Redirect: o que é e qual a importância para o e-commerce

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Aponte as URLs de páginas inexistentes para as páginas novas e ganhe autoridade e audiência!

Redirect: redirecione URLs que não existem mais para URLs ativas
Redirect: redirecione URLs que não existem mais para URLs ativas

Redirect, também chamado de Redirect 301, é um procedimento da web que permite disponibilizar uma página online em mais de um endereço URL. No e-commerce, ele é fundamental para realocar uma página que está desativada para outra que está ativa.

Esse procedimento é útil sobretudo para ocasiões em que é necessário migrar uma loja virtual de uma plataforma de e-commerce para outra. Em seguida você ficará sabendo mais detalhes sobre isso. Continue lendo!


COMO FUNCIONA O REDIRECT

Digamos, por exemplo, que a fictícia loja virtual de gravatas de nome “Engravatado.com” conte com a página <www.engravatado.com/gravatas-finas>. Suponhamos que seu dono pretenda excluir essa página e substituí-la por <www.engravatado.com/gravatas-slim>. É aqui que entra o Redirect.

O Redirect, neste caso, vai declarar para a web que quando um internauta tentar acessar a primeira URL (gravatas-finas), a qual não existe mais, o navegador irá direcioná-lo para a segunda URL (gravatas-slim), que está ativa.


IMPORTÂNCIA DO REDIRECT PARA O E-COMMERCE

Ao indexar uma página, os motores de buscas como o Google conferem um valor, o qual é chamado de “autoridade”, à mesma. Essa informação se mantém no banco de dados do sistema mesmo que você delete tal página da sua loja virtual.

Sendo assim, não adianta simplesmente deletar uma página de produto e substituí-la por outra. Os internautas continuarão encontrando a URL da página antiga na web.

O problema é que ao clicarem na URL antiga, os internautas não encontrarão nenhum conteúdo já que a página não existe mais.  Mas se você fizer o Redirect, todos os acessos à URL antiga passam a apontar para a página nova e não se perderá audiência.

Além disso, o Redirect permite associar a autoridade da página antiga à página nova. Isso é fundamental porque é do valor dessa autoridade que depende a posição de uma página nos resultados de uma pesquisa em um motor de buscas como o Google.

Neste contexto, o Redirect é útil sobretudo para ocasiões em que é necessário migrar uma loja virtual de uma plataforma e-commerce para outra. Por meio do Redirect pode-se apontar as URLs das páginas de produtos antigas para as novas. Capiti?

Assim que puder clique em “Miess na VTEX” e confira um exemplo de migração de loja virtual com uso de Redirect.


COMO FAZER

Há basicamente três formas de fazer o Redirect. Tente, por exemplo, inserir um comando em um arquivo de nome .htaccess na raiz do servidor. O comando deve informar qual página você pretende direcionar e para onde.

Vídeo: case de migração da loja Miess para a plataforma VTEX usando Redirect

Outro jeito de fazer isso é por meio de um plugin. Dessa forma dá para criar redirecionamentos sem entender nada de programação. Outra vantagem de usar um plugin é que ele pode monitorar alterações de URL e redirecionar de forma automática.

Já a terceira forma de fazer o Redirect abrange o módulo CMS de algumas plataformas de e-commerce. Neste caso, logo depois que você alterar uma URL, o CMS redireciona a antiga para a nova automaticamente.

Assim que puder clique também em “8 dicas para montar uma loja virtual”.