Você sabia que agora é possível posicionar anúncios de produtos da sua loja virtual sem custo no Shopping? Pois é, desde outubro de 2020 há espaço para listas orgânicas na plataforma, além dos anúncios patrocinados que funcionam desde sempre. Logo, então, entra em cena o SEO Google Shopping.
Para quem não está por dentro, o Shopping é um site que agrega e exibe as ofertas de produtos de diferentes lojas virtuais. Dessa forma, ele permite aos consumidores comparar produtos e preços. Isso, por sua vez, ajuda os consumidores a tomarem decisões de compra.
SEO para e-commerce
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Seja como for, com a liberação das listas orgânicas de produtos torna-se possível otimizar anúncios com base nos quesitos de Search Engine Optimization (SEO). Assim, quanto melhor a otimização, maior também a chance do anúncio surgir nas primeiras posições das buscas e com mais frequência que os demais anúncios.
Dessa maneira, lojas virtuais como a sua acabam de ganhar um espaço de qualidade para anúncios grátis. Todos os dias, milhões de pessoas recorrem ao Google para fazer compras e elas podem achar as suas páginas de produtos de um jeito mais fácil agora.
Além disso, quem já era usuário do Merchant Center, isto é, da plataforma de anúncios patrocinados do Shopping, poderá potencializar suas campanhas pagas com as listas orgânicas gratuitas. Isso sem dúvida gerará mais visitas e mais vendas no seu e-commerce.
SEO GOOGLE SHOPPING: COMO CRIAR LISTAS ORGÂNICAS
Para realizar o SEO Google Shopping, isto é, para criar listas orgânicas e assim exibir seus produtos sem custo no Shopping, é preciso antes de tudo se inscrever no Merchant Center. Uma vez nesta plataforma, clique no menu “Crescimento” e depois em “Gerenciar Programas”.
Em seguida, visualize o bloco de informações sobre listas gratuitas e clique em “Primeiros Passos”. Siga as instruções. O sistema já está disponível para algumas contas, mas para outras não. Aguarde se necessário.
Lembre-se, a “palavra-chave” é a base do SEO. Você precisa usar uma palavra-chave foco em cada anúncio de produto para assim classificá-lo bem e atrair as visitas dos consumidores que navegam no Google.
A título de exemplo, digamos que você queira anunciar um televisor e que a palavra-chave dele seja “Samsung Smart TV 55”. Neste caso, inclua esta palavra-chave no título, subtítulos, descrições, especificações, backlinks, resumos e outros campos do anúncio do produto.
Importante mencionar, um dos principais quesitos de classificação do Shopping é o preço. Por isso, quanto mais o seu preço for bom para os consumidores, maior a tendência do seu produto aparecer nas primeiras posições após buscas no Google e no Shopping.
Assim que puder clique também em “Atualizações do Google”. Conheça as principais e otimize o SEO da sua loja virtual!