Um estudo recente divulgado pela empresa Big Data Corp. com mais de 10 milhões de sites brasileiros demonstrou que a maioria dos sites nacionais ainda não usa o Secure Sockets Layer (SSL), mas que a adesão ao recurso entre as lojas virtuais triplicou.
Tal como você poderá ler no artigo “Qual a importância dos certificados SSL para o e-commerce?” publicado aqui no blog da agência de Marketing Digital E-Plus, o SSL tem como finalidade garantir que uma loja virtual é tão segura ao ponto de que os seus consumidores podem inserir e enviar informações, bem como realizar transações comerciais a partir dela via internet tranquilamente sem serem prejudicados por cibercriminosos.
Confira, a seguir, os números da pesquisa da Big Data Corp. referentes aos sites em geral:
– Em 2016, 62,42% dos sites totais do Brasil não usavam e apenas 37,58% usavam certificados SSL
Agora observe como está o cenário somente entre os sites e-commerce nacionais, segundo o estudo:
– Em 2015, 79,32% dos sites e-commerces não usavam e apenas 20,68% usavam SSL;
– Em 2016, 26,15% dos sites e-commerces não usavam e 73,85% usavam SSL
Esse enorme aumento do uso dos certificados SSL entre 2015 e 2016 demonstra que os empreendedores e-commerces estão desenvolvendo uma consciência voltada para a segurança dos consumidores e que essa segurança é de extrema importância para se obter uma boa reputação no ramo.
Por fim, gostaria de frisar que quando você empreendedor desenvolve a sua loja virtual por meio da plataforma e-commerce da empresa Vtex, esta lhe entrega os certificados de SSL e de PCI DSS sem nenhum custo adicional, o que é um grande diferencial se levarmos em conta que a credibilidade (que está integrada à segurança de uma loja virtual) é fundamental para se fazer sucesso no comércio eletrônico.