Split de pagamento é uma ferramenta que tem como objetivo distribuir o pagamento realizado pelo consumidor durante uma compra em um marketplace entre as diversas lojas e instituições envolvidas na transação.
Dessa maneira, tanto as compras quanto o processamento dos pagamentos torna-se mais prático, o que reduz o abandono de carrinho e poupa o tempo dos consumidores, entre outras vantagens.
Quem é quem no split de pagamento?
No contexto em que as transações do split de pagamento ocorrem, o:
• Seller é o vendedor ou lojista em um marketplace;
• Marketplace é o shopping virtual onde vários sellers comercializam produtos;
• Consumidor é aquele que está pesquisando um produto para comprar;
• Cliente é o consumidor que comprou um produto;
• Transportadora é a empresa que entregou o produto na casa do cliente;
• Gateway de pagamento é a empresa que gerencia os pagamentos e o split;
• Split de pagamento é o aplicativo que distribui o pagamento aos recebedores.
Enfim, agora que sabemos quem é quem, como seria o funcionamento de um split?
Passo a passo de funcionamento de um split de pagamento
O recurso funciona basicamente da seguinte forma:
1. Um consumidor entra em um marketplace e compra produtos de vários sellers;
2. Contudo, na hora de finalizar a compra, o consumidor faz um único pagamento;
3. O split distribui o valor entre os sellers, transportadora, gateway e marketplace.
Dessa forma, o split de pagamento repassa o valor pago pelo consumidor de forma equivalente ao valor das compras para cada seller envolvido. Além disso, ele distribui as comissões do gateway e também o montante do frete da transportadora.
Pois bem, mas quais as vantagens disso?
Vantagens do split de pagamento
De fato, essa ferramenta confere vantagens tanto para os sellers quanto para os consumidores, observe:
• O consumidor pode reunir compras feitas em vários sellers no mesmo carrinho;
• Assim, ele não precisa refazer o checkout e pagar cada seller individualmente;
• O consumidor faz um único pagamento, que é distribuído aos sellers pelo split;
• Isso aumenta a praticidade das compras e assim diminui o abandono de carrinho;
• Ademais, melhora a usabilidade do marketplace e aumenta as vendas dos sellers.
Ou seja, um aplicativo de split de pagamento torna o marketplace mais prático. Dessa maneira, ele também possibilita que os consumidores façam compras maiores, isto é, com maior Ticket Médio.