Reclame Aqui: o que fazer quando a loja virtual recebe uma queixa?

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Como evitar transtornos de atendimento no seu comércio eletrônico

Sua loja virtual foi mencionada no Reclame Aqui, e agora?

Sua loja virtual foi mencionada no Reclame Aqui, e agora?

Reclame Aqui é um portal brasileiro que recebe e publica as queixas de consumidores contra empresas, tanto do varejo offline quanto do varejo online, ou seja, inclui-se aí o comércio eletrônico.

HISTÓRIA DO RECLAME AQUI

O site Reclame Aqui foi fundado no início dos anos 2000 por Maurício Vargas.

A motivação que Vargas teve para criar este portal foi a perda de um cliente ocasionada pelo atraso em um voo.

Na época, ele ficou de fato muito furioso ao reclamar e não receber uma resposta satisfatória do setor de atendimento da companhia aérea.

Pensando, então, em conferir mais poder aos consumidores de produtos e de serviços como ele, Vargas criou o Reclame Aqui.

Hoje, de acordo com informações divulgadas no portal Veja, o Reclame Aqui recebe aproximadamente 30 mil queixas de consumidores por dia.

COMO FUNCIONA O SITE RECLAME AQUI

O site Reclame Aqui é de uso simples.

Por isso, empodera os consumidores, que só precisam se cadastrar, clicar no botão “Reclamar de uma empresa”, preencher um formulário curto, registrar a queixa e publicar.

Toda a operação pode ser realizada em apenas 5 a 10 minutos.

Logo depois, a empresa reclamada é notificada por e-mail.

Na sequência, o consumidor deve esperar por uma resposta e/ou possível resolução do problema pela empresa envolvida.

Por fim, ao receber uma resposta, o consumidor pode publicar uma réplica e uma consideração final.

Para assinalar o status da pendência, o Reclame Aqui emprega emojis.

EMOJIS DO RECLAME AQUI

Os emojis, que o Reclame Aqui denomina “carinhas”, são ícones que revelam o status de cada reclamação realizada pelos consumidores.

O site trabalha atualmente com 5 emojis, são eles:

Carinha vermelha: sinaliza uma reclamação postada, mas ainda sem resposta;

Carinha azul: reclamação respondida pela empresa que está sendo reclamada;

Carinha amarela: reclamação respondida, mas consumidor publicou uma réplica;

Carinha verde: reclamação respondida, avaliada e resolvida;

Carinha roxa: reclamação respondida e avaliada, mas não resolvida.

Emojis de status do Reclame Aqui

Emojis de status do Reclame Aqui

Neste cenário, as reclamações realizadas por consumidores no site do Reclame Aqui contemplam mais de 290 categorias de sites de e-commerce, lojas físicas e instituições corporativas.

Dentre estas categorias estão várias que se relacionam com os setores de Moda, Eletrônicos, Informática e Automotivo, entre outros.

RANQUEAMENTO

Os emojis possibilitam que os administradores do Reclame Aqui criem rankings de resolução de problemas.

Hoje, quem visita o site pode verificar rankings como os de:

● Melhor índice de solução

● Melhores índices “Voltar a fazer negócios”

● Mais reclamadas do dia

● Mais reclamadas da semana

● Mais reclamadas dos últimos 30 dias

Deste modo, as empresas que oferecem os melhores atendimentos aos consumidores são mais bem vistas, enquanto as demais perdem prestígio e correm sérios riscos, tais como o de serem apontadas em matérias da grande imprensa como empresas com atendimento ruim.

POR QUE É IMPORTANTE FICAR DE OLHO NO RECLAME AQUI?

Como se pode observar, o Reclame Aqui atinge diretamente a reputação das empresas.

Em outras palavras, quanto pior a reputação de uma loja online ou offline, tanto mais os consumidores evitam fazer compras nela.

Sendo assim, você sempre deve conferir o status da sua empresa no portal e fazer de tudo para melhorar seu atendimento.

O QUE FAZER QUANDO A EMPRESA RECEBE UMA QUEIXA NO RECLAME AQUI?

Se a sua empresa receber uma ou mais queixas no Reclame Aqui, o primeiro passo é entender o que aconteceu de errado.

Você pode contratar um atendente de e-commerce para lidar com as queixas de consumidores no Reclame Aqui

Você pode contratar um atendente de e-commerce para lidar com as queixas de consumidores no Reclame Aqui

Por mais que a culpa não tenha sido sua, mas da empresa de entregas, por exemplo, evite citar terceiros na conversa.

Citar terceiros poderá manchar sua reputação com um parceiro de negócios, o que não será nada bom.

Com efeito, tente solucionar o problema do consumidor diplomaticamente.

Em hipótese alguma agrida o cliente.

Ao contrário, dê o seu melhor para compreendê-lo.

Siga, então, o passo a passo:

1 – Seja ágil: responda o mais rápido que puder e assim evite mais transtornos

2 – Saiba ouvir: compreenda a queixa sem fazer julgamentos (coloque-se no lugar do consumidor)

3 – Desculpe-se: reconheça o erro com humildade

4 – Solucione o problema: resolva a pendência ou dê um prazo para a resolução final

5 – Agradeça: afinal, a informação dada pelo consumidor lhe ajudará a otimizar sua empresa

6 – Brinde: envie uma carta de desculpas, um brinde ou um cupom de descontos, etc., para compensar o erro

Se necessário, você poderá investir em um atendente de e-commerce, que é um profissional treinamento em SAC, e que com certeza saberá lidar com a situação.

Seja como for, o ideal é ter um excelente setor de atendimento, de modo que sua empresa jamais seja citada pelo Reclame Aqui.

Todavia, na medida em que a sua empresa cresce, as chances dela ser mencionada no referido portal obviamente aumentam.

Quando ou se isso ocorrer, fique tranquilo(a) aja naturalmente, afinal de contas a esta altura todos os seus concorrentes provavelmente também já terão recebido queixas por lá.