Nunca no Brasil houve um período de transformação digital tão intenso quanto o atual. Hoje, mais do que nunca, empreendedores de todo o país buscam dia após dia por recursos para e-commerce, isto é, por boas ferramentas para montar uma loja virtual.
De fato, os empreendedores como você não querem só montar um negócio online. Eles desejam sobretudo que depois de montado, o e-commerce evolua, ganhe mais mercado, aumente o faturamento da empresa e tudo o mais.
Pois para ajudá-los, reúno neste post 10 dicas práticas, as quais passam pela escolha da plataforma e-commerce, processos omnichannel e Marketing de Performance, entre outras coisas. Continue lendo e fique por dentro!
RECURSOS PARA E-COMMERCE: DICAS PRÁTICAS
Ao buscar recursos para e-commerce, fique atendo às seguintes dicas:
01 – Plataforma e-commerce:
Ao escolher uma plataforma e-commerce, leve em conta que você deve começar pequeno, mas pensar grande. Ou seja, é necessário contratar uma que acompanhe o crescimento da sua operação. Migrar uma loja virtual consome tempo e dinheiro. Portanto, escolha a plataforma certa desde o início para não ter que mudar em longo prazo.
02 – Avaliando o histórico:
Para avaliar qual a melhor plataforma e-commerce, use o Google Notícias. Verifique, assim, as últimas notícias sobre aquisições, rodas de investimentos e novidades da área. Além disso, observe quais e quantos clientes as plataformas que pretende contratar conquistam por mês ou por ano. Isso pode atestar a saúde financeira da empresa dona da plataforma.
03 – Customização:
Logo depois de avaliar o histórico, dê uma olhada em aspectos técnicos como a capacidade de customização. Certifique-se, por exemplo, de que a plataforma vai lhe proporcionar mais liberdade para a criação do layout da loja. Isso é importante porque em um mercado com muitos concorrentes, o design pode ser um diferencial para ganhar e fidelizar mais clientes.
04 – Expansão para marketplace:
Procure saber se a plataforma que pretende contratar permite transformar a sua loja virtual em um marketplace. Se isso for possível, então você poderá comercializar o catálogo de outras lojas dentro da sua loja virtual. Isso sem dúvidas aumentará o seu Ticket Médio, melhorará a indexação orgânica no Google e lhe garantirá comissão sobre cada venda de terceiros.
05 – Omnichannel:
Veja se a plataforma que deseja usar conta com recursos omnichannel. Em caso positivo, ela deverá permitir compras do tipo Pick up in store, onde o cliente compra no e-commerce e retira o produto na loja física, entre outras experiências multicanais, além da compra tradicional no e-commerce com entrega em casa.
06 – Logística:
Observe qual a capacidade da plataforma e-commerce para gerenciar múltiplos centros de distribuição. Quanto maior o potencial melhor, pois assim você poderá ter pontos de distribuição em cada região do Brasil. Isso significa que será possível atender com menor custo até mesmo os clientes mais distantes da sua sede.
07 – Checkout:
O checkout, que se inicia quando o cliente clica em “fechar pedido”, é o momento mais importante da jornada de compras dentro do seu e-commerce. Isso tem que ser um processo fácil, ágil e, de preferência, sem o uso de senhas e sem obstáculos. O checkout em geral depende da plataforma de e-commerce e, portanto, precisa ser avaliado antes da contratação.
08 – Integrações:
Verifique se a plataforma permite extensões por meio de sistemas que já existem no mercado. Analise, por exemplo, se ela pode integrar os ERPs, os WMSs, os meios de pagamento e outros recursos. Observe se ela oferece integrações via API. Em outras palavras, descubra se ela permite incrementar e aumentar o poder da sua loja virtual.
09 – Atualizações:
Analise o quanto a plataforma evolui ao longo do tempo. Saiba se ela lança novidades periodicamente. Isso é importante porque como estamos pensando em um projeto de médio e longo prazo, o sistema deve acompanhar o crescimento da sua loja nesse tempo. O mercado muda, as tecnologias mudam e a plataforma também deve evoluir sempre.
10 – Marketing de Performance:
Depois que a sua loja virtual estiver no ar, você certamente precisará divulga-la. Pense, então, em quais serão as ofertas e em quais mídias anunciará. Além disso, é essencial acompanhar os resultados. O acompanhamento da performance pode ser feito por uma equipe interna de e-commerce ou por uma agência de performance com foco em e-commerce.
Não menos importante, vale dizer que no e-commerce sempre vamos precisar de planejar, executar, analisar e evoluir. O e-commerce, costumamos dizer, não é uma corrida de cem metros, ele é uma maratona. Nós precisamos ter fôlego para chegar lá na frente. Com muito trabalho a gente alcança as nossas metas.
Assim que puder clique em “Como escolher plataforma e-commerce” e conheça mais 10 fatores importantes.