Shiseido lança loja virtual

5 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Marca japonesa de cosméticos visa conquistar espaço online no Brasil

Shiseido lança loja virtual para conquistar clientes online no Brasil. Imagens: @gstudioimagem @freepik @shiseido
Shiseido lança loja virtual para conquistar clientes online no Brasil. Imagens: @gstudioimagem @freepik @shiseido

Sempre que uma grande empresa lança um e-commerce, o varejo online treme como em um terremoto. Desta vez, Shiseido lança loja virtual. Esta é a primeira iniciativa do tipo feita pela marca japonesa de cosméticos na América Latina.

O projeto faz parte das comemorações de 20 anos da empresa em território brasileiro, onde ela possui mais de 50 pontos de vendas físicos. Além disso, por trás da ação está uma estratégia de expansão global.

Fundada em 1872, a Shiseido foi uma das primeiras indústrias a desenvolver e fabricar o produto que chamamos loção hidratante. O Eudermine foi lançado em 1897, de acordo com o livro “História da Beleza no Brasil”, de Denise Bernuzzi de Sant’Anna.

Seja como for, conheça neste artigo a filosofia que move a Shiseido. Fique por dentro de sua loja virtual recentemente inaugurada. Obtenha dicas e inspirações para criar o seu próprio comércio eletrônico neste setor de atividades.

Assim que puder clique também em “Como montar uma loja virtual de cosméticos” para ler um post complementar.


SHISEIDO LANÇA LOJA VIRTUAL: FILOSOFIA

Ao abordar o tema do desenvolvimento de e-commerce eu quase sempre menciono a importância da Cultura Organizacional, que é composta pela Missão, Visão e Valores. Muita gente acha isso uma coisa ultrapassada, mas não é bem assim.

A Missão é o motivo pelo qual uma empresa existe. A Visão é o objetivo de longo prazo que essa empresa pretende alcançar em termos de vendas e faturamento. E, enfim, os Valores, são as qualidades morais e éticas ou bons modos de agir da organização.

 A Shiseido, por exemplo, uma empresa centenária, emprega como um de seus valores o Omotenashi. Essa terminologia japonesa pode ser traduzida como “hospitalidade”. Em outras palavras, ela significa “tratar bem” ou simplesmente “servir”.

Tratar bem é um Valor da Shiseido. Imagem: @lifeforstock
Tratar bem é um Valor da Shiseido. Imagem: @lifeforstock

A marca japonesa usa o Omotenashi no trato com seus clientes em seus pontos de vendas offline e online. Internamente, esse valor ajuda a educar via Endomarketing os(as) colaboradores(as), isto é, a imbuí-lo(as) neste espírito de tratamento, nesta forma de pensar e proceder, que confere mais personalidade à marca.

Importante mencionar, em outro artigo recentemente publicado aqui no blog da e-Plus intitulado “EDP Smart lança loja virtual” eu demonstro como outro aspecto cultural-organizacional, a Visão, é aplicada por uma grande empresa no contexto do comércio eletrônico. Acesse e dê uma lida para ficar por dentro.

E fica essa dica. Enquanto você estiver planejando o seu e-commerce, aproveite para criar uma boa base de sustentação filosófica. Ou seja, desenvolva uma poderosa Cultura Organizacional capaz de nortear, encaminhar sua marca para o sucesso em longo prazo.

Assim que puder clique em “Como aplicar a filosofia Kaizen no e-commerce” para ler um artigo complementar.


COMO É A LOJA VIRTUAL DA SHISEIDO?

Se a notícia é que a Shiseido lança loja virtual, então não somente os fãs da marca, mas também os empreendedores interessados em abrir um e-commerce no setor devem dar uma boa observada. Estes últimos devem procurar por inspirações para suas próprias lojas virtuais.

A loja online da Shiseido conta com um mix de produtos que contempla seis departamentos:

1 – Exclusivos: produtos best sellers da marca, além de novidades;

2 – Tratamento de pele: cuidados para corpo, pescoço, face e cabelos;

3 – Proteção solar: bases, protetores e bronzeadores;

4 – Maquiagem: pele, face, olhos, lábios, multiúso;

5 – Homem: hidratantes, produtos para barbas, acnes, rugas, etc.;

6 – Presentes: fragrâncias, kits, etc.

Detalhe da homepage da loja virtual da Shiseido
Detalhe da homepage da loja virtual da Shiseido

Além disso, o e-commerce Shiseido fornece um serviço de consultoria de beleza. Os(as) consumidores(as) podem agendar um bate-papo ao vivo via internet com a coordenadora de treinamentos da empresa, Silvia Rangel, e com a beauty expert Fernanda Farias.

Características gerais

O site conta também com:

  • Área institucional: informações sobre a empresa e a marca;
  • Suporte: conteúdo sobre políticas de entrega, pagamentos, privacidade, trocas e devoluções;
  • Minha conta: painel do cliente com dados pessoais, endereços, pedidos, perfil, etc.
  • Captura de e-mails: formulário para inscrição de lead no E-mail Marketing;
  • Redes sociais: integração com Facebook, Instagram e Youtube.
  • Duas formas de pagamento: boleto e cartão de crédito;
  • Segurança: certificações Site Seguro, Site Seguro by Google e Secured by GeoTrust;
  • Frete grátis: nas compras acima de um determinado valor (atualmente acima de R$ 249,00);
  • Amostras da marca: em compras acima de R$ 99,00;
  • Brindes diversos: em compras acima de determinados valores especificados nas propaganda.
Vídeo: propagando veiculada no canal da Shiseido no Youtube, o qual é integrado com a loja virtual

Além de boas imagens, a loja virtual possui bastante conteúdo original integrado com o conteúdo da audiência. Ela conta também com um sistema de buscas e filtros por tipo, preço, cor e acabamento, entre outros parâmetros, que facilitam a procura dos produtos.

Acesse e leia também os posts “Yamaha lança loja virtual” e “Marie Kondo lança loja virtual” para conhecer outras marcas japonesas que entraram para o e-commerce.


SHISEIDO LANÇA LOJA VIRTUAL: CONCLUSÃO

Muito bem, o que você achou da loja virtual da Shiseido? Muito legal, não é mesmo? Que tal então agora comparar com outras lojas virtuais deste setor de atividades? Desse modo, você poderá obter mais inspirações para criar o seu comércio eletrônico. Dê o seu jeito! =)

Acesse e leia também o nosso artigo “Construção de site e-commerce”. Conheça, assim, uma agência que já produziu mais de 300 lojas virtuais para empresas como sua.