No SEO para e-commerce, as coisas são dinâmicas. Isto é, as regras de motores de buscas como o do Google são atualizadas constantemente, o que influencia os resultados de buscas. Dessa maneira, a audiência da sua loja virtual e do seu blog e-commerce também é influenciada.
Assim, a cada atualização do Google as páginas da sua loja e/ou blog poderão receber mais ou menos audiência. Tudo vai depender do quanto elas estão (ou não) otimizadas conforme as novas regras que são integradas às atualizações.
A seguir, aponto algumas das principais atualizações do algoritmo de indexação do Google e suas consequências. Confira!
Principais atualizações do Google
De acordo com o site de consultoria SEO, Moz.com, o algoritmo do Google é atualizado cerca de 500 a 600 vezes por ano.
Na lista a seguir, contudo, é possível conhecer apenas algumas das principais, ocorridas desde 1998. Observe o ano, o nome e um resumo das regras integradas a elas:
• 1998 – Google: lançamento do Google, site de pesquisas com palavras-chave.
• 2003 – Florida: penalizar páginas que repetiam palavras-chave excessivamente.
• 2004 – Austin: penalizar páginas que repetiam palavras-chave via invisible text.
• 2004 – Brandy: penalizar conteúdo ruim e com links sem relação entre si.
• 2005 – Serp: histórico do usuário passa a influenciar os resultados das buscas.
• 2007 – Universal Search: Google integra imagens, vídeos, mapas, notícias, etc.
• 2008 – Google Suggest: buscador passa a exibir sugestões de buscas.
• 2009 – Vince: marcas conhecidas offline se classificam melhor online.
• 2010 – Caffeine: atualizações dos sites passam a ser indexadas em tempo real.
• 2011 – Panda: páginas com conteúdo rico ganham melhor ranqueamento.
• 2012 – Penguin: penalizar páginas com links internos e externos ruins.
• 2012 – Pirate: penalizar sites com denúncias de violações de direitos autorais.
• 2013 – Hummingbird: levar em conta a intenção do usuário ao realizar buscas.
• 2014 – HTTPS/SSL: HTTPS (segurança) torna-se item de ranqueamento.
• 2014 – Pigeon: localização passa a influenciar os resultados das buscas.
• 2015 – Mobilegeddon: priorizar sites Mobile Friendly nos resultados de buscas.
• 2015 – Rankbrain: usar inteligência artificial ao expor resultados de pesquisas.
• 2016 – Possum: localização de um negócio influencia resultados de buscas.
• 2016 – Adworks: integrar anúncios no topo e rodapé dos resultados de buscas.
• 2017 – Fred: penalizar sites com muitos banners de afiliados e conteúdo ruim.
• 2018 – Mobile First: lançamento do índice para dispositivos móveis.
Para acompanhar as atualizações do Google, recomendo a leitura do histórico publicado pela Moz.com, bem como as informações dos sites Seo Engine Rondtable, Search Engine Land e Seach Engine Journal, entre outros.
As atualizações do Google e o SEO para e-commerce
De fato, todas as pessoas que possuem loja virtual e/ou blog e-commerce devem ficar de olho nas atualizações do Google. Desse modo, pode-se realizar intervenções mais rapidamente e evitar penalizações e perdas de visitantes.
No Brasil, a Taxa de Conversão de Vendas é de aproximadamente 1,5%. E nesse cenário, uma loja virtual que recebe 10 mil visitantes ao mês tende a realizar 150 vendas. Sendo assim, a perda da audiência orgânica proveniente do Google diminui também o número de vendas.
Certamente, é importante prestar atenção às atualizações do algoritmo de indexação do Google e realizar as intervenções adequadas na sua loja virtual rapidamente.
Dessa maneira, a audiência orgânica da sua loja virtual não fica comprometida.
Assim, ao manter e/ou aumentar o número de visitantes orgânicos únicos é possível manter e/ou aumentar também a quantidade de vendas do seu site e-commerce.