Você já parou para pensar por que o seu comércio online não cresce? Pois bem, talvez seja porque os gastos estejam altos demais e, por isso, não sobra nada para escalar sua operação. Em casos assim é importante pensar em uma redução de custos no e-commerce.
A conta é simples. Ao diminuir os gastos, você aumenta o seu lucro. E com um lucro maior é possível disponibilizar mais dinheiro para investir em Marketing, em tecnologia, em colaboradores e em força de vendas, ingredientes fundamentais para uma boa escalada.
5 FORMAS DE REDUÇÃO DE CUSTOS NO E-COMMERCE
Há várias formas de reduzir os custos do seu e-commerce, mas neste artigo vou focar em apenas 5. Para começar a diminuir os seus gastos, pense em:
1 – Fazer mais fregueses
Um cliente é um consumidor que comprou uma vez enquanto um freguês é aquele que compra muitas vezes na sua loja. E de acordo com o guru de Marketing Philip Kotler citado pelo blog Reclame Aqui, manter um freguês custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo cliente.
Então, para reduzir seus gastos é uma boa ideia começar a criar uma freguesia no e-commerce. Você pode fazer isso ao dispor na sua loja recursos como o da compra recorrente e a função “repetir pedido com um clique”, por exemplo. Também pode investir em Inbound Marketing, que permite fidelizar clientes.
2 – Migrar de plataforma e-commerce
A sua atual plataforma e-commerce pode estar gerando custos desnecessários sem que você perceba. Por exemplo, há muitos sistemas ruins no mercado, que deixam a sua loja virtual lenta demais e incapaz de atender todas as pessoas que chegam até ela depois de clicarem nos seus anúncios. Ou seja, esse tipo de plataforma desperdiça os seus esforços de Marketing.
Desse modo, é importante que você faça a migração o quanto antes. Se puder, use a melhor plataforma e-commerce do mercado, pois ela garantirá a agilidade no acesso à sua loja virtual. Além disso, ela proporcionará maior elasticidade para que o seu e-commerce possa crescer ao longo do tempo.
3 – Reduzir as devoluções
Os seus gastos aumentam toda vez que um consumidor devolve um produto para a sua loja virtual. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor citado pelo Sebrae, é a empresa que deve arcar com os custos de postagem para retorno de mercadoria. Além disso, há o custo da mão de obra para desempacotar e colocar o produto de volta no estoque. Isso sem citar no custo de Marketing para divulgar o produto novamente.
Mas como reduzir as devoluções? Bem, você precisa entender o motivo pelo qual elas ocorrem. Procure saber, por exemplo, se a descrição do produto na página de vendas da sua loja virtual está correta. Em muitos casos, uma descrição ruim gera devoluções. Verifique também se as fotos e os vídeos correspondem à realidade do produto, entre outras ações.
4 – Detectar e impedir fraudes
Recentemente, a empresa de sistemas antifraude e análise de risco, Konduto, lançou um relatório que apontou um prejuízo estimado em R$ 1,7 bilhão em fraudes no setor de e-commerce somente no primeiro semestre de 2021. Ou seja, é preciso proteger o seu negócio contra ataques feitos por cibercriminosos.
Em outras palavras, você precisa integrar à sua plataforma e-commerce alguma tecnologia antifraude capaz de monitorar comportamentos suspeitos na sua loja virtual. Desse modo, você impedirá vendas para pessoas mal intencionadas e, com isso, a sua empresa não sofrerá prejuízos. Como diz o ditado, melhor prevenir do que remediar.
5 – Pagar por ano
Na compra de mercadorias para revender, de suprimentos para a empresa, de serviços e até de sistemas, plataformas e aplicativos para o seu e-commerce, sempre existe a tentação de pagar mensalmente. Ocorre que o pagamento mensal por esses produtos e serviços muitas vezes acaba saindo muito mais caro que o pagamento anual.
Ao pagar um ano de uma só vez é possível obter grandes descontos. Digamos, por exemplo, que hoje você possua dez aplicativos integrados à sua loja virtual. Imagine o quanto economizaria se pagasse todos eles com desconto por um ano, dois anos, três ou até mais anos de uso. Enfim, organize-se para obter o máximo desconto em tudo o que puder.
PLANEJANDO A REDUÇÃO DE CUSTOS NO E-COMMERCE
Recomendo fazer um planejamento completo dos custos do seu e-commerce. Coloque todos os setores e atividades da sua empresa em uma planilha, desde a compra de materiais de escritório até o Marketing. Se desejar, você poderá estipular metas de redução de custos para cada setor.
Assim que puder clique em “Quanto custa uma loja virtual” e confira uma estimativa de investimento conforme o porte da empresa!