Navego pela web rotineiramente e, de vez em quando, observo que algumas empresas comercializam produtos e serviços pela internet via sites institucionais e não por meio de uma loja virtual, o que acho um erro.
Com base nessa observação, eu comecei a refletir sobre o que uma plataforma e-commerce poderia agregar a esses negócios para otimizá-los e, assim, produzi esta lista de soluções possíveis, confira:
– Soluções de automatização
Uma plataforma e-commerce permite criar, publicar e gerenciar uma loja virtual, a qual agiliza as vendas. Isto é, todo o fechamento de vendas feito manualmente via site institucional passa a ser realizado mais rapidamente de forma automática via software em um site e-commerce.
– Soluções Omni-channel
Uma plataforma e-commerce viabiliza a integração multicanal dos elementos que formam o seu negócio como um todo. Ou seja, por meio dela é possível agrupar os dados e a administração da loja virtual, loja física, redes sociais, televendas, revendedores, etc., em uma única ferramenta.
– Soluções Front-end
Uma plataforma e-commerce conta com recursos para criação de layouts exclusivos e objetos interativos (via Front-end) que intermediarão a comunicação entre você e milhares de usuários. Assim, ao invés de atender apenas uma pessoa por vez durante o horário comercial, você poderá atender várias pessoas simultaneamente 24 horas por dia, 7 dias por semana, 30 dias por mês, 12 meses por ano. Isso resultará em maior volume de pedidos e de vendas e, consequentemente, em mais lucro.
– Soluções Back-end
Uma plataforma e-commerce como a Vtex, por exemplo, possui ferramentas que possibilitam que os usuários programem extensões e recursos (via Back-end) que podem ser integrados ao código fonte do sistema. Isso aumenta a liberdade de criação de soluções personalizadas conforme a demanda da sua loja virtual.
– Soluções de escalabilidade
Uma plataforma e-commerce como a Vtex conta com infraestrutura de data center robusta e sofisticada, ideal para suportar o crescimento, a audiência e o uso intenso do seu site e-commerce principalmente quando há necessidade de escalabilidade.
– Soluções SEO
Uma plataforma e-commerce vem geralmente com um conjunto de utilidades SEO para facilitar a indexação e o posicionamento das páginas de vendas da loja virtual nos motores de buscas como o do Google. O fator SEO é de extrema importância para o sucesso do seu e-commerce, pois ele é o responsável por gerar visitas orgânicas à sua loja online.
– Soluções de Marketing Digital
Uma plataforma e-commerce facilita a criação de estratégias de Marketing Digital que, por sua vez, podem incluir a realização de promoções, a publicação de links patrocinados para e-commerce, a produção de campanhas de E-mail Marketing, a inclusão das páginas de vendas em sites comparadores, etc.
– Soluções de vendas
Uma plataforma e-commerce permite criar, integrar e operar múltiplos canais de atendimento e vendas tais como páginas de vendas de produtos, chat, e-mail, fórum, telefone, destino físico, redes sociais, programas de afiliados, CRM + e-mail + telefone, entre outros.
– Soluções de segurança
Uma plataforma e-commerce possibilita a implantação de lojas virtuais com certificações de segurança que garantem a proteção tanto dos usuários quanto dos próprios donos das lojas contra fraudes de todos os tipos.
– Soluções de pagamento
Uma plataforma e-commerce pode oferecer variadas formas de pagamento, dentre elas o cartão de crédito, o bitcoin, a carteira digital, o dinheiro vivo e outras mais, o que lhe permitirá conquistar todos os tipos de clientes e torna-los seus fregueses.
Como você já deve estar imaginando, uma loja virtual é uma ferramenta muito mais interessante para vender produtos e serviços pela internet do que um site institucional. Por isso, amigo e amiga, não percam mais tempo! Procurem uma agência de Marketing Digital que façam a implantação de e-commerce o mais rápido possível!