Garantir a segurança no e-commerce é um passo fundamental para que os consumidores possam comprar em sua loja virtual sem medo de serem prejudicados por cibercriminosos.
Uma das formas de se fazer isso é por meio do Secure Sockets Layer (SSL), um protocolo desenvolvido pela Netscape em 1994 que criptografa e lacra informações sigilosas, como os dados de cartões de crédito dos usuários, por exemplo, para que estas sejam abertas apenas em seu destino final mediante uma chave secreta.
Estatísticas do uso do Certificado SSL pelas lojas virtuais brasileiras
No Brasil, 19% das lojas virtuais não possuem Certificado SSL, segundo estudo de mapeamento da internet brasileira encomendado pelo Serasa Experian ao BigData Corp e realizado em janeiro de 2018.
Apesar do número ser alto, ele é menor do que nos anos anteriores. A própria consultoria BigData Corp revelou que, em 2015, 79,32% dos sites e-commerces nacionais não usavam o protocolo, número que caiu para 26,15% em 2016.
Esses dados demonstram que a segurança no e-commerce brasileiro está melhorando, mas ainda não é ideal.
Como obter o Certificado SSL e aumentar a segurança no e-commerce?
Para obter um Certificado SSL é necessário entrar em contato com alguma das empresas certificadoras, tal como o Site Blindado, e escolher o tipo de protocolo de segurança e-commerce mais adequado para a sua loja virtual.
Plataforma Vtex fornece Certificado SSL grátis
Quem constrói e gerencia uma ou mais lojas virtuais por meio da plataforma e-commerce Vtex pode contratar a certificação SSL gratuitamente.
Uma vez com o protocolo implantado no seu site e-commerce, você poderá publicar um selo que demonstrará aos consumidores visitantes que eles poderão inserir informações pessoais e sigilosas na sua loja virtual sem medo de terem seus dados roubados ou de serem enganados.