiste na criação de um comércio unificado, o qual abrange a integração dos estoques das lojas físicas com a loja virtual e aplicativo. A ideia, com isso, é facilitar a experiência de compras do consumidor em todos os canais de vendas.

SOLUÇÕES

A Swift implantou um e-commerce com a plataforma VTEX em 2017. Desde então, a empresa vem atuando na melhoria contínua deste canal de vendas e também dos seus canais de vendas offline. Por meio das tecnologias VTEX, ela conseguiu implantar várias soluções nos últimos anos, tais como:

  • VTEX OMS: com esta ferramenta, a Swift consegue unificar seus estoques, permitindo assim a criação de uma prateleira infinita, o que evita a ruptura de estoque. Dessa maneira, as lojas físicas podem receber pedidos do aplicativo e da loja virtual da marca. O sistema consegue identificar quais os estoques mais próximos que podem atender aos pedidos. Ele exibe as possibilidades de entrega de acordo com a disponibilidade dos estoques;
  • VTEX Pick and Pack: com esta solução, a Swift transformou suas lojas físicas em pequenos Centros de Distribuição regionais. Este recurso permite que os funcionários das lojas realizem o fulfillment e, desse modo, entreguem o produto para os clientes dos canais online ou offline no mesmo dia ou em até 2 horas. Ou seja, agora a empresa pode oferecer experiência de entrega como a ship from store e pick up in store.

Enfim, a criação de um comércio unificado por meio das tecnologias VTEX proporcionou à Swift a chance de alcançar uma grande expansão. No próximo tópico, eu apresento alguns resultados que a companhia obteve nos últimos anos. Confira!

Vídeo: saiba mais sobre a plataforma VTEX (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

RESULTADOS DO PROJETO DA SWIFT COM A VTEX

Por meio das tecnologias VTEX, a Swift conquistou:

  • 198% de crescimento nas transações;
  • 49% de aumento da taxa de conversão;
  • 198% de aumento da receita.

Vale mencionar, a Swift multiplicou em 8 vezes o crescimento desde 2019, graças às tecnologias VTEX. Um crescimento assim, de 700%, não é todo dia que se consegue. Mas com a VTEX, tudo é possível. Pois, então, faça como a Swift, implante um comércio unificado com a VTEX!

COMO IMPLANTAR UM PROJETO COM TECNOLOGIAS VTEX?

Para implantar um comércio unificado com as tecnologias VTEX como fez a Swift, recorra ao suporte especializado da Agência e-Plus. A Agência e-Plus é certificada em VTEX desde 2015 e, portanto, está habilitada para criar, implementar, migrar, evoluir, fazer o redesign, gerenciar e divulgar, além de prestar consultoria, assessoria, suporte e treinamento com essa tecnologia. 

Reconhecida mundialmente pelo Quadrante VTEX, a Agência e-Plus possui mais de 400 projetos em mais de 10 países como o Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica e Equador, entre outros, para marcas como a Pirelli, Wahl, Pierre Cardin, Xerox, Speedo, Le Coq Sportif, Gregory, Torra e Sonda, por exemplo. Para contratar, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo: