Sitemap para loja virtual é um arquivo em formato xml que contém um mapa das URLs do seu site e-commerce. Esse mapa deve ser enviado aos sites como o Google com o objetivo de agilizar a indexação ou cadastro das URLs no sistema de buscas.
Na prática, sites como o Google rastreiam a internet e podem encontrar as URLs de lojas como a sua a qualquer momento sem a necessidade de um sitemap. Ocorre, porém, que o sitemap agiliza o processo.
Neste post, você conhecerá a importância do sitemap no comércio eletrônico. Além disso, descobrirá como gerá-lo a partir da sua loja online. E, enfim, saberá como enviar isso para o Google. Continue lendo e fique por dentro!
IMPORTÂNCIA DO SITEMAP PARA LOJA VIRTUAL
Enviar um sitemap para um motor de buscas é um ato de Search Engine Optimization (SEO). Ou seja, trata-se de uma ação que visa otimizar o conteúdo orgânico do seu e-commerce para que ele apareça nos resultados das pesquisas feitas por consumidores na web.
Basicamente, o envio do sitemap permite, por exemplo:
- Acelerar a indexação da loja virtual em buscadores como o Google;
- Tornar muito mais rápida a indexação das páginas de produtos de lojas virtuais novas;
- Agilizar acessos vindos das buscas orgânicas e assim aumentar as vendas na loja virtual.
De fato, quanto mais as suas páginas de produtos aparecerem em boas posições no ranking de pesquisas de sites como o Google, mais visitas a sua loja virtual receberá. Logo, enfim, maior será a sua taxa de conversão de leads e de vendas.
Tudo isso é possível por meio do sitemap. Mas como gerá-lo e enviá-lo ao motor de buscas? Pois continue lendo porque este é o tema do próximo tópico!
COMO GERAR O ARQUIVO SITEMAP
O primeiro passo para gerar o arquivo sitemap da sua loja virtual é verificar se a sua plataforma e-commerce conta com recurso próprio para esta ação. Com efeito, no painel de controle da mesma, procure no menu por algum botão correlacionado. Observe, por exemplo, se o botão está na guia “catálogos” ou “feed de produtos”, entre outras.
Caso não encontre um recurso nativo para gerar sitemap, então recorra a um plugin. Visite a loja de plugins da sua plataforma e tente encontrar um que possa gerar o arquivo. Siga os procedimentos de instalação. Seja como for, nativo ou plugin, siga as instruções para gerar o sitemap. Uma vez com o arquivo, copie o link e envie para o Google Search Console.
Cadastre-se no Search Console, caso ainda não tenha feito isso. Logo depois, faça login no sistema e clique no botão “Sitemaps” no menu à esquerda. Cole a URL do sitemap que você obteve na sua plataforma de e-commerce. Em seguida, clique no botão “Enviar”. Prontinho. Agora, as suas páginas serão indexadas no Google de forma mais ágil.
Assim que puder clique em “Atualizações do Google” para conhecer as principais delas e ter uma noção de como otimizar o SEO da sua loja virtual.