Redes sociais no e-commerce é um termo que se emprega no universo do varejo online para se referir ao uso de plataformas como o Facebook, Instagram, Twitter e TikTok, entre outras, para fins de divulgação de lojas virtuais e seus produtos.
Hoje, mais do que nunca, as redes sociais têm um papel fundamental no Marketing para comércios eletrônicos. Por meio delas é possível fazer a divulgação tanto por meio de anúncios pagos quanto via conteúdo orgânico para um grande público.
Pois dada a importância dessas plataformas para o e-commerce, eu venho neste artigo apresentar quais delas os consumidores preferem para fazer pesquisas de compras. E, além disso, também mostrarei quais redes sociais os empreendedores como você mais usam para gerar tráfego pago para as suas lojas virtuais. Acompanhe!
REDES SOCIAIS NO E-COMMERCE: ONDE OS CONSUMIDORES PESQUISAM PARA COMPRAR?
Recentemente a Octadesk, em parceria com a Opinion Box, realizou o estudo “E-commerce Trends 2023” com mais de 2 mil consumidores brasileiros online tendo em vista compreender os hábitos que os impulsionam a fazer compras no e-commerce. Neste estudo, perguntou-se aos consumidores em quais redes sociais eles pesquisam antes de fazerem uma compra online. E eles responderam desse modo:
- 66% pesquisam no Instagram;
- 51% preferem pesquisar no Youtube;
- 36% pesquisam no Facebook;
- 11% preferem o TikTok;
- 10% gostam de usar o Pinterest;
- 6% usam o Twitter.
O mesmo estudo revelou que logo depois de pesquisarem, 76% dos consumidores podem realizar a compra de um produto em um marketplace ou loja virtual, 64% no aplicativo da loja, 51% em sites agregadores e até 25% diretamente na rede social. Ou seja, as redes sociais no e-commerce ampliam o número de canais de vendas da marca, o que frequentemente gera contato com novos públicos e aumenta a abrangência da sua marca e-commerce.
QUAIS AS MÍDIAS SOCIAIS MAIS USADAS PARA GERAR TRÁFEGO PAGO NO E-COMMERCE?
Igualmente em 2023, a Nuvemshop lançou o estudo “NuvemCommerce 8ª Edição” com 2 mil lojistas em diversos estados de maturidade da plataforma com o objetivo de estabelecer um panorama do comércio eletrônico. Neste estudo, perguntou-se aos lojistas de maturidade mediana quais redes sociais no e-commerce eles mais usam para gerar tráfego pago, ao passo que:
- 97% responderam que usam o Instagram;
- 71% preferem o Facebook;
- 63% usam o Whatsapp;
- 33% preferem usar o TikTok para gerar tráfego pago;
- 17% ativam o Pinterest;
- 6% preferem o Twitter;
- 3% vão de LinkedIn.
Já entre os lojistas de maturidade avançada, 67% usam a plataforma Instagram Ads como ferramenta para gerar tráfego pago. Enquanto isso, 61% preferem o Facebook Ads. Outros 35% vão de Google Ads, 14% de Google Shopping, 6% de Tiktok for Business e 3% de Pinterest Ads.
COMO CRIAR CAMPANHAS DE ALTA PERFORMANCE?
Muito bem, agora que você já conhece um pouco do panorama das redes sociais no e-commerce, é hora de começar a criar as suas campanhas de alta performance e, dessa maneira, gerar tráfego pago de qualidade para o seu e-commerce. E a melhor forma de fazer isso é contratando uma agência de Marketing Digital.
A Agência e-Plus, por exemplo, é uma agência de Marketing Digital que atende apenas empresas de e-commerce. Ela atua no Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador e outros países.
Com selo Meta Media Buying Professional e Google Partner Premier, a equipe de Marketing Digital da Agência e-Plus é uma das mais qualificadas do mercado no que diz respeito à criação e gestão de campanhas de mídias pagas e gestão de redes sociais no e-commerce.
Por isso, caso queira criar campanhas de alta performance nas redes sociais e, assim, gerar mais tráfego qualificado na sua loja virtual, contrate a Agência e-Plus! Para falar sobre o seu projeto, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via app mensageiro agora mesmo: