Software para e-commerce

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10 tipos de sistemas para criar e melhorar a performance de lojas virtuais

Software para e-commerce: existem vários tipos de sistemas para desenvolver e incrementar lojas virtuais
Software para e-commerce: existem vários tipos de sistemas para desenvolver e incrementar lojas virtuais

Software para e-commerce é como são chamados os sistemas que possibilitam desenvolver e também otimizar a performance de lojas virtuais. O principal deles, você deve saber, é a plataforma e-commerce. Mas existem outros, os quais permitem trabalhar o atendimento, o Marketing e a gestão do seu comércio eletrônico como um todo. Conheça alguns deles adiante!

  • Acesse e leia também o post “Embalagem para e-commerce”. Desse modo, entenda como a padronização é importante na hora de empacotar os produtos da sua loja virtual!

SOFTWARE PARA E-COMMERCE: 10 TIPOS DE SISTEMAS

Um pequeno e-commerce MEI sem funcionários (operado apenas pelo dono) pode muito bem trabalhar com um único sistema, a plataforma e-commerce. Todavia, quando o negócio é uma pequena ou média empresa (e daí para cima), então serão necessários softwares de apoio.

Por isso, preparei a lista “Software para e-commerce”, que você poderá acessar em seguida. Ela conta com dez tipos de sistemas para comércio eletrônico. Separei eles por funções, como se pode observar. Confira:

01 – Plataforma de e-commerce:

A plataforma de e-commerce é onde se pode criar o layout e o Design da loja virtual. Ademais, também é por meio dela que é possível gerenciar os acessos e vendas online. Plataformas como a VTEX e Linx, por exemplo, estão entre as mais completas do mercado. Elas são indicadas para lojas que terão faturamento mensal acima de R$ 70 mil.

02 – Pagamentos:

Para proporcionar maior usabilidade para a sua loja virtual você poderá integrar à sua plataforma e-commerce sistemas como os gateways de pagamento. Esses softwares são mantidos por operadoras financeiras. Estas, por suas vezes, autorizam pagamentos online com mais praticidade para os consumidores. Assim fica mais fácil vender.

03 – Segurança:

A segurança no e-commerce passa por sistemas diversos como os protocolos de criptografia como o Secure Sockets Layer (SSL). Existem também aplicativos que realizam análises de risco e assim impedem fraudes de cibercriminosos. Por fim, há os softwares que realizam auditorias de segurança na loja virtual. Use-os e mantenha sua loja blindada.

Quando o assunto é software para e-commerce, a segurança é prioridade
Quando o assunto é software para e-commerce, a segurança é prioridade

04 – Logística:

Softwares logísticos como o Warehouse Management System (WMS) e o Transportation Management System (TMS) possibilitam que os seus estoques sejam organizados de um jeito mais inteligente e que as suas entregas sejam feitas mais rapidamente. Esses sistemas podem ser integrados diretamente à plataforma de e-commerce e loja virtual.

05 – Gestão:

Além de realizar a gestão de estoques e entregas, você deverá administrar os relacionamentos com clientes, os pedidos e a empresa e-commerce em geral. Para tanto, integre à sua loja virtual softwares como o Enterprise Resource Planning (ERP), o Customer Relationship Management (CMR) e o Order Management System (OMS), entre outros.

06 – Marketing:

Para atrair visitantes para a sua loja virtual será necessário trabalhar com vários sistemas de Marketing Digital. Um deles é a plataforma Google Ads, com a qual é possível criar e publicar anúncios com links apontados para as suas páginas de vendas. Outros softwares importantes são os de automação de Marketing e automação de E-mail Marketing.

Aumente o desempenho do seu e-commerce por meio de uma plataforma de automação de Marketing
Aumente o desempenho do seu e-commerce por meio de uma plataforma de automação de Marketing

07 – Atendimento:

Este é outro grupo de software para e-commerce importante. Boa parte dos clientes consegue fechar uma compra online sozinha. Todavia, há uma parte deles que precisa de assistência. Daí, então, faz-se necessário usar softwares de atendimento, webchats, soluções de conversas por voz, entre outros sistemas.

08 – Analíticos:

Softwares analíticos como o Google Analytics, SEMrush e Ubersuggest, entre outros, permitem observar o funcionamento de diferentes aspectos de uma loja virtual, tais como as questões de SEO, por exemplo. Desse modo, com uma visão abrangente do seu e-commerce, você poderá otimizá-lo com mais certeza de sucesso.

09 – Business Intelligence:

Este tipo de software para e-commece permite coletar e analisar dados amplos do seu comércio eletrônico. Dessa maneira, pode-se cruzar dados e fazer descobertas que lhe ajudarão a tomar decisões melhores. Sistemas de Business Intelligence como o Hubin, Tableau e Power Bi, entre outros, possibilitam monitorar várias métricas do seu comércio eletrônico.

10 – Omnichannel:

Os sistemas omnichannel são aqueles que integram a sua loja virtual com outros canais de vendas como uma ou várias lojas físicas. O VTEX inStore, por exemplo, integra os estoques de todos os canais e assim viabiliza a criação de uma prateleira infinita. Desse modo, os consumidores podem ter acesso a todos os seus estoques em qualquer ponto de venda.

Use ferramentas omnichannel para integrar estoques, oferecer novas formas de entrega de produtos, melhorar a experiência do consumidor e muito mais!
Use ferramentas omnichannel para integrar estoques, oferecer novas formas de entrega de produtos, melhorar a experiência do consumidor e muito mais!

Muito bem! Mas uma vez que há tantos sistemas que podem ajudar uma loja virtual como a sua a prosperar, é bem possível que você esteja se perguntando como será possível instalá-los todos de uma vez. A resposta está no próximo tópico!

SOFTWARE PARA E-COMMERCE: UM PROJETO DE INSTALAÇÃO

Dada a realidade de muitas empresas brasileiras, as quais operam no limite, nem sempre é possível instalar todos esses sistemas em uma tacada só. O jeito, então, é implantá-los aos poucos, mês a mês, ano a ano.

Comece integrando os sistemas que são prioridade. Desse modo, a tendência é que a sua loja virtual melhore a performance em médio prazo. Sendo assim, você terá mais facilidade para integrar os sistemas seguintes, que também são importantes, mas não são prioridade agora.

Se a sua empresa ainda não tem loja virtual, então o negócio é entrar com um projeto de implantação de e-commerce. Em outras palavras, inicie uma transformação digital. Escolha uma plataforma, desenvolva uma loja e passe a vender online. Afinal de contas, as novas gerações vêm aí e elas já nasceram com um computador nas mãos. É para estas gerações que você terá que vender de agora em diante!

  • Acesse e leia também o post “Estratégia para e-commerce”. Dessa maneira, aprenda a criar metas adequadas, alinhadas com a Visão do seu negócio.