Do Inglês, “storefront” é nada mais do que a vitrine, frente de loja ou fachada de loja. No meio digital, esse termo se refere sobretudo à parte de uma loja virtual visível para o consumidor final na web. Em outras palavras, storefront é a interface de um e-commerce.
Um e-commerce, para quem não sabe, tem duas partes. A parte do back-end e a do front-end. O back-end é a estrutura de código da loja, a qual não pode ser vista online. É a área de atuação dos programadores back-end. Poderíamos chamá-la de “storeback”.
Enquanto isso, o front-end é o template da loja que aparece no navegador de internet, também chamado de “head” ou “cabeça” do negócio digital. É a área de atuação dos desenvolvedores front-end.
O front-end, portanto, somado a outros recursos como aplicativos auxiliares que oferecem maior usabilidade aos consumidores que navegam em uma loja virtual, é o que chamamos de storefront.
IMPORTÂNCIA DO STOREFRONT NO E-COMMERCE
O storefront é uma das partes mais importantes de um e-commerce. É por meio dele que os consumidores podem acessar, usar e fazer compras em uma loja virtual ou marketplace, por exemplo.
Obviamente, todos os e-commerces têm um storefront. Mas nem todos têm um que seja bom. Uma frente de loja boa é aquela que possui a forma e a função, isto é, o design e a usabilidade bem desenvolvidos.
O design bonito, neste caso, permite que o e-commerce se destaque dos demais. Desse modo, ele proporciona maior valorização da sua marca. Além disso, transmite credibilidade, o que é fundamental para que os consumidores se sintam bem para comprar online.
Já a usabilidade torna o uso da loja virtual mais fácil. Ela tem a ver com praticidade e agilidade de acesso, com acessibilidade e segurança. Também pode se referir à legibilidade e facilidade de visualização de informações, entre outras coisas.
Portanto, ao desenvolver o storefront do seu e-commerce certifique-se de que a forma e a função sejam bem desenvolvidas. Isso certamente lhe ajudará a obter mais acessos e a gerar mais vendas.
COMO DESENVOLVER UMA INTERFACE EXCELENTE
Para desenvolver um storefront e-commerce de ótima qualidade, você deve começar fazendo um planejamento. Coloque no papel, por exemplo, como será a arquitetura da informação da sua loja online.
Além disso, o template da loja deve considerar as cores e padrões da sua Cultura Organizacional. Se você tiver um Manual de Marca, esse procedimento será muito mais fácil de realizar.
Lembre-se, o desenvolvimento do storefront requer softwares como um bom CMS ou um kit de ferramentas como o FastStore VTEX ou o VTEX IO, além de uma plataforma e-commerce avançada.
Uma vez pronto, você deve testar seu storefront e realizar otimizações pontuais. Para fazer os testes, use ferramentas como a Hotjar, Google Optimize e Microsoft Clarity, entre outras. Enfim, um storefront nunca é definitivo. Você tem que testá-lo e melhorá-lo sempre.
Assim que puder clique em “Look and feel” e saiba mais sobre forma e função no e-commerce!