Samsung blog: uma análise completa

9 minutos de leitura
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Conheça esta mídia de comunicação e aplique suas boas práticas ao seu próprio blog e-commerce!

Samsung blog conta com vasto conteúdo sobre tecnologia
Samsung blog conta com vasto conteúdo sobre tecnologia

O Samsung blog, também chamado de Samsung Newsroom, é a mídia de comunicação da multinacional sul-coreana com o público de consumidores e com a imprensa.

Neste post analisarei diferentes parâmetros do Newsroom, sobretudo o conteúdo, o Design e os links.

Assim, você poderá tirar boas lições e aplicá-las ao blog da sua própria loja virtual.

Antes de mais nada, porém, vale lembrar que no instante em que realizo este estudo (outubro de 2019), o site da Samsung (que tem versões em vários idiomas) ocupa a posição 311 global e 385 nos Estados Unidos.

Ou seja, é um site muito poderoso.

Mas, enfim, que tal conhecer um pouco mais sobre a Samsung antes de avançarmos para o blog desta companhia? É o que faremos no próximo tópico.

Vídeo: o poder do blog no e-commerce
  • Assim que puder acesse e leia também o artigo “Blog Renner”.

BREVE HISTÓRIA DA SAMSUNG

A Samsung é atualmente uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Mas nem sempre foi assim.

Quando fundada por Byung Chull Lee em 1938, em Taegu, Coréia do Sul, a empresa tinha um capital de apenas 30 mil wons, o que na moeda de hoje seria o equivalente a R$ 102,00.

 Byung Chull Lee, o fundador da Samsung
Byung Chull Lee, o fundador da Samsung

Lee começou vendendo vegetais, frutas e peixes secos, de acordo com informações veiculadas no site Culturamix.

Posteriormente, o empreendedor adquiriu máquinas que o fizeram entrar no ramo de manufatura.

Daí para a tecnologia foi um passo.

A empresa cresceu tanto que, em 2017, o seu faturamento de USD 223 bilhões correspondeu a quase 20% do PIB da Coreia do Sul.

Hoje a Samsung fabrica e vende produtos como TVs, notebooks, smartphones, tablets e eletrodomésticos em vários países, incluindo no Brasil.

Para tanto, a empresa faz uso de site, loja virtual e de um blog e-commerce, que você poderá conhecer um pouco melhor em seguida.

  • Assim que puder clique em “Blog Motorola” para ler um artigo complementar. Descubra, dessa maneira, como funciona o blog de uma das maiores fabricantes de celulares do planeta.

CARACTERÍSTICAS DO SAMSUNG BLOG

Tal como a Dafiti, Polishop e Saraiva, entre outras grandes empresas de comércio eletrônico, a Samsung também possui um blog. Como já mencionado, esta mídia de comunicação é chamada de Samsung Newsroom.

Analisei o Samsung Newsroom no dia 3 de outubro de 2019 e o resultado desse estudo você poderá conhecer agora mesmo:

Design:

Submeti o Samsung blog a diferentes aplicativos de teste de responsividade, tais como o Responsive Checker e Responsivetesttool, mas por algum motivo que desconheço, os testes não funcionaram.

Já o “Teste de compatibilidade com dispositivos móveis” do Google retornou que o Newsroon é otimizado para dispositivos móveis. Todavia, a mídia teve problemas de carregamento (que não foi completo).

Nas telas dos desktops e notebooks, o blog da Samsung tem a seguinte aparência:

Home do Samsung blog
Home do Samsung blog
  • Logotipo do blog no topo à esquerda;
  • Menu seguido de lupa para pesquisa e botão para sites da Samsung em outros países;
  • Display de chamadas para notícias com transição e botões “Pausa” e “Play”;
  • Duas chamadas para notícias estáticas do lado direito do display;
  • Chamadas para notícias mais recentes;
  • Chamadas para notícias mais populares;
  • Banners para notícias sobre o Galaxy, QLED e outros assuntos dentro do próprio blog;
  • Chamada para vídeos na coluna à direita (depois da dobra da página);
  • Chamadas para posts recomendados à direita;
  • Rodapé com mapa do site, contato, termos de uso, privacidade e botões para redes sociais.

Nas telas pequenas é possível observar os mesmos itens, só que de forma mais compacta.

Conteúdo:

O blog aborda basicamente três tipos de assuntos:

1 – Corporativo:

Abrange notícias sobre a marca Samsung, ações de cidadania e treinamentos sobre tecnologia e inovação.

2 – Imprensa:

Neste contexto são veiculadas notícias sobre o posicionamento da marca no mercado, relações públicas, comunicados, fotografias e conteúdo da webrádio da empresa.

3 – Produtos:

Em geral, neste ponto o blog expõe artigos sobre eletrodomésticos, monitores, dispositivos móveis, notebooks e outros produtos da marca.

Os posts têm em média 300 a 600 palavras.

Palavras-chave SEO importantes aparecem de vez em quando nos títulos dos artigos, mas nota-se que não há nenhum planejamento que torne isso sistemático. Elas também são inseridas nas tags, que são exibidas no final de cada texto.

Entretanto, o SEO para por aí. As frases dos posts são muito longas, o que afeta negativamente a legibilidade.

Além disso, os artigos não têm subtítulos e nem Padrão F.

Por fim, a maioria dos artigos contam com apenas uma imagem simples.

Aparência de um artigo completo do blog Newsroom
Aparência de um artigo completo do blog Newsroom

O blog da Samsung conta com pouquíssimos links quando comparado aos blogs do Magazine Luiza, Extra e Casas Bahia, entre outros já analisados por mim.

Na maioria das vezes, os artigos levam apenas um link e, às vezes, nenhum.

Os links do Newsroom são apresentados frequentemente no final do artigo. Eles podem conduzir os(as) leitores(as) para destinos diversos como:

  • Páginas de lojas virtuas de marcas diferentes como a da Fast Shop, por exemplo;
  • Loja virtual da Samsung;
  • Site Display Solutions da Samsung;
  • Para dentro do próprio blog Newsroom;
  • Site Mobile Press da Samsung;
  • Para blogs de terceiros como os do Fashion Week Online ou Monaco Yacht Show;
  • Para o canal de vídeos da Samsung no Youtube.

Ademais, as tags inseridas no fim de cada post também contam com links que, uma vez clicados, levam os(as) leitores(as) para conteúdos relacionados dentro do mesmo blog.

Autores:

Os artigos não são assinados por nenhum autor e nem pela própria marca.

O que quero dizer é que não existe uma indicação gráfica com nome e/ou imagem de quem publica os posts.

Periodicidade:

Os posts têm data de publicação, o que me permitiu verificar que são inseridos novos conteúdos semanalmente, quase todos os dias, no blog da Samsung.

Banners:

Não há banners de anúncios do tipo Adsense no Newsroom blog.

Os únicos banners que encontrei nesta mídia foram os de sua homepage, que conduzem os(as) leitores para dentro do próprio blog.

Banners do Newsroom
Banners do Newsroom

Mobile:

Como mencionei anteriormente, segundo a ferramenta de testes de responsividade do Google, o Samsung blog se adapta às telas pequenas dos dispositivos móveis.

Já no teste do Page Speed Insights, o Newsroom se revelou de velocidade lenta no mobile (pontuação de 57) e de velocidade média no desktop (pontuação de 88).

Cultura Organizacional:

Cultura Organizacional é o que diz respeito às formas como uma empresa se apresenta ao público. Tem a ver com Missão, Visão, Valores, filosofias, cores e símbolos, por exemplo, os quais distinguem e ao mesmo tempo unificam os canais de vendas de uma marca.

Neste aspecto, o blog Newsroom conta com uma logomarca própria sem no entanto se desvincular completamente da Samsung.

Procura no Google:

O termo “Samsung blog” é buscado entre 10 e 100 vezes mensais segundo a ferramenta Keyword Planner do Google Ads.

Conteúdo da audiência:

O blog não tem espaço destinado para comentários de leitores(as). Portanto, não há conteúdo da audiência.

Redes sociais e assinaturas:

Os artigos do Newsroom têm botões de compartilhamento no Facebook e Twitter.

Além disso, no rodapé do blog há botões para as fanpages da Samsung no Facebook, Twitter, Youtube, Instagram e Flickr.

Botões para as fanpages da Samsung posicionados no rodapé do blog
Botões para as fanpages da Samsung posicionados no rodapé do blog

Todavia, a mídia não possui formulário de captura de e-mail para fins de criação de campanhas de E-mail Marketing e também não têm sistema de captura de leitores com notificações push.

  • Assim que puder acesse e leia também o post “Blogger profissional“. Descubra, assim, se vale a pena contratar alguém para cuidar do blog do seu comércio eletrônico.

CONCLUSÃO SOBRE O SAMSUNG BLOG

O blog da Samsung é uma excelente mídia de comunicação, mas como todos os demais blogs têm pontos a melhorar:

  • O carregamento precisa ser mais rápido para evitar desistências nos acessos e na leitura;
  • Habilitar o conteúdo da audiência pode ajudar consumidores a tomarem decisões de compra;
  • Usar mais imagens pode reter o público por mais tempo nos posts;
  • O uso de subtítulos nos posts pode facilitar a leitura;
  • Usar palavras-chave SEO nos títulos, subtítulos, tags, etc., facilita ranqueamento no Google (plugin Yoast SEO pode ser útil aqui);
  • Capturar e-mails pode ajudar a conquistar consumidores indecisos via E-mail Marketing;
  • Inserir autores (mesmo que seja a institucional Samsung) evita a sensação de post anônimo.

E, além das melhorias, o Samsung blog também tem coisas interessantes, por exemplo:

  • No display há botões “Pausa” e “Play”, que permitem parar ou continuar a mostra de posts;
  • O sistema de links internos reforça os posts do próprio blog e da loja virtual da marca;
  • Os posts têm datas, o que possibilita verificar se eles são ou não atuais;
  • O blog tem uma logomarca que lhe confere personalidade sem afastá-lo da marca Samsung;
  • O conteúdo é vasto e abrange assuntos de interesse dos consumidores e da imprensa.

Muito bem, agora convido você a dar uma visitada no blog da Samsung e verificar com os seus próprios olhos. Tire as suas conclusões e lições. Insira as melhores práticas do Newsroom no seu blog e-commerce.