No e-commerce, o serviço de valor agregado é toda ação ou atividade que proporciona mais qualidade à experiência de compra do que o básico que o cliente pode esperar de uma loja virtual. Em outras palavras, ele abrange tudo o que um cliente recebe em uma loja além daquilo que comprou e que, por isso, soa como um diferencial em relação aos concorrentes.
7 TIPOS DE SERVIÇO DE VALOR AGREGADO NO E-COMMERCE
Quando um consumidor entra em uma loja virtual, o mínimo que ele espera é poder selecionar um produto, fazer o checkout, finalizar a compra e receber o item em sua casa em um tempo razoável. Contudo, para melhorar essa experiência de compra, um varejista como você pode oferecer serviços de valor agregado como:
1 – Garantia de produto:
A garantia estendida, sobretudo, é um poderoso serviço de valor agregado. De acordo com dados da Assurant citados pela Clyde, elas aumentam a intenção de compra em 25% em média.
2 – Reviews de clientes:
Conforme dados da Testimonial Engine, 73% dos consumidores só farão alguma ação de compra após lerem reviews de produtos.
3 – Conteúdo:
Outro serviço de valor agregado é o conteúdo. O Marketing de Conteúdo gera taxas de conversão 6 vezes maiores aos adeptos dessa prática, de acordo com a Aberdeen citada por Neil Patel.
4 – Nutrição de leads:
A nutrição de leads prepara os consumidores para as compras. Conforme dados de infográfico da Invesp, 47% maiores são as compras dos leads nutridos em relação aos não nutridos.
5 – Logística ágil:
Conforme o Voxware citado pelo Website Magazine, 69% dos consumidores são menos propensos a comprar com um varejista no futuro se um item que compraram não for entregue no prazo.
6 – Chat ao vivo:
Esse serviço de valor agregado melhora o atendimento. De acordo com a Invesp, 73% dos consumidores consideram o chat ao vivo a melhor forma de se comunicar com uma empresa.
7 – Cupons:
Conforme a Invesp, cerca de 70% dos consumidores dizem que cupons de desconto geram fidelidade a uma marca. Ou seja, esse é um serviço de valor agregado que converte clientes em fregueses.
Além das garantias, reviews, conteúdo, nutrição, logística ágil, chat ao vivo e cupons, você também pode oferecer outros serviços na sua loja virtual como o pagamento com dois cartões, programas de fidelidade e serviço de assinatura, por exemplo.
Seja como for, os serviços de valor agregado têm o poder de ressaltar a sua marca no mercado, fazendo com que ela se torne mais valiosa do que a marca dos concorrentes. Portanto, aplique isso no seu e-commerce e faça mais sucesso!
Assim que puder clique em “Sistema de Assinatura VTEX” e saiba se vale a pena implantar esse serviço na sua loja virtual!