Rakuten Marketplace, também chamado de Rakuten Shopping, é um site/portal que funciona como um shopping online.
Ele conta com centenas de lojas de diferentes donos agrupadas, as quais comercializam milhares de produtos em mais de 30 categorias para múltiplos consumidores da internet 24 horas por dia.
Pois bem, este shopping é um excelente lugar para empreendedores(as) como você (que estão desbravando e experimentando novas oportunidades de negócios) comercializarem os produtos que desejarem, tais como joias, calçados, roupas, games, móveis, brinquedos, artesanatos, artigos de papelaria e muito mais.
Enfim, é exatamente isso o que você aprenderá a partir de agora.
Para tanto, em seguida, você lerá e saberá mais sobre os seguintes assuntos:
• Como o Rakuten Marketplace funciona?
• Peculiaridades do Rakuten Marketplace
• Quem é quem no Marketplace Rakuten?
• Como ser um vendedor no Rakuten Marketplace?
• Vantagens de atuar como vendedor em um marketplace
É isso aí! Vai tranquilo(a)!
• Quando puder, acesse e leia também o post “O que é Rakuten” e conheça detalhes sobre as plataformas, história e filosofia desta empresa.
Como o Rakuten Marketplace funciona?
Quando um consumidor entra no Rakuten Shopping, ele sente-se como em uma loja virtual comum.
Entretanto, este marketplace é mais do que uma única loja.
Ele é um conjunto de lojas de diferentes donos.
Uma vez neste site/portal, o consumidor pode navegar por categorias, marcas e lojas, e escolher os produtos que desejar.
Esses produtos, por sua vez, são incluídos em um carrinho de compras online.
Quando o consumidor finaliza uma compra, entra em cena uma tecnologia chamada “split de pagamento”.
Trata-se de um sistema que distribui automaticamente o pagamento realizado pelo consumidor para as diferentes lojas envolvidas na transação.
Em outras palavras, graças ao split de pagamento, um consumidor pode comprar em várias lojas e fazer um único pagamento.
Esta, aliás, é uma ação que o consumidor não pode realizar em um shopping físico, pois neste ele terá que fazer um novo pagamento em cada loja na qual adquirir um novo produto.
• Acesse e leia também o artigo “Rakuten no Brasil” e conheça a evolução desta empresa multinacional japonesa no nosso país.
Peculiaridades do Rakuten Marketplace
Uma das peculiaridades do Rakuten Shopping é que ele possibilita que os comerciantes mostrem a marca da empresa deles nas páginas de vendas.
Então, toda vez que um consumidor abre uma página de vendas, ele vê – no alto à esquerda – o nome e o logotipo da loja que está vendendo aquele produto.
Esse recurso vai de encontro à filosofia de empoderamento da Rakuten, que visa proporcionar mais poder para a sociedade como um todo, para os consumidores e, por fim, para os vendedores.
Neste caso, ao poderem mostrar o logo e a marca da empresa, os vendedores ganham mais visibilidade e credibilidade no mercado.
Outro ponto interessante deste marketplace é a sua política de investimentos voltada para os(as) vendedores(as) como você.
Essa política propõe o repasse à Rakuten de apenas 0,25% do preço dos pedidos finalizados pelos consumidores (percentual em abril de 2019).
Quem é quem no Marketplace Rakuten?
Tal como em todo shopping online, o Marketplace Rakuten tem as seguintes nomenclaturas:
• Marketplace: é o shopping online
• Plataforma marketplace: sistema onde o marketplace é criado e gerenciado
• Mantenedora: empresa criadora do marketplace e que o mantém online
• Seller: empresa que vende produtos via marketplace (aqui está você)
• Consumidor: internauta que pesquisa e visa comprar um produto
• Cliente: consumidor que já comprou um ou mais produtos
• Transportadora: empresa que entrega os produtos no local do cliente
• Gateway de pagamento: empresa que administra os meios de pagamento
• Split de pagamento: software que distribui o pagamento aos sellers
• ERP: software que integra vários canais de vendas e facilita a gestão
Guarde estes nomes, pois assim fica muito mais fácil para você entender como tudo funciona quando entrar para esse ramo de negócios.
Entrar para esse negócio é, enfim, o que você descobrirá como fazer logo adiante.
Como ser um vendedor no Rakuten Marketplace?
Primeiramente, para ser um seller em um marketplace, você precisa planejar.
Se você não tem nada pronto, isto é, se não possui sequer uma empresa aberta, então recomendo que comece do zero por meio da criação de um Plano de Negócios para e-commerce.
Uma vez planejado o seu negócio no papel, dê o passo seguinte que é criar uma loja virtual.
Para tanto, recomendo o uso da plataforma Rakuten Genesis.
Se precisar de ajuda para implantação de um site e-commerce, lembre-se que nós da agência e-Plus estamos aqui para isso.
Nossa agência de e-commerce é certificada nesta plataforma desde 2016.
Logo depois de criar a sua loja virtual, você poderá conectar-se ao Rakuten Shopping por meio do middleware Nexus.
Aliás, por meio do Nexus é possível conectar-se não apenas ao Rakuten Marketplace, mas também aos shoppings online do Submarino, NetShoes, Magazine Luiza, Walmart e Mercado Livre, entre outros.
Vantagens de atuar como vendedor em um marketplace
Há muitas vantagens em entrar para um marketplace.
Por exemplo, ao atuar como vendedor em um shopping online, você obtém maior visibilidade, pois esses portais/sites recebem milhares de visitas diariamente, muitas das quais são repassadas para a sua loja.
Além disso, nos marketplaces a sua marca aparece lado a lado de grandes marcas do e-commerce, o que aumenta sua credibilidade.
Definitivamente, os marketplaces são excelentes canais de vendas, que você deve pensar em experimentar.
Todavia, já aviso, se fizer isso talvez você nunca mais queira sair deles.
Atualização importante: as instalações de e-commerce da Rakuten no Brasil foram adquiridas pelo Ten Oaks Group no final de 2019. Por isso, as tecnologias da empresa japonesa agora estão sendo chamadas de Gencomm. Clique em “Gencomm” para conhecer a nova marca!