Rotina de e-commerce é o termo que define a sequência de atividades que um empreendedor que possui loja virtual deve realizar todos os dias, e também ao longo das semanas e meses, para manter o seu negócio ativo.
ROTINA DE E-COMMERCE DIÁRIA
A rotina e-commerce diária abrange, basicamente:
- Faturar pedidos: você deve, por exemplo, verificar no painel da sua loja virtual os pedidos feitos pelos clientes e emitir a Nota Fiscal. Faça isso ao menos duas vezes por dia (de manhã e à tarde);
- Preparar o envio: logo depois de emitir a Nota Fiscal, vá ao seu estoque e separe os itens. Em seguida coloque os itens em uma embalagem etiquetada com o endereço do cliente;
- Enviar pedidos: assim que as embalagens estiverem prontas, envie-as para a agência dos Correios, transportadora, pontos de retirada ou para o seu serviço de fulfillment;
- Checar devoluções: na sua rotina de e-commerce diária você deve encontrar um tempo para verificar se há devoluções e trocas de produtos. No caso das trocas, você precisará fazer o reenvio;
- Otimizar os anúncios: seja no Google Ads, Meta Ads ou outra plataforma, habitue-se a verificar a performance dos seus anúncios. Além disso, faça otimizações quando necessário;
- Acompanhar os leads: ainda dentro da rotina de e-commerce diária, você deve acompanhar os leads. Use para isso uma plataforma como a RD Station, que conta com Lead Scoring e Lead Tracking.
Vale lembrar que enquanto você realiza todas essas tarefas é necessário fazer também o atendimento ao cliente. É preciso atender aos consumidores pelo telefone, nas redes sociais e no chat da loja virtual. Responda às objeções e perguntas com agilidade. Você pode usar aplicativos como o e-Ask, que facilitam esse processo.
ROTINA DE E-COMMERCE SEMANAL
Durante a semana, você deverá encontrar tempo para realizar outras tarefas como a gestão dos produtos, por exemplo. Verifique o seu estoque, compre o que for necessário para reabastecer, faça melhorias no conteúdo das páginas de produtos da loja online, etc.
Outras tarefas que entram na rotina de e-commerce semanal são as análises de vendas e de Marketing. Acompanhe as métricas e certifique-se de manter tudo em ordem, isto é, com um ROI positivo.
Sempre que possível, faça testes como o Teste AB tendo em vista melhorar a performance da sua loja virtual. Desenvolva melhorias, contrate aplicações e serviços de terceiros que possam melhorar o desempenho do seu canal de vendas online.
ROTINA DE E-COMMERCE MENSAL
A rotina de e-commerce mensal envolve a realização de análises financeiras tendo em vista verificar se a saúde do seu negócio está boa ou não. Além disso, uma vez ao mês você precisa se dedicar a cuidar da burocracia do seu e-commerce, fazer o pagamento do Simples Nacional, entre outras coisas.
SUPORTE E CONSULTORIA
A rotina de e-commerce é muito puxada, sobretudo para quem tem equipes pequenas ou trabalha sozinho. Mas você sempre poderá solicitar a ajuda de uma equipe especializada como a da Agência e-Plus, por exemplo, que oferece suporte e consultoria no e-commerce. Para saber mais sobre isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via app mensageiro: