Social Commerce: como usar esta estratégia?

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Use as redes sociais para fazer muito mais vendas online!

Social commerce: seu e-commerce nas redes sociais. Imagem: @vectorjuice
Social commerce: seu e-commerce nas redes sociais. Imagem: @vectorjuice

Social Commerce, também chamado de s-commerce, é um tipo de comércio eletrônico que faz uso das funções das redes sociais para agregar, integrar e fidelizar usuários, bem como para lhes vender produtos e serviços.

A saber, o mundo hoje conta com 4,5 bilhões de pessoas conectadas à internet, de acordo com a pesquisa Global Digital Overview 2020, da agência We Are Social. O mesmo estudo nos mostra que 3,8 bilhões usam as redes sociais. Isto é, um mercado bem grande para o s-commerce.

Mas como usar essa estratégia e aproveitar tão grande público? É isso o que você vai ficar por dentro logo em seguida. Continue lendo!

COMO USAR O SOCIAL COMMERCE PARA VENDER MAIS?

Como dito, o social commerce é o uso de funções das redes sociais com o objetivo de fazer vendas online. Essas atribuições são, por exemplo, os recursos de compartilhar, curtir, avaliar e comentar; também incluem as ferramentas de shopping, live shopping e mensagens, entre outras.

Com efeito, com as redes sociais as pessoas podem fazer depoimentos e recomendações de um produto, de um serviço, uma loja virtual ou uma marca e-commerce, por exemplo. Além disso, elas podem comparar preços e até fazer reclamações. Ou seja, nas redes sociais as pessoas têm o poder de gerar conteúdo comercial e não só receber.

Por meio das redes sociais as pessoas também podem fazer compras via recursos de shopping. Elas podem até comprar ao vivo via live commerce. Também podem comprar por meio dos apps de mensagens como o Messenger, por exemplo.

Logo, os recursos das redes sociais sem dúvida podem aumentar a popularidade e as vendas de um e-commerce como o seu. Eles também são ótimos para gerar maior credibilidade e autoridade para a sua marca, além de proporcionar maior engajamento e fidelização, o que em última análise gera vendas. Isso tudo, por sua vez, faz parte do social commerce.

Seja como for, o primeiro passo para fazer uso do s-commerce é criar uma fanpage nas redes sociais. Aliás, recomendo que você faça isso nas mais usadas hoje em dia, que segundo a We Are Social são o Facebook, o Youtube e o Instagram.

Mas, se quiser, crie fanpages também no LinkedIn, TikTok, Pinterest, Twitter, etc. Escolha as redes sociais de acordo com o seu público. Se, por exemplo, o seu público gosta de vídeos, então priorize o Youtube. Contudo, se o que deixa o seu público mais feliz são as fotos, então priorize o Instagram e o Pinterest.

Vídeo: mais sobre social commerce

Além da fanpage

Criar uma fanpage não basta. Para fazer o s-commerce funcionar bem você deve também:

  • Publicar posts com frequência sobre os seus produtos, seus serviços, suas marcas, suas promoções e demais assuntos pertinentes;
  • Criar anúncios, isto é, você pode usar a plataforma social ads de cada rede social para manter um fluxo de publicidade;
  • Criar uma loja virtual dentro da rede social. No Facebook, por exemplo, é possível fazer isso e ainda oferecer o Facebook Pay como meio de pagamento;
  • Usar recursos como o Social Selling VTEX, que permite adicionar produtos em carrinho virtual e compartilhá-lo via rede social com um usuário, que só precisa pagar e finalizar a compra;
  • Transmitir live commerces periódicas, as quais podem ser apresentadas por um influenciador digital, que poderá ofertar produtos e fazer promoções ao vivo;
  • Investir em Marketing de redes sociais. Aproveite os recursos de divulgação da Meta Ads, Google Ads, LinkedIn Ads, Youtube Ads, TikTok Ads e outras plataformas.
Vídeo: saiba mais sobre Marketing de redes sociais!

Ademais, você pode integrar outros canais de vendas como a sua loja virtual e o seu marketplace com as redes sociais, o que potencializará ainda mais o seu s-commerce. Para tanto, use uma plataforma de comércio unificado. Assim, a experiência de compra poderá ser contínua e mais prática, e os seus clientes vão agradecer por isso.

NÚMEROS DO SOCIAL COMMERCE

O s-commerce está em franca ascensão. Para você ter uma ideia, de acordo com dados do Statista, as vendas globais por meio de plataformas de mídia social foram estimadas em US $992 bilhões em 2022. E a previsão é que as compras online por meio deste canal se tornarão ainda mais populares, chegando a US $2,9 trilhões em 2026. Ou seja, teremos um mercado quase três vezes maior em quatro anos. Outro estudo, também citado pelo Statista, demonstra que no Brasil 62% dos consumidores online já se engajaram no social commerce.

Um terceiro estudo do Statista aponta que, em 2022, as ofertas e os descontos foram os principais fatores que motivaram os consumidores online do mundo a aumentar a adesão ao social commerce. De acordo com a pesquisa, 36% dos entrevistados disseram que isso é um impulsionador de compras sociais, seguido da facilidade de compra (32%) e das ofertas exclusivas (27%).

Além disso, as redes sociais têm sido muito usadas para encontrar produtos. Nos EUA, por exemplo, 78% os usuários de redes sociais descobrem novos produtos por meio do Facebook, conforme números do Net Solutions citados pelo HubSpot. O Instagram e o Pinterent vêm em segundo lugar com 59%.

Em um cenário assim, anunciar é de extrema importância. Uma pesquisa de junho de 2021 também citada pelo HubSpot revelou que os anúncios de mídia social influenciam as decisões de compras de ao menos 35% dos consumidores online. O número saltou para 75% quando os entrevistados fazim parte da Geração Z (pessoas nascidas entre a segunda metade dos anos 1990 e início dos anos 2010).

COMO ANUNCIAR NAS REDES SOCIAIS?

Para anunciar nas redes sociais e, desse modo, aproveitar a onda do s-commerce, é necessário fazer uso das plataformas Ads. A Meta Ads, por exemplo, é ideal para quem quer anunciar em redes sociais como o Instagram e o Facebook. Já a Google Ads serve para quem pretende anunciar no Youtube. Você também pode usar a Pinterest Ads, TikTok Ads, Twitter Ads, LinkedIn Ads, entre outras, como desejar.

Caso não tenha as habilidades necessárias ou não possua uma equipe para lidar com essas plataformas, não se preocupe. Nestes casos, você sempre poderá contar com o suporte de uma agência de Marketing Digital como a Agência e-Plus, por exemplo.

A Agência e-Plus é Google Partner Premier, o que significa que ela está entre os 3% dos parceiros do Google com a melhor performance em divulgação de produtos na web. Além disso, a Agência e-Plus possui certificação Meta Buying Professional, o que a atesta como uma empresa de alta competência na criação de campanhas de anúncios no Facebook e Instagram.

Enfim, se você pretende emplacar campanhas de anúncios nas redes sociais com o suporte da Agência e-Plus, clique no botão a seguir e inicie uma conversa conosco agora mesmo via app mensageiro: