Site para e-commerce: como montar

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Coloque sua loja virtual no ar e entre para o varejo online!

Site para e-commerce: monte o seu e faça vendas online 24 hora por dia, todos os dias do ano. Imagem: @stories
Site para e-commerce: monte o seu e faça vendas online 24 hora por dia, todos os dias do ano. Imagem: @stories

Montar um site para e-commerce é o sonho de milhares de brasileiros(as) como você principalmente agora que, devido à pandemia de Covid-19, cada vez mais pessoas optam por fazer compras via web. Mas como trazer esse negócio do papel para a realidade?

Bem, neste post apresento as tecnologias que você vai precisar para dar início em uma loja virtual básica, mas com alto potencial de sucesso. Pois então continue lendo e fique sabendo de tudo agora mesmo!


MONTANDO UM SITE PARA E-COMMERCE

A principal tecnologia necessária para a criação de um site para e-commerce é a plataforma e-commerce, que nada mais é do que um software. Trata-se de um sistema que pode ser do tipo “proprietário”, “open source” ou “SaaS”.

A escolha adequada da plataforma e-commerce pode lhe ajudar a ter taxas de conversão melhores
A escolha adequada da plataforma e-commerce pode lhe ajudar a ter taxas de conversão melhores

A plataforma do tipo proprietário é aquela em que você compra o código da empresa que a desenvolveu. Todavia, depois de comprar é necessário otimizar para evitar a obsolescência. Para fazer isso será preciso montar uma equipe de programadores.

Já a do tipo open source vem com código aberto e gratuito. Apesar, porém, de não precisar pagar nada para começar a usá-la, as plataformas assim também precisam de otimização. Sendo assim, como no caso do sistema proprietário você também precisará de uma equipe.

As plataformas SaaS, enfim, são aquelas cujo desenvolvimento e otimização ficam a cargo de uma empresa. Essa empresa não vende o código, mas apenas aluga a plataforma. Você faz um pagamento mensal para ter o direito de usar. A empresa dona da plataforma cuida das otimizações.

Hoje em dia, a maioria dos varejistas prefere usar as plataformas SaaS, pois desse modo não precisam lidar com manutenções do sistema. Além disso, esse tipo de plataforma funciona em nuvem e dessa forma o seu uso pode ser feito a partir de qualquer lugar com acesso à internet.

Escolhendo uma plataforma e-commerce

VTEX Brasil: plataforma e-commerce tupiniquim funciona a partir da nuvem
VTEX Brasil: plataforma e-commerce tupiniquim funciona a partir da nuvem

Para escolher uma plataforma e-commerce leve em conta o tamanho da sua operação. Se, por exemplo, o seu negócio tiver potencial para faturar mais de R$ 60 mil mensais, então é o caso de contratar uma plataforma robusta como a SaaS VTEX.

Contudo, se você for um(a) MEI, é ótima ideia optar por uma plataforma como a Loja Integrada, que é fácil de configurar e usar. Assim, depois que o seu negócio amadurecer um pouco mais você poderá migrar para a VTEX e se manter em evolução.

Avalie, enfim, o que é melhor para o seu projeto agora. Escolha a melhor plataforma e-commerce para o momento. Depois, quando tudo estiver estável, você poderá pensar em unificar seu comércio físico com o virtual, bem como expandir para marketplace.

https://youtu.be/oau92SKHd0E
Vídeo: crie um layout para o seu e-commerce com a ajuda da agência e-Plus!

SITE PARA E-COMMERCE: RECURSOS BÁSICOS

Para começar a vender em um site e-commerce é necessário contar com recursos de pagamento, entrega e atendimento, entre outros. Esses recursos precisam se integrar à sua plataforma e-commerce (clique nos links em verde para se aprofundar nestes temas):

Com uma boa plataforma e-commerce e recursos de pagamento, entrega e atendimento já é possível colocar no ar o seu site de e-commerce e fazer as primeiras vendas. Depois disso, aposte na melhoria contínua para evoluir e crescer.

Assim que puder clique em “Etapas para desenvolvimento de loja virtual” e leia um post complementar.