SEO local é o nome dado à estratégia que visa otimizar o posicionamento de uma marca como a sua em sites buscadores como o Google, Bing e Yahoo tendo em vista ajudar os consumidores que estão ou que pretendem estar fisicamente nas proximidades a encontrá-la mais facilmente.
A título de exemplo, digamos que você possua um comércio de drones localizado no distrito do Itaim Bibi. Ao aplicar a estratégia de SEO local, você poderá fazer com que as pessoas que moram ou que estão passando por este distrito encontrem o seu negócio de forma prática na web.
Com o SEO local ativo, quando as pessoas que estão no Itaim Bibi buscam em um site como o Google a palavra-chave “drone”, elas encontram a ficha da sua marca no topo da SERP ao lado de um mapa. O mesmo ocorre quando estão em outra região, mas buscam o termo “drone Itaim Bibi”.
A ficha da sua empresa em sites como o Google pode conter informações como o endereço da loja física, o telefone, o horário de funcionamento, reviews e comentários de usuários, e fotos do lugar. Além disso, ela também poderá citar o endereço eletrônico da sua loja virtual. Por isso, o SEO local é tão importante para o e-commerce.
SEO LOCAL E E-COMMERCE
Nos últimos 7 anos, cada vez mais empresas aderiram ao SEO local. Não é para menos, pois essa estratégia pode gerar visitantes tanto para as lojas físicas quanto para as lojas online. Para você ter uma ideia do cenário:
- 28% das pesquisas que remetiam a um comércio próximo resultaram em uma compra em 2016, de acordo com dados do Think With Google;
- 61% dos compradores, em 2018, preferiam empresas locais com lojas físicas e sites online, segundo informações do Think With Google;
- 81% dos consumidores usaram o Google para avaliar empresas locais em 2021 contra 63% em 2020, de acordo com dados da “Local Consumer Review Survey”, da BrightLocal;
- 99% dos consumidores usaram pesquisas online para encontrar uma empresa local em 2021, conforme a Local Consumer Review Survey.
Contudo, apesar da grande adesão do público às empresas que praticam o SEO local, a maioria das empresas falha nesse quesito. De acordo com dados do blog On The Map, 58% ainda não otimizam a busca local, 31% gostariam e só 31% têm um plano real para fazê-lo.
COMO OTIMIZAR?
O primeiro passo para implantar o SEO local é ativar o perfil da sua empresa nos principais sites buscadores da atualidade. No Google, por exemplo, inscreva e gerencie o perfil da sua marca usando a plataforma Perfil da Empresa. Crie uma ficha detalhada para a sua marca incluindo endereço da loja física, telefone e, é claro, o link da sua loja virtual.
Se você tiver um blog de e-commerce, então poderá otimizar o SEO local escrevendo posts com títulos que remetem à sua localidade. Por exemplo, no caso do comércio de drones em Itaim Bibi, crie artigos com títulos como “Como comprar um drone no Itaim Bibi”, “Loja de drones em Itaim Bibi”, etc.
Enfim, se tiver dúvidas ao usar as ferramentas de SEO local, saiba que sempre poderá contar com a ajuda de uma Agência de Marketing Digital como a Agência e-Plus. A Agência e-Plus, é importante mencionar, é totalmente focada em e-commerces, o que pode ser uma grande vantagem para você.
Caso queira falar com a equipe da Agência e-Plus sobre SEO local, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via app mensageiro. Nós podemos oferecer a solução mais adequada para o seu projeto.