As páginas web posicionadas em primeiro lugar nas pesquisas orgânicas recebem 21% dos cliques, de acordo com pesquisa de SEO no e-commerce.
Esse é o parecer do “Estudo de cliques orgânicos do Google: comparação da CTR do Google por posição, setor e tipo de consulta” feito pela Internet Marketing Ninjas (IMN) em 2017.
A empresa analisou relatórios do Google Search Console de 20 de seus clientes do setor de e-commerce.
Dentre esses clientes:
• 10 eram websites Business to Consumer (B2C), sendo 5 comerciantes de produtos e 5 de serviços;
• 10 eram websites Business to Business (B2B), sendo 3 atacadistas, 3 vendedores de softwares e 4 comerciantes de serviços.
Por fim, foram analisadas 20 mil consultas e 60 milhões de impressões.
Mais resultados da pesquisa de SEO no e-commerce da IMN
Como se pode observar, a IMN expôs o percentual de cliques recebido por página desde a primeira até a vigésima posição no ranking das buscas no Google.
Segundo a pesquisa, as páginas na:
• 1ª posição: recebem 21,12% dos cliques
• 2ª posição: 10,65%
• 3ª posição: 7,57%
• 4ª posição: 4,66%
• 5ª posição: 3,42%
• 6ª posição: 2,56%
• 7ª posição: 2,69%
• 8ª posição: 1,74%
• 9ª posição: 1,74%
• 10ª posição: 1,64%
• 11ª posição: 1,46%
• 12ª posição: 1,80%
• 13ª posição: 1,42%
• 14ª posição: 1,23%
• 15ª posição: 1,43%
• 16ª posição: 1,42%
• 17ª posição: 1,29%
• 18ª posição: 1,05%
• 19ª posição: 1,75%
• 20ª posição: 1,26%
Dessa forma, as páginas web classificadas desde a 1ª até a 10ª posição, isto é, as ranqueadas na primeira página das buscas recebem juntas mais de 57% dos cliques.
Como posicionar bem as páginas do seu e-commerce?
Como visto na pesquisa da IMN, é importante classificar suas páginas na primeira página dos resultados de pesquisas, de preferência nas três primeiras posições para, assim, garantir mais cliques, mais audiência e mais vendas.
Ok, mas como fazer isso?
O jeito mais fácil é criar posts e, sobretudo, páginas de produtos com a palavra-chave específica que você quer classificar.
Assim, se você é do ramo de e-commerce esportivo, crie uma postagem ou uma página de produto com a palavra-chave “camisa da seleção brasileira”, outra com “chuteira do Neymar”, outra com “bola de futebol da adidas”, e assim por diante, tudo com base nos dados de ferramentas de palavras-chave como a Google Keyword Planner.
Certifique-se de inserir a palavra-chave específica no título, subtítulo, primeiro parágrafo, URL, alt tags e metadescriptions de cada página.
Seja para o blog e-commerce ou para a loja virtual, crie conteúdo relevante, faça boas descrições de produtos e publique fotos tratadas para web.