Recommerce: números e tendências

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Conheça as vantagens desse tipo de comércio!

A categoria moda é uma das que mais geram lucros no ramo de recommerce (comércio inverso). Imagem: @freepik
A categoria moda é uma das que mais geram lucros no ramo de recommerce (comércio inverso). Imagem: @freepik

Recommerce, também chamado de comércio inverso, reverso, de segunda mão ou recomércio, é o nome dado à revenda, na internet, de produtos usados. Ele tem como objetivo prolongar a vida útil dos produtos e, desse modo, contribuir com a sustentabilidade social, econômica e ambiental.

Entre os produtos comercializados no recommerce posso citar os smartphones, tablets, relógios e outros dispositivos móveis; os televisores, computadores e outros eletrônicos; os automóveis; as roupas e acessórios de moda; os artesanatos, antiguidades e muito mais.

Esse tipo de comércio é realizado geralmente em grandes plataformas de vendas como a eBay, Amazon, Mercado Livre, OLX e Facebook Marketplace, por exemplo. Os sites Trocafone, Enjoei, Peguei Bode, Estante Virtual e Webmotors, entre outros, também atuam no ramo.

Para você ter uma ideia do tamanho do mercado de recommerce, só nos EUA ele abarcava US $140 bilhões em 2020, passando para US $160 bilhões em 2021, de acordo com dados do Statista. Espera-se que ele atinja o montante de US $245 bilhões até 2025.

O crescente sucesso do recommerce não é por acaso. O fato é que ele proporciona vantagens éticas, sociais, econômicas, ambientais e sociais, entre outras, tanto para o varejista quanto para a sociedade. Por isso, ele tem cada vez maior adesão do público em todo o mundo.

VANTAGENS DO RECOMMERCE

São muitas as vantagens do comércio inverso. Ao se tornar um(a) varejista neste mercado você pode, por exemplo, gerar e obter benefícios:

  • Econômicos: para atuar no recomércio é necessário estar disposto a vender produtos por preços mais baixos. No entanto, a aquisição desses produtos de terceiros também é muito mais barata. Por isso, as chances de potencializar seus ganhos econômicos são altas.
  • Ambientais: vender produtos usados diminui a extração de matérias-primas e, além disso, reduz a poluição e o descarte de lixo, contribuindo com a sustentabilidade. Por isso, empresas que atuam no recommerce são vistas como ambientalmente responsáveis e têm grande aceitação do público.
  • Éticos: como um motor de compra e revenda de produtos usados, você ajuda a diminuir o impacto da fabricação de novos produtos. Dessa maneira, a sua marca já nasce com o status de marca com princípios éticos honrados e decentes. Essas qualidades são bem-vistas pelos consumidores.
  • Sociais: no recommerce, na maioria das vezes, os preços são mais acessíveis. Desse modo, pessoas com menor poder aquisitivo podem adquirir roupas, eletrônicos, automóveis e outros bens de qualidade. Assim, atuando no recommerce, a sua marca passa a ser vista com uma inclusora social.

Além disso, entrar para o setor de recomércio pode lhe ajudar a acessar novos públicos. Vale dizer, cada vez mais pessoas têm se conscientizado de que os recursos ambientais são limitados e que, portanto, é preciso preservá-los, e o recommerce é uma das formas de se fazer isso. Esses consumidores conscientes, enfim, podem se tornar clientes assíduos, isto é, fidelizados.

COMO ENTRAR PARA ESTE MERCADO?

É possível entrar para o comércio inverso de várias formas. Uma delas é criar uma fanpage em uma rede social como o Facebook ou Instagram, por exemplo, e começar a vender a partir daí. Outro jeito bem interessante é criar uma loja virtual.

Hoje em dia, plataformas como a VTEX permitem criar uma loja virtual com função de marketplace. Desse modo, além de vender os seus produtos usados, você pode permitir que outras empresas vendam os produtos usados delas no seu site mediante o pagamento de comissões. Ou seja, é possível lucrar de duas formas.

Vídeo: conheça a plataforma VTEX e o seu potencial para uso no comércio inverso!

Para implementar um recommerce com a plataforma VTEX é necessário conhecimento técnico. Mas caso não possua esse conhecimento, não se preocupe. Neste caso, você pode contratar uma agência e-commerce como a Agência e-Plus, por exemplo.

A Agência e-Plus é certificada em tecnologias VTEX desde 2015. Desde então, esta agência já produziu mais de 400 lojas virtuais para clientes no Brasil, Portugal, Espanha, Costa Rica, Argentina, Colômbia e outros países da América e Europa.

Marcas como a Speedo, Pierre Cardin e Pirelli têm lojas virtuais criadas pela Agência e-Plus, que é reconhecida globalmente por meio do Quadrante VTEX como uma agência com alta capacidade de execução de projetos de e-commerce e conhecimentos avançados na área técnica. Para contratar a Agência e-Plus para criar o seu site de recommerce, comece clicando no botão a seguir e iniciando uma conversa via app mensageiro: