No decorrer das campanhas de E-mail Marketing, pode acontecer que a sua lista – quer ela tenha mil, 100 mil ou 1 milhão de e-mails – não esteja totalmente ativa, isto é, pode ser que muitos assinantes não estejam abrindo, clicando, comprando ou realizando qualquer tipo de interação com as suas mensagens. Para o bem do seu comércio eletrônico, é fundamental realizar uma campanha de reativação desses contatos.
Isso porque os contatos inativos podem gerar muitos problemas, tais como:
– Influência negativa na sua reputação perante os servidores de e-mail;
– Desperdício de consumidores que poderiam estar dando lucro para sua loja;
– Contabilização estatística errônea, que lhe fará tomar decisões errôneas;
– Perda de consumidores, que veem seu e-mail e vão para o site concorrente;
– Pagamento do custo de manutenção de e-mails que não dão retorno.
De acordo com dados divulgados pela Experian Marketing Services, aproximadamente 40% das contas de e-mail inativas podem pertencer a pessoas que estão aptas a consumir, mas que não estão sendo devidamente atingidas pela sua mensagem.
Como fazer, então, para reativar esses e-mails inativos? Aqui vão algumas propostas:
– Separação dos e-mails inativos e envio de conteúdo específico para eles;
– Reformulação do conteúdo (título e mensagem) para os inativos;
– Oferecer produtos e serviços com condições especiais;
– Oferecer produtos e serviços otimizados e atualizados;
– Criar mensagens responsivas, que se adaptam às telas das tecnologias móveis.
– Produzir mensagens com botões ao invés de links, para facilitar a interação.
Estipule um tempo para a realização da campanha de reativação, o qual pode ser um prazo de 3 a até 6 meses, por exemplo. Depois disso, reengaje os consumidores dos quais você obteve resposta e exclua as contas de e-mails dos consumidores que não realizaram nenhuma interação, o que diminuirá seus custos e manterá seu bom nome na praça.