Rakuten é uma multinacional japonesa do ramo de comércio eletrônico e conteúdo digital fundada em 1997 por Hiroshi Mikitani. A história da Rakuten no Brasil, por sua vez, começa em 2011 com a compra da empresa brasileira Ikeda.
• Acesse e leia também o artigo “O que é Rakuten”
Rakuten no Brasil: a compra da Ikeda
A multinacional originária de Tóquio iniciou processo de expansão em 2010, quando o mercado japonês havia se estagnado. Naquele ano, a empresa adquirira a Buy.com e a PriceMinister, entrando assim nos EUA e França respectivamente.
Em seguida, em 2011, a direção da Rakuten observou que o Brasil detinha 40% de todos os usuários de internet da América do Sul e resolveu apostar nesse mercado online. Para tanto, comprou a Ikeda.
A Ikeda foi uma empresa brasileira com sede em São Paulo, que forneceu soluções tecnológicas para o varejo online ao longo dos 15 anos anteriores. Sendo assim, ela acompanhou o início do desenvolvimento do e-commerce no país.
Posteriormente, a Ikeda foi renomeada como Rakuten Digital Commerce, que hoje fornece plataformas de e-commerce, sistemas de pagamento, soluções logísticas e outras tecnologias para o varejo. Além disso, a empresa mantém no país o marketplace Rakuten Shopping.
Quem é o presidente da Rakuten no Brasil?
O CEO da Rakuten no Brasil é o empreendedor, orientador e investidor, René Abe. Ele assumiu o posto em 2016. Anteriormente, ele ocupava o cargo de diretor de operações da empresa.
O que é o Rakuten Shopping?
Rakuten Shopping é um marketplace no qual os consumidores podem comprar uma ampla variedade de produtos de diferentes lojistas em um único lugar, realizando um único pagamento.
• Acesse e leia também o post “O que é marketplace”
Ou seja, ao invés do consumidor comprar um perfume em uma loja, um caderno em outra e uma bolsa em uma terceira, realizando para tanto três checkouts, ele pode comprar tudo isso em três lojas do Rakuten Shopping realizando um checkout apenas.
Isso é possível porque o sistema Rakuten conta com tecnologia de split de pagamento, que distribui automaticamente o pagamento feito pelo consumidor no marketplace para todos os lojistas envolvidos.
Para quem como você é lojista, o Rakuten Shopping possibilita um maior empoderamento da sua marca. O sistema permite que você comerciante (seller) mostre a marca da sua empresa nas páginas de vendas.
O que é Rakuten Digital Commerce?
Como dito anteriormente, Rakuten Digital Commerce é a ala da multinacional japonesa no Brasil que fornece soluções tecnológicas para varejistas online como você. Dentre essas soluções estão as seguintes:
• Plataforma Genesis: serve para criar e administrar lojas virtuais
• Plataforma One: serve para criação e gestão de lojas virtuais
• Rakuten Pay: sistemas de pagamento para lojas virtuais
• Hub para marketplaces: serve para integrar lojas virtuais com marketplaces
• Rakuten Log: sistema que integra loja virtual com operadores logísticos
• Rakuten Connector: sistema que integra tecnologias Rakuten à sua loja virtual
Enfim, uma de suas tecnologias mais utilizadas no Brasil é a plataforma Rakunten Genesis.
Como funciona a plataforma Rakuten Genesis?
Rakuten Genesis é uma plataforma e-commerce voltada para a criação e gestão de lojas virtuais. Ela é uma evolução da plataforma Ikeda, que como dito anteriormente funcionou no Brasil desde 1996 a até 2010, quando foi comprada pela Rakuten.
A atual plataforma Rakuten Genesis conta com recursos como:
• Layout responsivo e personalizável para criação de lojas virtuais únicas
• Estabilidade para suportar alta quantidade de consumidores simultâneos
• Escalabilidade para comportar o crescimento gradativo do seu negócio
• Painel administrativo intuitivo
• Emissão de relatórios para acompanhamento e gestão da loja virtual
• Recursos para criação de canais de vendas alternativos (hotsites, por exemplo)
• Logística integrada com os Correios e com múltiplas empresas transportadoras
• Variados sistemas de frete e outros serviços relacionados
• Integração com o marketplace Rakuten e com outros marketplaces famosos
• Gerenciamento de marketplaces centralizado em um único painel
• Múltiplos sistemas de pagamento (boletos, cartões, etc.)
• Variados recursos de Marketing (SEO, promoções de produtos, etc.)
• Sistema de pagamento com um único clique em uma única página
• Módulo omnichannel para integração da sua loja virtual com a sua loja física
Com tantos recursos assim, a Genesis tem sido reconhecida como uma das melhores do país. É sem dúvida uma plataforma e-commerce top de linha, que vale a pena ser considerada por quem está planejando uma implantação de e-commerce.
Como criar uma loja virtual com plataforma Genesis
Existem basicamente duas opções para você criar uma loja virtual com plataforma Genesis. A primeira é realizar um treinamento e implantar você mesmo. A segunda é contratar uma agência de e-commerce certificada como e-Plus.
Caso queira produzir você mesmo, lembre-se que precisará de um longo tempo para aprender e se adaptar aos recursos da plataforma, antes de começar a criar uma loja virtual que valha a pena.
Em contrapartida, quando se contrata um serviço de implantação de e-commerce em uma agência como a e-Plus, você obtém mais agilidade no processo. Além disso, toda a experiência teórica e prática da agência é repassada em qualidade para o seu projeto.
Desde que recebeu sua certificação em 2016, a agência e-Plus já produziu quase uma dezena de lojas Rakuten com a plataforma Gênesis, dentre as quais as lojas da Miess, Prescrita, Cavenaghi, Boutique Inox e Algodão Verde.
Outros produtos da Rakuten no Brasil
Além das soluções de e-commerce, a Rakuten no Brasil também conta com três tecnologias em áreas distintas, são elas:
• Kobo: leitor digital de e-books
• Viber: app de mensagens
• Viki: plataforma de streaming de vídeo
Com isso, a empresa cria raízes no país e relações mais profundas com os brasileiros em geral.
Como é a filosofia Rakuten?
A filosofia Rakuten está arraigada em seu próprio nome que, da Língua Japonesa, significa “Otimismo”. Sendo assim, percebe-se logo que esta é uma empresa cujos diretores, gestores e usuários acreditam em um futuro cada vez mais promissor e próspero. Pode-se dizer, então, que eles são otimistas por natureza.
Do otimismo provém o impulso para a inovação. Por isso, a multinacional atira-se em novos e desafiadores projetos, que na maioria das vezes resultam em mudanças significativas que melhoram a vida das pessoas.
Outro pilar da cultura empresarial da Rakuten é denominado “Omotenashi”. Este, por sua vez, é um conceito que engloba a hospitalidade. Mais do que isso, ele aponta para a criação de relacionamentos duradouros.
Por fim, a empresa aposta no empoderamento das pessoas. Dessa forma, ela faz de tudo para que os clientes, os lojistas e a sociedade tenham cada vez mais poder para respectivamente comprar, vender e viver com dignidade.
Prêmios Rakuten no brasil
Devido à sua evolução nas áreas de e-commerce, finanças, tecnologia, gestão, operacional, clientela e recursos humanos, a Rakuten ganhou o prêmio BR Week, concedido pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), em 2016 e 2017.
O que é a Rakuten EXPO?
Rakuten EXPO é um evento voltado para empreendedores, administradores e profissionais das áreas de e-commerce, omnichannel e transformação digital. Ele ocorre uma vez ao ano desde 2012.
Esse evento reúne milhares de participantes e dezenas de palestrantes de renome mundial ao longo de um dia em um centro de convenções localizado na cidade de São Paulo.
A agência e-Plus patrocina o Rakuten EXPO ao lado de outras empresas e instituições do setor, tais como a Clearsale, a ABComm, a ComShool e a Giuliana Flores, entre outras. Além de palestras e stands, o evento também é palco para o Rakuten Awards.
O que é Rakuten Merchant Awards?
Rakuten Merchant Awards é um prêmio concedido pela multinacional japonesa às lojas virtuais que utilizam suas tecnologias. A premiação é distribuída para as seguintes categorias:
• Melhor loja do ano
• Destaque do ano
• Revelação do ano
• Melhor desempenho em experiência do usuário
• Melhor desempenho mobile
• Melhor estratégia omnichannel
• Melhor desempenho de loja de nicho
• Melhor desempenho de vendas pelo Nexus
• Hors Concurs
O reconhecimento proporciona mais credibilidade aos participantes, o que vai de encontro à filosofia da empresa, que é empoderar as pessoas.
Rakuten no mundo
Já vimos como foi a evolução da Rakuten no Brasil e agora veremos como ela está integrada ao resto do mundo. Atualmente, esta multinacional:
• Marca presença em 29 regiões do planeta
• Atua em mais de 70 setores de negócios
• É uma das cinco maiores empresas do ramo de e-commerce
• Possui mais de 14 mil colaboradores
• Conta com cerca de 60 mil lojas virtuais desenvolvidas
• É avaliada em 15 bilhões de dólares americanos (2017)
• Patrocina o Futbol Club Barcelona
• Patrocina o Golden State Warriors
• Patrocina o Japan Open Tennis
Bem, como se pode observar, a história dessa empresa no Brasil e os seus números no mundo são respeitáveis. Sendo assim, se você procura uma boa plataforma para desenvolver seu e-commerce, recomendo que leve em conta as plataformas e tecnologias da Rakuten.
Atualização importante: as instalações de e-commerce da Rakuten no Brasil foram adquiridas pelo Ten Oaks Group no final de 2019. Por isso, as tecnologias da empresa japonesa agora estão sendo chamadas de Gencomm em território nacional. Clique em “Gencomm” para conhecer a nova marca!