Segurança para loja virtual: 10 ferramentas

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Proteja os seus clientes e o seu negócio online!

Investir em segurança para loja virtual é investir em mais credibilidade para gerar mais vendas. Imagem: @jcomp
Investir em segurança para loja virtual é investir em mais credibilidade para gerar mais vendas. Imagem: @jcomp

Nos pequenos ou nos grandes centros de comércio físico, sempre tem alguém na porta para monitorar as atividades e a circulação de pessoas. Pois no mundo online você empreendedor(a) também precisa disso. Isto é, você precisa investir em segurança para loja virtual.

Proteger os seus clientes e o seu negócio na web sem dúvida evita que ocorram roubos e fraudes. Mas mais do que isso, investir em segurança gera valor para a sua marca porque as pessoas passam a vê-la como uma marca de alta credibilidade. E isso não tem preço.

Então, para lhe ajudar nesta empreitada, eu e a minha equipe da agência e-Plus selecionamos e listamos várias ferramentas para proteger melhor o seu comércio eletrônico. Continue lendo e fique por dentro!

10 FERRAMENTAS DE SEGURANÇA PARA LOJA VIRTUAL

Para proteger o seu e-commerce, invista em ferramentas de segurança como:

01 – Antifraude

Tecnologias antifraude como a Konduto, por exemplo, monitoram a sua loja virtual usando inteligência artificial em busca de comportamentos suspeitos. Em seguida, esse tipo de sistema recomenda aprovar, negar ou revisar os pedidos. Assim você pode se prevenir contra ciber criminosos.

02 – Criptografia

Criptografia é uma técnica que visar cifrar a escrita de modo a torná-la acessível apenas para quem tem uma senha. Com efeito, uma forma eficaz de fazer isso no e-commerce é usando a tecnologia Secure Sockets Layer (SSL), que emprega duas chaves para trancar dados.

03 – Senhas

Na área de cadastro da sua loja virtual use o recurso “força da senha” para restringir senhas fracas. Garanta, assim, que os consumidores usem caracteres especiais, letras maiúsculas e números diversos, o que lhes oferecerá maior proteção contra invasores.

04 – Anti DDoS

Distributed Denial of Service (DDoS) é um tipo de ataque no qual ciber criminosos tentam sobrecarregar um servidor, o que pode fazer com que sua loja virtual fique indisponível. Uma ferramenta Anti DDoS filtra o tráfego e descarta ataques DDoS de forma automática.

05 – Plataforma

A melhor plataforma e-commerce certamente oferece mais segurança para a sua loja virtual. Algumas delas vêm com recursos nativos como o Payment Card Industry Data Security Standard PCI DSS, que protege o armazenamento de dados de cartões de crédito.

Vídeo: mais sobre PCI DSS

06 – Firewall

Um bom firewall permite monitorar de forma simultânea todas as conexões com a sua loja online. Desse modo, ele pode proteger seu e-commerce contra ataques como os de injection, broken authentication and session management, broken acess control, entre outros.

07 – Scanners

Os scanners podem identificar sobretudo erros de segurança na sua loja online. Isto é, eles podem descobrir pontos críticos e falhas no seu código, os quais atualmente permitem a invasão por ciber criminosos. Daí, então, você pode corrigir tudo antes que o pior aconteça.

08 – Backup

Backup é uma cópia dos dados armazenados pela sua loja virtual. Ele protege o seu e-commerce contra falhas que podem gerar perdas de informações. Desse modo, se por algum motivo as informações forem apagadas, a cópia lhe permitirá recuperar tudo de forma ágil.

Vídeo: mais sobre backup

09 – Controle

Muitas vezes, os vazamentos de dados da sua empresa são feitos por pessoas com acesso privilegiado que trabalham ou trabalharam na sua equipe. Portanto, você deve restringir o acesso dessas pessoas o quanto possível usando os recursos da sua plataforma e-commerce.

10 – Auditoria

Os processos de auditorias de sistemas possibilitam verificar se o seu e-commerce mantém a integridade dos dados, cumpre com as leis do setor, faz uso eficiente dos recursos, entre outras coisas. Com essa ferramenta você pode aumentar a segurança da informação.

Lembre-se, quanto mais seguro for o seu comércio eletrônico, mais as pessoas se sentirão à vontade para fazer compras dentro dele. Com efeito, a segurança não é um luxo, mas algo fundamental para a evolução do seu negócio online.

  • Assim que puder leia “Selos de segurança e-commerce” e conheça 10 certificações que lhe ajudarão a proteger a sua loja virtual e os seus clientes!