Em Logística, “sistema de gestão de frotas” é o nome dado aos softwares que possibilitam organizar, monitorar e controlar diferentes aspectos e atividades de um conjunto de veículos voltados para entregas de mercadorias. No e-commerce, esse tipo de sistema pode ser útil sobretudo para operações logísticas dos setores B2C, B2B e D2C, entre outros.
Por meio desse sistema você pode, por exemplo, rastrear cada veículo da sua frota por meio de GPS. Esse recurso, por si só, gera inúmeras vantagens. De acordo com o Relatório de Tendências de Tecnologia de Frota 2022, essa tecnologia reduziu em 14% os custos de acidentes, 10% os gastos com combustível e 10% os custos de manutenção das empresas usuárias.
Além disso, ainda segundo o mesmo estudo, a tecnologia GPS ajudou 42% das empresas a melhorar o roteamento, 46% a produtividade e 48% o atendimento ao cliente. Vale lembrar, o referido relatório abrange empresas dos EUA, mas podemos intuir que números parecidos possam ocorrer no Brasil e em outros países.
Observe, enfim, que esses ganhos de performance se referem apenas ao uso do rastreamento via GPS. Todavia, um sistema de gestão de frotas conta com muitos outros recursos, os quais podem proporcionar ainda mais benefícios para a logística da sua empresa. Continue lendo e fique por dentro!
RECURSOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE FROTAS
Um sistema de gestão de frotas conta com vários módulos, cada qual destinado a administração de um aspecto ou atividade da frota. Esses módulos agregam dados e, assim, facilitam a visualização e a tomada de decisão. Em geral, os módulos mais comuns são:
Manutenção:
O módulo de manutenção permite que você controle as revisões da sua frota. Ele agenda o momento no qual deverão ser feitas as trocas de pastilhas de freios, óleos e filtros, por exemplo, o que facilita a manutenção preventiva e evita a cara manutenção corretiva.
Pedágios:
O sistema de gestão de frotas possibilita prever e organizar o pagamento de pedágios. Ele gera relatórios, com os quais você descobre quais rotas geram mais gastos. Desse modo é possível procurar e estabelecer novas rotas com menos pedágios.
Abastecimentos:
Esse módulo documenta todos os abastecimentos de combustível da sua frota. Ele registra dados como o tipo de combustível, a quantidade, o preço e o veículo abastecido, por exemplo. Assim, de posse desses indicadores, você pode ter ideias para otimizações que possam gerar economia.
Treinamentos:
Outro módulo importante de um sistema de gestão de frotas é o de treinamento. Aqui é possível administrar o treinamento técnico, registrando quais funcionários já passaram pelos cursos de rotina proporcionados pela sua empresa.
Pneus:
Um bom sistema de gestão de frotas conta com um módulo só para os pneus. Por meio desse módulo é possível fazer, por exemplo, o acompanhamento da quilometragem, das recauchutagens, vulcanizações e recapagens, bem como o controle de rodízio, entre outras coisas.
Monitoramento:
Via GPS, esse módulo possibilita acompanhar a geolocalização dos veículos da sua frota. Além disso, ele registra o histórico de eventos de cada veículo como a ignição, movimento e parada, entre outros dados. O monitoramento ajuda a evitar desvios de rota e, assim, agiliza as suas entregas.
Ademais, um sistema de gestão de frotas pode contar com módulos para gestão de motoristas, licenças, fornecedores, multas, sinistros, portaria, custos fixos e indiretos, contratos de manutenção e contratos de terceirização de frotas, entre outros.
Ao centralizar todos os dados em uma única plataforma e permitir que você acesse esses dados por setores, esse tipo de software possibilita uma visão mais abrangente e mais prática da sua frota de veículos. Dessa maneira, é possível obter mais organização, economia, segurança nas entregas, agilidade de atendimento e insights para melhorias. Portanto, vale a pena usar no seu e-commerce!
Assim que puder clique em “Gestão de pedidos” e saiba como fazer isso no seu e-commerce!