Segmentação de leads: o que é e quais as vantagens?

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Descubra por que ela é tão importante no e-commerce!

A segmentação de leads permite divulgar de forma personalizada para grupos de leads com pontos em comum. Imagem: @stories
A segmentação de leads permite divulgar de forma personalizada para grupos de leads com pontos em comum. Imagem: @stories

Em Inbound Marketing, segmentação de leads é um processo de classificação de leads feito com base em parâmetros específicos. Essa classificação permite criar estratégias de Marketing personalizadas para grupos de leads com características em comum e, desse modo, qualifica-los e leva-los às compras com mais praticidade.

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Só para lembrar, um lead é um consumidor que lhe forneceu dados como o nome e o e-mail logo depois de se cadastrar em um dos seus formulários de captura ou em uma das suas squeeze pages. Trata-se, portanto, de um tipo de consumidor especial, que deu um voto de confiança à sua marca e que demonstrou interesse inicial em comprar seu produto.

Quando você tem apenas alguns poucos leads é muito fácil classificá-los. No entanto, na medida em que a sua lista aumenta, esse processo se torna mais demorado e penoso para ser feito de forma manual. É neste ponto em que entram os softwares de automação de Marketing, que permitem segmentar os leads automaticamente.

Aqui na Agência e-Plus, por exemplo, nós usamos o software RD Station para segmentar e lidar com os leads dos nossos clientes do e-commerce. Com esse sistema é possível classificar os leads e enviar para cada grupo as mensagens personalizadas que sem dúvida melhoram a taxa de conversão de vendas.

Vídeo: por que o lead é importante?

COMO FAZER SEGMENTAÇÃO DE LEADS NO E-COMMERCE

Como dito, o primeiro passo para fazer a segmentação de leads é alugar um software de automação de Marketing como a RD Station. Em seguida, deve-se integrar esse software à plataforma de e-commerce que você usa para gerenciar a sua loja virtual. A partir disso, você poderá captar e segmentar leads de acordo com vários parâmetros, tais como:

Comportamento:

Softwares como o RD Station possuem um recurso chamado Lead Tracking, que possibilita monitorar o comportamento do consumidor na loja virtual. Assim, é possível agrupar consumidores que realizam ações em comum como abrir uma determinada página de vendas, acessar um blog-post ou clicar em um botão específico, por exemplo.

Pontuação:

O sistema RD Station conta também com uma ferramenta chamada Lead Scoring, que gera uma pontuação para cada lead com base nas ações que eles realizam dentro do seu e-commerce. Desse modo, isso permite entregar mensagens personalizadas aos leads agrupados com pontuação semelhante.

Perfil:

Ao capturar leads você também pode capturar dados como profissão, categoria de empresa onde trabalha, faixa etária, sexo, grau escolar, localização, etc. Daí, então, é possível segmentar os leads com base nesses parâmetros. Por exemplo, crie um grupo de leads com idade de 45 anos e lhe envie mensagens personalizadas.

Vídeo: conheça um pouco mais sobre a RD Station

A segmentação de leads proporciona várias vantagens para e-commerces como o seu. Pois confira adiante algumas delas. Continue lendo!

VANTAGENS DA SEGMENTAÇÃO DE LEADS

Ao fazer a segmentação de leads você pode, por exemplo:

Classificar e encaminhar:

Separe os grupos de consumidores por parâmetros como perfil e comportamento. Além disso, descubra quais consumidores estão mais prontos para comprar e repasse-os para um vendedor ou encaminhe-os para uma página de vendas da sua loja virtual.

Criar fluxos de nutrição:

Segmente os seus consumidores e produza mensagens de E-mail Marketing customizadas para cada grupo. Crie fluxos de mensagens para nutrição de leads. Com efeito, atinja cada lead com a mensagem certa, no momento certo e do jeito certo, educando-os assim de forma personalizada para as compras.

Aumentar a eficiência:

Evite enviar a mesma mensagem para toda a sua lista de E-mail Marketing. Ao invés disso, faça a segmentação em grupos e envie mensagens personalizadas para cada um deles. Obtenha, desse modo, maior eficiência na comunicação e maior conversão de vendas no seu comércio eletrônico.

A segmentação, portanto, permite fazer o encaminhamento de leads, atingir os consumidores com mensagens personalizadas e gerar mais vendas. Com ela você pode automatizar suas campanhas de Marketing e gerar resultados muito melhores.

Assim que puder clique em “10 vantagens do Inbound Marketing” e leia um post complementar!