Startup e-commerce: o que é, como funciona e como iniciar a sua

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Conheça as características e confira um exemplo de sucesso!

Startup e-commerce: crie um Produto Viável Mínimo e aperte o "Play".

25 Startup e-commerce: crie um Produto Viável Mínimo e aperte o “Play”.

Startup é uma empresa cujo modelo de negócio é desenvolvido em um cenário de incertezas, mas que tem potencial para crescer contínua e rapidamente, e ser repetível. Essa é a definição clássica. E uma startup e-commerce, por sua vez, é tudo isso, só que desenvolvida no ambiente do comércio eletrônico.

De fato, existem muitas teorias sobre esse tema, mas a que eu mais gosto é a da startup enxuta, que abordo a seguir.

A startup enxuta e a startup e-commerce

“Startup enxuta” é um termo cunhado pelo empreendedor norte-americano Eric Ries para nomear um tipo de empresa que:

• Cria e lança um produto básico chamado de Produto Viável Mínimo (PVM);

• Gasta o mínimo possível com a criação e lançamento do PVM no mercado;

• Emprega uma tática de teste, aprendizado e otimização contínua do produto;

• Evita desperdícios.

Como se pode observar, trata-se de um método diferente daquele no qual se utiliza um Plano de Negócios. Enquanto no método convencional realiza-se um extenso estudo prévio antes do lançamento, no método da startup enxuta a maior parte do estudo, aprendizado e otimização ocorrem com a empresa já em funcionamento.

Muitos dos e-commerces brasileiros começam assim. Ou seja, seus empreendedores vendem um PVM de um jeito bem econômico. Essas vendas geralmente iniciam-se nas redes sociais ou em blogs simples, por exemplo. E só depois de uma breve maturação é que melhoram o PVM e passam a vendê-lo em uma loja virtual.

O básico da startup enxuta para você criar sua startup e-commerce

Basicamente, uma startup enxuta requer:

Visão:
Compreende iniciar, definir, aprender e experimentar um PVM.

Direção:
Abrange saltar para o próximo passo, testar, medir e desistir ou perseverar.

Aceleração:
Requer agrupar em lotes, crescer, adaptar, inovar (criar novos PVMs).

Todas estas etapas são descritas com maestria por Eric Ries no livro “A startup enxuta”, o qual recomendo a leitura. Aproveito para lembrar da existência do livro “Comece sua startup enxuta”, de autoria de Ash Maurya, que possui um roteiro completo de implementação.

Livros para você criar sua startup e-commerce com o método da startup enxuta

Livros para você criar sua startup e-commerce com o método da startup enxuta

Um exemplo de startup e-commerce

Andrew Green fundou a Twelve South em 2009 para fabricar e vender acessórios para os produtos da Apple. No ano seguinte, aproveitando a onda do iPad, ele criou um PVM que era uma bolsa para que as pessoas pudessem transportar o aparelho.

Essa bolsa possuía um lindo formato e aparência livro. O problema é que, sem saber as medidas exatas do iPad (que estava para ser lançado), os primeiros exemplares da bolsa tinham uma folga que incomodava os usuários.

Então, Andrew otimizou seu produto e o reposicionou no mercado por meio de uma campanha de Marketing. Deu certo! A nova bolsa gerou tantos pedidos que causou surpresa no empreendedor.
Na sequência, Andrew criou outros PVMs para outros produtos da Apple, os quais agora são comercializado na loja virtual da Twelve South. A empresa, que tinha apenas 12 empregados, faturou US$ 1 milhão em 2012.

Hoje, de acordo com a plataforma de insights competitivos Owler, a Twelve South conta com 297 colaboradores e está à frente de todos os seus concorrentes. A empresa fatura US$ 47,5 milhões por ano.